Capítulo 32: Duas avaliações
«O assassino chama-se Xu Songqing, vive sozinho, é divorciado e tem um filho que vive com a ex-mulher. O pai faleceu há quinze anos e a mãe há dois.»
«De acordo com as informações recolhidas, Xu Songqing tem um histórico de violência doméstica. Diz-se que a ex-mulher se divorciou dele precisamente por não suportar os seus maus-tratos.»
«Contudo, não há registos de queixas à polícia, nem participações de perda de telemóvel. O divórcio ocorreu há seis anos...»
Li Xuli já tinha substituído o termo «suspeito» por «assassino». Ela confiava plenamente em Ji Erlang.
Por que razão confiava tanto, nem ela mesma sabia explicar bem, mas, se alguém a questionasse, entre os muitos motivos que poderia dar, certamente mencionaria a frase que Ji Erlang acabara de dizer: «Está bem, eu tratarei disto.»
Que tipo de homem era Ji Erlang? Ela também não saberia definir. Mas, se lhe perguntassem, entre as inúmeras avaliações possíveis, uma palavra estaria certamente presente: justiça. Ou, mais precisamente, uma aversão visceral ao mal.
Pelo menos, pelas experiências anteriores, Ji Erlang era assim.
Claro, era muito mais do que isso.
«Fica por aqui, vou o resto do caminho a pé.»
A meio quarteirão de distância do condomínio onde o assassino morava, Ji Erlang deu a instrução.
Li Xuli hesitou: «Na verdade, nunca estive nesta zona, ninguém me deve conhecer, e não estou fardada.»
Os inspetores da polícia raramente usam farda; é algo ditado pela natureza do trabalho.
Ji Erlang lançou-lhe um olhar de soslaio.
«Está bem, então.»
Li Xuli estacionou alegremente o carro na zona permitida, seguiu Ji Erlang em direção ao condomínio, alegremente... mas, subitamente, a sua alegria desvaneceu-se.
Ji Erlang dirigia-se diretamente à casa do assassino.
«Não devíamos procurar um pouco pelo condomínio e perguntar primeiro?»
«A mãe do assassino morreu há dois anos, é muito provável que tenha permanecido em casa, especialmente após o crime cometido pelo filho.» Ji Erlang respondeu com lógica: «Então, perguntar-lhe-ei diretamente a ela.»
«Isto...» Li Xuli lembrou-se da forma como Ji Erlang tratava o fantasma tolo e os outros espíritos do condomínio de construção inacabada, e achou que aquilo não era muito apropriado.
Contudo, se lhe pedissem para especificar o porquê, ela não saberia listar as razões.
Na ausência de leis explícitas que proibissem o uso de força contra fantasmas, podia-se dizer que bater em fantasmas não era crime.
O local onde o assassino, Xu Songqing, residia era um condomínio antigo, composto maioritariamente por edifícios de seis ou sete andares sem elevador. Quase não havia áreas verdes; entre os blocos, apenas asfalto.
Não havia separação entre peões e veículos. Como era a hora de chegada do trabalho, o espaço estava apinhado de carros e motas elétricas, criando um aspeto caótico.
Ainda assim, por ficar próximo de uma das escolas primárias mais famosas da cidade, aquele condomínio era um dos primeiros imóveis de zona escolar, pelo que o preço das casas não era baixo.
O edifício dezassete tinha sete andares, sendo o sexto e o sétimo um duplex. Xu Songqing vivia no último andar da primeira entrada.
Por este facto, deduzia-se que a sua condição familiar era originalmente boa.
É difícil para uma pessoa comum imaginar que alguém que vive num duplex no último andar de um condomínio numa zona escolar pudesse matar por causa de um telemóvel.
E, ainda por cima, quando o telemóvel poderia ser recuperado pagando uma quantia inferior ao valor do aparelho.
Quando Ji Erlang e Li Xuli entraram no condomínio, o sol estava a pôr-se, e o brilho do crepúsculo desvanecia-se com a rapidez de sempre.
O céu escureceu, fazendo com que o coração de Li Xuli se apertasse.
Ela temia que, com o passar do tempo, acabasse por desenvolver um problema cardíaco.
O sol, contudo, não pararia por causa do seu medo, tal como o sol não se afeta com os inúmeros homicídios que ocorrem no mundo, ou mesmo com guerras que reduzem drasticamente a população global.
Ele vê tudo, mas não se importa, ou talvez, por já estar acostumado, tenha escolhido a indiferença, o desprezo.
Afinal, não há nada de novo debaixo do sol.
A iluminação do condomínio antigo era precária; à medida que a noite caía, a visibilidade diminuía.
Mas os olhos de Ji Erlang permaneciam brilhantes; o seu olhar era até mais intenso do que durante o dia, como dois pequenos sóis.
Isso permitia-lhe ver vidas e coisas que ninguém mais, além dele, conseguia ver.
Por exemplo, um velho que tentava esvaziar os pneus de um carro, como se alguém lhe tivesse roubado o lugar de estacionamento. Ele descarregava a sua fúria nos pneus, mas estes permaneciam inalterados.
Ainda assim, ele não desistia; a sua persistência era admirável.
Por exemplo, uma senhora idosa que gritava com alguém, com as mãos na cintura e um vozeirão impressionante, quase como se estivesse a debater com uma multidão, mas ninguém lhe prestava atenção.
Não era por estarem habituados, mas porque realmente não a viam nem a ouviam.
Por exemplo, uma criança de sete ou oito anos que tentava roubar os brinquedos de outras três crianças, mas nunca conseguia agarrá-los.
A criança começou a chorar, mas ninguém a consolava, nem ninguém lhe dizia que não deveria roubar as coisas dos outros.
...
Ji Erlang parou, hesitou por dois segundos e mudou de direção, caminhando lentamente até junto daquela criança.
Ele viu as roupas manchadas de sangue da criança e viu que os seus pés arrastavam-se pelo chão.
«Pequeno, queres um doce?»
Ji Erlang dirigia-se às três crianças que tinham os brinquedos, e a sua voz fez com que a criança que tentava roubá-los parasse de chorar. O olhar que ela lançou a Ji Erlang brilhou de desejo por um instante, transformou-se em desilusão e, depois, voltou a chorar.
«Quero.»
«A mamã disse que não podemos aceitar doces de estranhos.»
«Tio, você é um traficante de crianças?»
As três crianças falaram quase ao mesmo tempo, com um certo receio, mas não muito.
«Vou comprar-vos um ao supermercado, esta senhora paga. O que acham?»
Havia um supermercado dentro do condomínio, no rés-do-chão, numa loja adaptada. Era evidente que as crianças frequentavam o local. Ao ouvirem Ji Erlang, o pouco receio que tinham desapareceu.
Li Xuli, que queria corrigir que deveria ser chamada de «irmã mais velha» em vez de «senhora», manteve-se em silêncio por não compreender bem a situação, começando a imaginar mil coisas.
«Vão lá.»
Ji Erlang deu um sinal com o olhar, num tom que não permitia recusas.
Li Xuli apenas pôde obedecer e levar as três crianças ao supermercado, deixando de lado as explicações e conversas.
Só então Ji Erlang agachou-se, virou-se para a criança que chorava e disse com seriedade: «Não se pode roubar os brinquedos dos outros.»
A criança ficou atónita por um momento, com a cara cheia de lágrimas, olhando para Ji Erlang sem conseguir reagir.
«Queres ver televisão?»
Os vestígios das lágrimas da criança fundiram-se com o seu corpo e o seu olhar iluminou-se. Brilhava verdadeiramente, num tom esverdeado, como as luzes fátuas que vagueiam nos cemitérios das histórias.
«Quero.» A criança ainda não compreendia bem a situação, mas expressou o seu desejo: «Quero ver Jojo e o Urso e o Lenhador.»
«Está bem, levo-te para ver.»
Ji Erlang levantou-se e estendeu a mão direita. A criança hesitou, demorando algum tempo até perceber, e estendeu a mão cautelosamente.
O movimento era lento, como se tentasse agarrar uma bolha de sabão que poderia rebentar com o menor sopro de vento.
Ji Erlang esperou pacientemente até que a criança a agarrasse.
Surpresa, descrença, dúvida, medo, ansiedade... as emoções da criança eram complexas, e Ji Erlang dificilmente as sentiria todas.
Mas o que ele pôde sentir claramente foi que a mão da criança apertava a sua cada vez com mais força.
Tanto que a pele da mão de Ji Erlang mostrava sinais de pressão.
«Vamos.»
Ji Erlang voltou a caminhar, mas os seus passos eram extremamente lentos.
Embora, devido ao estado da criança, ele pudesse caminhar como se conduzisse um balão de hélio, ele preferiu abrandar o passo.
Pois ele sabia que aquela sensação, para a criança, devia ser algo que há muito não sentia.
Li Xuli já tinha terminado a tarefa; as três crianças ficaram à porta do supermercado, sem coragem de voltar para comer o doce, receando serem vistas pelos pais ou avós.
Dizem que as alegrias e tristezas dos homens não são partilhadas, e as de homens e fantasmas são ainda menos.
Alguns temem ser vistos e repreendidos. Outros temem não ser vistos por ninguém, nem sequer para serem repreendidos.
«Você...»
Li Xuli estava muito surpreendida. A sua capacidade de observação era boa e notou que a postura de Ji Erlang estava estranha.
Apenas porque estava escuro e a iluminação era fraca, ela não conseguiu ver a ligeira marca na mão de Ji Erlang.
«Ele quer ver televisão, vou levá-lo para casa.»
«???»
Li Xuli sentiu um arrepio na espinha e os seus músculos ficaram tensos.
«Não tenhas medo.» Ji Erlang baixou a cabeça e disse: «Esta senhora é polícia.»
Senhora?
Ao captar a palavra-chave e combiná-la com o que vira antes, Li Xuli facilmente deduziu que Ji Erlang estava, de facto, a guiar um fantasma.
Uma criança fantasma.
Ela relaxou subitamente e caminhou em silêncio ao lado de Ji Erlang, no lado oposto ao que ele estendia a mão. Ao chegarem à porta do prédio onde Xu Songqing vivia, ela não se conteve.
«Não o vais levar a casa dele?»
«Levar a casa ou não, que diferença faz?»
Ji Erlang olhou para o último andar, com um tom de voz calmo: «Mesmo que acreditassem e estivessem dispostos a deixar a televisão ligada em casa, como é que ele mudaria de canal?»
Li Xuli ficou novamente em silêncio.
Mas, agora, já não temia que Ji Erlang usasse a força para obrigar a mãe de Xu Songqing a revelar pistas.
A segunda avaliação sobre ele, depois da justiça, era o respeito pelos idosos e pelas crianças. Nesse aspeto, Ji Erlang já tinha conquistado pelo menos metade.