Capítulo 15

O Letrado Camponês que Transmigrado se Tornou o Marido Dócil e Suave Madeira, vento e chuva 3962 palavras 2026-07-31 07:49:14

Na véspera, Manzai foi dormir cedo, sem saber do que Xie Jianjun e Yun Hu haviam combinado. Ao despertar cedo, soube que naquele dia iriam para a cidade, e ficou tão animado que pulava sobre a cama aquecida. Como não tinha muitas roupas novas, ficou trocando várias vezes na frente de Yun Hu, pedindo que ele desse sua opinião. Xie Jianjun tentou chamá-lo várias vezes, mas não conseguiu; no fim, simplesmente levantou a cortina da porta, entrou no quarto, pegou o pequeno no ombro e o levou para fora.

Yun Hu, preocupado que voltassem tarde ao meio-dia e sentindo o frio, tirou um casaco fino do armário para Manzai e seguiu-os porta afora.

— Oh, Jianjun, tão cedo assim, a família toda para onde vai? — No caminho, encontraram Fusheng Niang, que carregava uma cesta de bambu e estava a caminho da montanha. Vendo os três bem arrumados, ela saiu do vilarejo sorridente e perguntou.

— Tia, o irmão e Yun Hu vão me levar para a cidade — Manzai respondeu antes que Xie Jianjun pudesse falar, com um sorriso vitorioso no olhar.

— Ora, que coisa boa! — Fusheng Niang apertou as bochechas rechonchudas do menino e elogiou com simpatia. Manzai era ágil e falante, muito querido pelos anciãos do vilarejo, que não resistiam a brincar com ele.

Manzai colocou as mãos na cintura, radiante, e exclamou:

— O irmão disse que vai me comprar um doce de frutas!

— É mesmo? Vejo que seu irmão te ama muito — Fusheng Niang ergueu as sobrancelhas para Xie Jianjun, que sorriu gentilmente. Ela sentiu um aperto no peito, lembrando-se de como o jovem da família Xie, desde que a fada chamada Xianpo o chamou de volta à vida, havia se tornado cada vez mais bonito, sem mais aquela aparência curvada e tola de antes. Já Yun Hu, embora ainda tímido e cabisbaixo, parecia muito mais vivaz; a vida certamente estava melhorando para eles.

Após se despedirem de Fusheng Niang, pegaram uma carroça de bois que passava para a cidade, aproveitando a carona. Na cesta de bambu, levavam castanhas secas e ovos, o que ajudava a aliviar a carga na carroça.

Depois de cerca de uma hora, avistaram ao longe a pedra de fronteira da cidade de Sifang. Manzai pulou da carroça apressado, apontando para a pedra e chamando Xie Jianjun, que cuidava do pagamento da passagem:

— Irmão, chegamos na cidade! Chegamos na cidade!

— Sim, sim, chegamos — respondeu Xie Jianjun, vendo a alegria estampada no rosto do menino e sentindo-se também contente. Era a primeira vez que ele saía da aldeia de Fushui desde que chegara ali.

Sifang era, afinal, muito mais movimentada que o mercado da aldeia. Na rua de pedra, vendedores ambulantes carregando varas passavam apregoando comidas: milho cozido, batata-doce assada, castanhas caramelizadas, bolos de feijão verde — toda a rua exalava aromas deliciosos.

A multidão se apertava, e Xie Jianjun segurava firme a mão de Manzai, temendo que ele escapasse na confusão. De vez em quando olhava para Yun Hu, que era baixo e frágil, desequilibrando-se com a cesta de bambu nas costas e cambaleando entre as pessoas.

Vendo isso, Xie Jianjun puxou Yun Hu para perto, abrindo os braços como uma galinha protegendo seus pintinhos, e o envolveu em seu abraço, guiando-o para a Rua Oeste, onde, segundo Fusheng, ficava o mercado. As pessoas da cidade gostavam de fazer compras lá.

Yun Hu encolheu os ombros e se aninhou no peito de Xie Jianjun, com o coração batendo forte como um tambor. Parecia uma folha seca flutuando no centro de um lago, movendo levemente as ondas concêntricas. Ele segurava o peito com a mão, o rosto ardendo, as orelhas coradas.

Xie Jianjun inclinou a cabeça e sorriu ao ver Yun Hu pequeno e tímido, como um cervo assustado, com uma leve expressão de alegria entre as sobrancelhas.

Depois de cerca de quinze minutos de apertos, entraram finalmente no mercado da Rua Oeste. Os três respiraram fundo; Manzai bateu no peito de forma exagerada, dizendo:

— Quase morri de sufoco! Quase bati meu rosto no traseiro daquele senhor!

Xie Jianjun sorriu, pensando na dificuldade que a multidão representava para alguém tão pequeno como Manzai. Ele se abaixou para acariciar os cabelos macios do menino e o acalmou com voz suave:

— Manzai, seja bom. Depois que vendermos tudo, o irmão vai comprar doces de frutas para você e para Yun Hu, tudo bem?

Ao ouvir isso, os olhos de Manzai brilharam, ele pulou de felicidade e puxou Yun Hu para encontrar uma barraca movimentada onde se instalaram. Enquanto Xie Jianjun pagava a taxa ao chefe do mercado, os dois já haviam montado a pequena banca.

Castanhas selvagens frescas e brilhantes estavam espalhadas sobre uma lona limpa. Yun Hu sentou-se em uma pedra pequena, mexendo nas castanhas enquanto olhava para as pessoas que passavam, chamando baixinho:

— Vendo, vendo castanhas, fresquinhas, castanhas da montanha.

Mas sua voz era baixa, e a maioria das pessoas passava apressada, nem sequer olhando para ele.

Xie Jianjun suspirou, sentou-se ao lado dele e elevou a voz, anunciando alto:

— Castanhas recém-colhidas, dez moedas por libra, promoção, promoção!

— Oh, jovem senhor, suas castanhas parecem grandes, mas será que são doces? — perguntou uma mulher que segurava a mão de uma criança, atraída pelo anúncio. Parou diante da barraca e falou casualmente.

— Irmã, são muito doces. Se não acreditar, experimente — respondeu Xie Jianjun, pegando uma castanha e abrindo-a com as duas mãos. A polpa branca saltou rapidamente para fora. — Meu marido as secou ao sol por vários dias, as cascas estão soltinhas, fáceis de descascar.

Sua voz era suave e agradável, e o modo como chamava a mulher de “irmã” soou muito cortês, deixando-a confortável. Ela aceitou a castanha sem formalidades, dividiu-a ao meio e ofereceu para a criança experimentar também. Após um instante, sorriu:

— É mesmo doce. Me dá duas libras, por favor.

— Um instante — disse Xie Jianjun, pegando a balança da cesta e medindo as duas libras, colocando algumas castanhas a mais. Embrulhou tudo em papel encerado e entregou à mulher. — Aqui está, irmã.

— Jovem senhor, essas castanhas são doces, mas não tão doces quanto sua boca — brincou a mulher, sem pechinchar, contando vinte moedas de cobre e entregando-as a Yun Hu, que estava parado ao lado.

Yun Hu colocou rapidamente as moedas no pequeno saco de pano que carregava a tiracolo. Ontem, Xie Jianjun havia lhe dado a tarefa de cuidar do dinheiro naquele dia. As vinte moedas, pesadas no saco, fizeram-no sorrir bobo.

Com essa primeira venda boa, quando outras pessoas se aproximavam para perguntar, Yun Hu ganhava coragem e tentava falar com elas. Embora gaguejasse, os compradores mostravam paciência.

Mas vender não era fácil, e logo apareceu um rapaz de olhar astuto, que falou com tom rude:

— Ei, você, gago teimoso, eu deixei você vender barato para te fazer um favor, mas você não sabe se essas castanhas são frescas ou têm bicho. Eu vou experimentar dois para ver se está bom.

Yun Hu ficou vermelho de raiva, mas falando de forma atrapalhada só piorava, o que fez o rapaz zombar dele.

Xie Jianjun, que estava ao lado embalando castanhas para uma moça, notou as lágrimas nos olhos de Yun Hu, franziu a testa, puxou-o para trás e encarou o rapaz com olhar raro e frio:

— Jovem senhor, essas castanhas foram colhidas na montanha e escolhidas com cuidado antes de trazê-las para cá. Se não gostar, não precisa comprar, mas não humilhe ninguém aqui.

O rapaz ficou irritado; só queria se aproveitar, mas a resposta firme de Xie Jianjun o fez perder a compostura. Ele largou as duas castanhas que havia pegado às escondidas, bateu o pé, abriu caminho na multidão e saiu furioso.

Yun Hu pegou as castanhas jogadas no chão e soprou a poeira delas. Antes, ele temia ser maltratado pelos compradores da cidade, e, embora estivesse zangado e nervoso, não ousava discutir, por isso acabava perdendo. Mas, ao ver Xie Jianjun defendê-lo, sentiu uma alegria tímida brotar no fundo do coração, espalhando-se pelo corpo e estampando um sorriso tímido nos lábios.

— Não se preocupe, vamos comer essas duas — disse Xie Jianjun, vendo que Yun Hu demorava a falar, achando que ele se ressentia pelas castanhas caídas, e tentou confortá-lo.

Yun Hu mastigava as castanhas doces e sentia o coração também adoçar.

Perto do meio-dia, já haviam vendido a maior parte das castanhas levadas de casa. As restantes, menores, foram compradas por uma senhora por oito moedas por libra.

Xie Jianjun guardou a balança e viu um vendedor ambulante passar carregando uma bandeja cheia de doces de frutas com açúcar cristalizado. As grandes e vermelhas frutas da azinheira brilhavam sob a camada espessa de melaço, parecendo lanternas vermelhas e translúcidas. Chamou o homem com a mão.

— Jovem, quanto custa esse doce de frutas?

— Senhor, custa cinco moedas por espeto. São feitas com as melhores frutas da azinheira, fresquinhas, feitas esta manhã — respondeu o vendedor, sorrindo e mostrando cinco dedos.

— Então me dê dois, por favor — disse Xie Jianjun, pegando Manzai, que babava ao olhar os doces. — Escolha um maior. O irmão prometeu comprar doce para você e não vai quebrar a promessa.

Manzai abriu as mãos, e o vendedor, atento, tirou um espeto da bandeja e entregou a ele. Xie Jianjun pegou outro e entregou a Yun Hu, que estava ocupado guardando os sacos de tecido.

— Eu, eu não quero, eu não sou mais criança — Yun Hu recuou dois passos, tentando recusar.

— Quem disse que só crianças podem comer? — disse Xie Jianjun, sorrindo, quase forçando o doce em suas mãos.

Era apenas um espeto de doce, mas na infância, quando ele e Jian Ning moravam com a avó, a cada cinco dias ela os levava ao mercado para comprar guloseimas. Mesmo depois de adultos, quando voltavam à aldeia para visitá-la, a velha sempre se lembrava de comprar doces para eles, enchendo suas mãos de guloseimas.

Vendo a hesitação cuidadosa de Yun Hu, Xie Jianjun sentiu um aperto na garganta, então disse pausadamente:

— Dizem que o doce daqui é muito bom. Experimente; se gostar, da próxima vez que vier, a gente compra mais.

Yun Hu aqueceu o coração com aquele doce. Na sua idade, nunca tinha comido aquilo. Quando morava com a mãe, ela só levava o irmão Yun Song para a cidade, que sempre voltava com doces e se gabava na frente dele. A mãe dizia que ele já era crescido e deveria ser responsável, não ficar querendo as guloseimas do irmão, por isso ele nunca pedia. Sabia que mesmo que pedisse, não ganharia, e ainda levaria bronca.

Mas agora ele podia comer doce de frutas. Afinal, Xie Jianjun disse que era gostoso e que compraria mais. Pensando nisso, seu rosto se iluminou, e seus olhos de amêndoa se fecharam em dois arcos de lua.

A camada dourada e translúcida do açúcar era crocante e doce. Ao morder, fazia um estalo, e a fruta vermelha dentro era macia e saborosa, com um toque de acidez. Ele mastigava sem parar, parecendo um esquilo guardando comida para o inverno, com as bochechas cheias, e logo devorou o espeto inteiro.

Limpou a boca, sem querer desperdiçar nem os pedacinhos de açúcar grudados.

Manzai fez o mesmo. Embora já tivesse comido doces antes, era uma criança e, depois de terminar, entrou no abraço de Xie Jianjun, apoiando a cabeça no ombro dele, e, com um olhar significativo, comentou:

— Irmão, o doce de frutas é realmente delicioso.

Xie Jianjun, dez anos mais velho, entendia suas intenções e respondeu, prometendo que da próxima vez que viessem à cidade, não faltaria doce para ele.

— E Yun Hu? E Yun Hu? — o garoto, sempre justo, perguntou imediatamente se também comprariam para Yun Hu.

Yun Hu, cabisbaixo, seguia obediente atrás dos dois. Ouviu a pergunta, levantou as sobrancelhas, assustado, e balançou as mãos, recusando:

— Eu, eu não quero, já experimentei... — Ter provado aquilo era como realizar um desejo; ele não ousava querer mais.

Xie Jianjun desviou o olhar para o nervosismo de Yun Hu, limpou os restinhos de açúcar do rosto dele com a manga e respondeu sorrindo:

— Sim, Yun Hu também vai ganhar.

Fim.