Capítulo 22

O Letrado Camponês que Transmigrado se Tornou o Marido Dócil e Suave Madeira, vento e chuva 4585 palavras 2026-07-31 07:49:25

Xie Jianjun caminhou a passos rápidos por todo o trajeto. Quando chegou ao mercado, suas costas já estavam cobertas por uma leve camada de suor.

Como ainda não havia muitos vendedores na estrada, ele não perdeu tempo descansando e tratou logo de ocupar uma pequena banca. O local era de grande circulação, permitindo que qualquer aldeão, vindo de qualquer direção, pudesse avistá-lo logo de imediato.

Após se instalar, trouxe uma pedra plana e firme, estendeu o tofu coberto pelo pano de algodão branco, forrou o chão com um retalho de tecido e sentou-se ali mesmo.

Não demorou muito para que o movimento aumentasse. Mulheres, crianças e idosas, carregando pequenas cestas de bambu, começaram a circular lentamente.

— Senhora, deseja um pouco de tofu? Acabou de sair do fogo, está bem macio. — Ao ver uma mulher de mais idade observando sua banca, Xie Jianjun apressou-se em oferecer.

Ao ouvir o chamado, a mulher deu alguns passos em sua direção.

Xie Jianjun levantou o pano de algodão, cortou um pedaço quadrado de tofu, colocou-o sobre um papel oleado e entregou à mulher: — Senhora, experimente. — Quem vende comida sabe que, por mais doce que seja a lábia, nada supera o cliente provando o produto.

A mulher demonstrou interesse e, ao notar que Xie Jianjun usava papel oleado para servir, sentiu-se ainda mais propensa a comprar. Ela pegou o pedaço e provou um pouco. O tofu, preparado com salmoura, era firme, porém delicado, fresco e saboroso. Realmente excelente. Imediatamente, pediu que ele pesasse dois quilos.

— Senhora, deu quatro moedas de cobre. Aqui está. — Ao pesar, Xie Jianjun acrescentou um pedacinho a mais. Embora não pesasse muito, a mulher viu o gesto e seus olhos se curvaram em um sorriso, elogiando-o repetidamente por saber fazer negócio.

Xie Jianjun apenas sorriu sem dizer nada. Aquelas gramas extras não faziam falta, e, como pretendia voltar sempre, conquistar um cliente fiel era um bom investimento.

Após a partida da mulher, outras pessoas se aproximaram.

Xie Jianjun era um rapaz de feições delicadas, mantinha sempre um sorriso cordial no rosto e falava de forma calma e pausada. Como era gentil nas palavras e não se importava em oferecer uma pequena gentileza aos clientes, sua banca logo ficou cercada por uma clientela constante.

Contudo, alguns, ao notarem que ele era um rosto novo, não queriam facilitar e tentavam encontrar defeitos de propósito. Ele, porém, não se irritava e, mantendo o bom humor, voltava a atender os outros compradores.

Vendo seu negócio prosperar, não faltou quem sentisse inveja e ficasse incomodado.

Enquanto ele cortava o troco para um jovem, percebeu pelo canto do olho um homem de aparência astuta e mãos sujas tentando tocar no tofu fresco. Uma marca de dedo encardida ficou registrada na quina do produto.

Xie Jianjun franziu a testa e, contendo o desconforto, disse: — Meu caro, o tofu aqui é para degustação, por favor, aguarde um pouco. Se o senhor manusear a mercadoria dessa forma, como poderei vender para os outros?

O homem arqueou as sobrancelhas, exibindo dentes amarelados com desdém: — Só estou verificando se é firme o suficiente, para não comprar gato por lebre e levar apenas água com sal.

— E então, o que achou? Quer que eu embrulhe esse pedaço que o senhor tocou? — Xie Jianjun enfatizou a palavra "tocado".

— Esse tofu está sujo e você ainda quer me vender? Que tipo de comerciante é você? — O homem irritou-se na hora e começou a gritar: — Venham ver, pessoal! Esse vendedor de tofu não tem consciência!

— Foi você mesmo quem colocou a mão, com esses dedos sujos como se tivessem cavado na lama, e ainda tem a coragem de reclamar dos outros? — Um jovem, que acabara de comprar cinco quilos de tofu e esperava o troco, interveio rapidamente, deixando o homem sem graça.

— Não se meta onde não é chamado. — O homem, enfurecido e envergonhado, escondeu as mãos sujas atrás das costas.

Xie Jianjun, sendo seu primeiro dia de comércio, não queria criar confusão e estava prestes a pedir que o homem se retirasse, quando uma mulher de olhar aguçado o reconheceu: — Ora, Wang, o Cinco, por que não cuida da sua própria banca de tofu em vez de vir aqui sujar a dos outros? O que foi? Está com inveja porque o rapaz é bonito?

O homem, que havia sentido inveja do sucesso de Xie Jianjun e tentado humilhá-lo por parecer frágil, viu-se desmascarado. Sem ter como sustentar a situação, empurrou a multidão com o rosto fechado e desapareceu em um instante.

Xie Jianjun balançou a cabeça, resignado. Seguindo o princípio de que "a harmonia traz prosperidade", ele não levou o assunto adiante.

— Rapaz, não dê ouvidos a ele. Esse Wang não tem bom caráter e vive trapaceando no peso, ninguém gosta de comprar tofu lá. — A mulher, sendo prestativa, tentou consolar Xie Jianjun.

Apesar disso, os que estavam na fila hesitaram. O pedaço de tofu sujo pelo dedo do homem ainda estava ali, incomodando a todos, e ninguém queria que Xie Jianjun, no meio da confusão, acabasse pesando aquele pedaço azarado para si.

Porém, para surpresa de todos, após agradecer ao jovem e à mulher que o defenderam, Xie Jianjun cortou rapidamente a parte manchada e a jogou para um cachorro vira-lata amarelo que passava.

O cão abocanhou o pedaço e saiu correndo. Todos viram a cena: o pedaço que o cachorro levou tinha pelo menos meio quilo. O rapaz não piscou o olho, demonstrando uma generosidade rara.

Se ele se importava ou não, Xie Jianjun sabia o que era prioritário. Desperdiçar aquele meio quilo de tofu serviu para que todos vissem sua postura, evitando que outros usassem o incidente para criar problemas.

Graças a esse pequeno contratempo, os negócios dali em diante correram ainda melhor.

Nos momentos de calmaria, ele não ficava apenas sentado esperando clientes. Tirava dos cestos os livros que ele mesmo copiava e, sentado sobre o pano no chão, lia com prazer sob a luz clara do dia. Suas mãos, expostas ao vento frio, estavam avermelhadas, mas ele não se importava. Esfregava uma na outra para aquecê-las e continuava a estudar em silêncio.

A maioria dos que frequentavam o mercado eram camponeses robustos e analfabetos. As mulheres que passavam por ali, ao verem um jovem estudante de aparência tão polida e delicada, não conseguiam evitar os olhares, cobrindo a boca para rir. Se, por acaso, Xie Jianjun levantasse o olhar e as flagrasse, elas ficavam tão encabuladas que até as pontas das orelhas coravam.

Houve até um jovem mais ousado que se aproximou para perguntar se ele já era casado.

Xie Jianjun ficou surpreso por um momento, depois sorriu levemente, com um olhar terno que fez o jovem recuar, com as bochechas coradas e visivelmente envergonhado.

---

Após uma manhã movimentada, quase todo o tofu trazido nos cestos havia sido vendido.

Passado o meio-dia, o mercado começou a esvaziar. Xie Jianjun liquidou o restante por um preço promocional. Com a bolsa de moedas pesada na mão, sentiu uma grande satisfação.

Guardou seus utensílios, tirou o pão de farinha mista que Yunhu havia preparado para ele e, como já não estava quente, pediu um pouco de água quente em uma barraca de chá para amolecê-lo e enganar a fome.

Lembrando-se do vendedor de papel que Fusheng mencionara, ele perguntou aos vizinhos e logo encontrou o homem. O papel era de qualidade inferior ao que ele comprava na cidade, mas custava três moedas a menos. Sem hesitar, comprou duas resmas e dois pincéis de pelo de coelho.

Com a compra, trinta moedas desapareceram de sua bolsa. Ele sentiu um aperto no coração, mas tratou o material com ainda mais cuidado, como se não carregasse apenas papel, mas o peso do seu próprio futuro.

No caminho de volta, desviou um pouco o trajeto para passar em uma loja de tecidos. Havia prometido fazer uma roupa nova para Yunhu e isso não saía de sua cabeça.

Os aldeões não costumavam ser exigentes com roupas, mas Xie Jianjun escolheu um tecido de algodão grosso na cor cinza-neve, um tom que escondia a sujeira e dava um ar de sobriedade. O tecido era espesso, macio ao toque e certamente seria muito confortável.

Yunhu, que ainda não sabia da roupa nova, caminhava em direção ao rio com uma bacia de madeira. Xie Jianjun havia pedido para que ele usasse água quente para lavar as roupas, para não sofrer com o frio cortante do rio nesta época do ano.

Embora tivesse concordado, Yunhu não tinha coragem de gastar lenha. Cada graveto fora recolhido e cortado por Xie Jianjun, que os empilhava com esforço no depósito. Gastar aquilo para lavar roupa parecia um desperdício. O rio era frio, mas ele aguentaria; os aldeões não eram tão frágeis assim.

O fato de Xie Jianjun estar estudando com Xu Chu não passou despercebido. Quando Yunhu chegou ao rio, foi cercado por um grupo de curiosos que queriam saber sobre o assunto.

Yunhu, acostumado a ser desprezado e evitado devido à sua má fama, nunca tivera amigos. Ao se ver cercado por jovens e moças que o bombardeavam com perguntas, ficou nervoso, apertando a borda da bacia até que seus nós dos dedos ficassem brancos.

— O que estão fazendo? A vida de casado dele não diz respeito a vocês! — Liu, um jovem da vizinhança, afastou a multidão e defendeu Yunhu.

— Perguntar não ofende! Ainda nem começou a estudar e já está com nariz empinado. — Yang, que já havia sido repreendido por Xie Jianjun, aproveitou a oportunidade para destilar veneno.

— Ele... ele... eu... — Yunhu, com a voz trêmula e a cabeça baixa, não conseguia articular uma resposta, o que frustrava os curiosos.

— Você é gago? "Eu, eu, eu"... até a galinha que crio põe ovos com mais rapidez que você. — O jovem que acompanhava Yang disse com desdém.

— É verdade. Aquele Xie é um tolo, e ainda quer estudar? Deve ser um delírio, como um demônio querendo comer carne de monge. — Algumas mulheres que batiam roupas nas pedras começaram a rir alto, e os risos soaram como facas nos ouvidos de Yunhu.

— Não... não é assim! — Mesmo sendo tímido, Yunhu não podia permitir que falassem mal de Xie Jianjun. Ele ficou vermelho, cerrou os punhos sob as mangas largas e aumentou o tom de voz: — Não permito que digam isso! Ele não é tolo! Ele é muito, muito inteligente!

A margem do rio silenciou-se, ouvindo-se apenas o som da água corrente.

Acostumados com a timidez de Yunhu, que sempre caminhava curvado junto às paredes, todos ficaram atônitos diante daquela explosão de raiva.

Após desabafar, Yunhu perdeu a coragem e sentiu-se envergonhado, voltando a olhar para o chão e mexendo na bainha da camisa.

Um momento depois, Yang aproximou-se com um tom sarcástico: — Nossa, que susto! Fale baixo, não precisa gritar.

— Falar o quê? Vá à merda! — Liu jogou o bastão de lavar roupa na bacia, espirrando água com sabão em Yang.

Yang ficou lívido, pronto para revidar, mas Liu o encurralou com palavras: — Por que essa ironia toda? Você critica Yunhu por ter casado com um "tolo", mas o marido dele o trata bem e carrega o peso do trabalho pesado. Já o seu marido, tão inteligente, onde é que ele está na hora da colheita? Ele nunca aparece, e é você quem faz tudo sozinho!

A multidão caiu na risada. O marido de Yang era um preguiçoso, e Yang fazia todo o trabalho doméstico e agrícola. Embora houvesse certa pena, seu jeito fofoqueiro fazia com que ninguém o suportasse. Até os que estavam rindo de Yunhu se calaram.

Sem ter como responder, Yang lançou um olhar furioso para Yunhu e foi embora.

Liu fez uma careta para as costas de Yang e puxou um Yunhu ainda atônito para o seu lado: — Pode lavar aqui, Yunhu. Vamos ver quem se atreve a abrir a boca agora.

— O-obrigado. — Yunhu agradeceu gaguejando. Se não fosse por Liu, ele não saberia como sair daquela situação.

— Não foi nada. Não dê ouvidos a essas bobagens. — Liu balançou a mão. Ele sempre se desentendia com Yang, então aquilo era natural. Ao ver que Yunhu ainda parecia tenso, acrescentou: — Da próxima vez, apenas grite com eles. Do jeito que você fez agora, eles não vão ousar mais. Esse pessoal gosta de intimidar quem parece ser fácil.

Yunhu assentiu, ainda sentindo o coração acelerado. Provavelmente usara toda a sua coragem naquele momento.

Ao terminarem, caminharam juntos para casa. Liu, sendo um falador, não parava de contar histórias, enquanto Yunhu ouvia e ocasionalmente respondia.

— Yunhu, olhe! Aquele não é o seu marido? — Liu parou de repente e apontou para alguém que vinha em direção a eles.

Yunhu levantou o olhar e viu um homem de porte esguio e postura firme caminhando com passos decididos. Ao se aproximar, ele ergueu um pacote de papel oleado:

— Yunhu, comprei bolinhos de feijão doce. Vamos para casa provar.