Capítulo 28: Reparos de Emergência

México Selvagem, começando da fuga da prisão Montar o vento e subir 2514 palavras 2026-07-31 07:31:12

A tubulação vibrava.

A areia e o cascalho que haviam acabado de ser recolocados ao redor começaram a se soltar. Em seguida, a vibração da tubulação intensificou-se, e rachaduras surgiram nas juntas de conexão.

Pum!

Subitamente, a junta explodiu. Jatos de água espirraram instantaneamente, encharcando toda a areia e o cascalho, e o piso desabou por completo.

Logo em seguida, o assoalho foi arrancado pela torrente, emitindo um estrondo ensurdecedor.

Estrondo!

O carcereiro que fazia a ronda noturna não muito longe dali, ao ouvir o barulho, sacou imediatamente seu cassetete e correu em direção à oficina, ao mesmo tempo em que avisava seus colegas nos postos de vigilância sobre o muro para que ficassem em alerta máximo.

Quando o carcereiro abriu a porta da fábrica, com uma mão apoiada na pistola em seu coldre, sentiu instantaneamente que seus pés pisavam em água.

Ele ligou as luzes às pressas. Ao ver que o chão estava submerso e que o ponto da tubulação de drenagem havia explodido novamente — de forma ainda mais violenta do que antes —, o rosto do carcereiro empalideceu de terror.

— Cross! Cross! Chamem o Cross imediatamente!

Ele gritou para os colegas no escritório:

— A tubulação de drenagem da fábrica estourou de novo! Estamos perdidos! Os tecidos vão ser inundados, tragam ajuda logo!

Bip! Bip!

O apito do carcereiro soou freneticamente. As luzes da prisão se acenderam de repente, e os detentos que descansavam em suas celas despertaram como se houvesse uma ameaça de guerra, sem saber o que estava acontecendo.

Seria uma rebelião?

Muitos sacaram imediatamente as armas improvisadas que escondiam: estiletes, pontas afiadas, ou até mesmo baionetas triangulares modificadas!

Helen Jaeger e Reis reagiram rapidamente. Ambos retiraram duas lâminas improvisadas de dentro da parede do vaso sanitário, com os rostos tomados pela cautela.

— O que está acontecendo? — perguntou Reis, tenso. — É uma rebelião?

Na prisão, o que mais se temia era uma rebelião, especialmente na Prisão Honggao. Uma situação inesperada como aquela significava que haveria mortes, e ninguém sabia qual seria o azarado da vez.

Helen Jaeger ouviu com atenção:

— Não! Não é uma rebelião. Escondam as lâminas agora!

Ambos guardaram as armas imediatamente. Mal tinham acabado de escondê-las, quando um carcereiro chegou correndo e abriu a grade da cela.

— Rápido! Todos os detentos que participaram da reforma da tubulação, venham agora! O cano estourou de novo, temos que consertar isso imediatamente! Agora!

Ao ouvir o tom urgente e enfurecido do carcereiro, Helen Jaeger percebeu a situação.

Na verdade, algo dera errado com a reforma da tubulação. Ele virou a cabeça bruscamente e trocou um olhar com Reis. Reis estava igualmente chocado; o trabalho daquela tubulação havia sido arrebatado por Hakimi, e Reis ainda estranhara o fato de Leon ter assistido a tudo sem oferecer resistência.

Não era nada parecido com o estilo dele.

Agora parecia claro: Leon fizera aquilo de propósito! A armadilha que ele cavara serviria para enterrar Hakimi vivo.

— Rápido! — Helen Jaeger não perdeu tempo, puxou Reis e seguiu o carcereiro.

Outros detentos que participaram do reparo também foram levados às pressas para a fábrica sob a supervisão dos guardas. Até mesmo Cross, Hutas e outros carcereiros de plantão tiveram que se juntar à força-tarefa de salvamento dos tecidos.

No entanto, o cano estourado funcionava como uma fonte, espirrando água para todos os lados. Em pouco tempo, o chão da fábrica já estava coberto de água acima dos tornozelos. Várias caixas de matéria-prima foram encharcadas e, certamente, não serviriam mais. Alguns tecidos tingidos que secavam também estavam salpicados de água suja; pareciam até bonitos, como flores de ameixeira, mas Cross não estava com ânimo para apreciar a vista. Ele só queria matar alguém!

— Rápido! Fechem a válvula!

Leon chegou ao local e começou a coordenar o reparo de forma metódica, embora não parecesse tão apressado. Sob seu comando, o ponto de ruptura da nova tubulação foi bloqueado e o fluxo de água contido, resolvendo o problema temporariamente. Contudo, ao ver as matérias-primas destruídas e os tecidos tingidos arruinados pela água suja, os olhos de Cross ficaram vermelhos de ódio.

Eram três da manhã. Ele não ousava ligar para Sweet, a menos que quisesse morrer.

Leon e os outros estavam completamente encharcados, exaustos após o reparo de emergência. Eles estavam ali sentindo não apenas o cheiro fétido do esgoto, mas também um ar frio, como se Cross tivesse tido a gentileza de instalar ar-condicionado na fábrica. Mas Hakimi não conseguia suportar aquele "frio".

Ele estava paralisado de medo. Quando foi arrancado da cama pelos carcereiros, seu rosto bateu com força no chão, deixando um hematoma. Antes que pudesse reagir, o guarda o arrastou como um cachorro morto, desde a cela até a fábrica.

Hakimi olhou para a destruição ao redor, com a boca entreaberta, querendo dizer algo, mas não conseguia emitir som algum. Seu coração caíra em um abismo do qual não conseguiria sair. Como aquilo fora acontecer? O cano não havia sido substituído? Ele seguira, em grande parte, o projeto de Leon, então por que dera errado?

Hakimi engoliu em seco e virou-se para olhar Cross. Ao ver o olhar do homem, ele baixou a cabeça apressadamente, tremendo.

— Toliver, qual foi a perda de tecidos? — A voz de Cross era fria como gelo.

— Quase tudo o que foi feito ontem foi contaminado.

Toliver também fora chamado para ajudar. Ao ver a situação, ele finalmente entendeu por que Leon estava sorrindo. Pena que Hakimi, que até pouco tempo atrás vivia em um sonho, não imaginara que, desde o momento em que decidira jogar sujo com Leon, já estava sendo manipulado.

Ao ouvir que a produção do dia anterior fora perdida, a expressão de Cross ficou sombria e assustadora.

— No entanto, esta leva pode ser tingida novamente. Provavelmente não será possível notar a diferença, mas precisaremos de mais dois dias.

Toliver falou, e Hakimi lançou-lhe um olhar de gratidão, agradecendo por interceder por ele. Ele não sabia que, embora Toliver parecesse estar pedindo clemência, aquilo só enfureceria Cross ainda mais.

Cross respirou fundo, reprimindo a raiva, e assentiu:

— Toliver, vocês terão que se esforçar fazendo hora extra para recuperar esse lote.

— Sim, Sr. Cross. — Toliver concordou.

Em seguida, todos os olhares se voltaram para Hakimi.

Leon não disse nada, apenas assistia ao espetáculo em silêncio. Seu papel era o do detento exausto que acabara de realizar um reparo difícil, sem forças para falar. Mas, para assistir ao show, ele tinha energia de sobra.

— Hakimi — Cross caminhou até ele e o encarou de cima. — Você não vai me dar uma explicação?

— Sr. Cross... — Hakimi defendeu-se apressadamente. — Eu não sabia que isso aconteceria! Eu segui o projeto de construção!

Ele apontou para Leon, que estava parado ali por perto, com a voz embargada pela emoção:

— Eu segui exatamente o projeto que Leon desenhou!

Se havia algum problema, a culpa era do projeto de Leon!

— Mentira! — Hutas, que estava ao lado, não se conteve. — Você não disse que o plano de Leon estava errado? Você disse que, seguindo o seu plano, terminaríamos o trabalho mais cedo! E agora está dizendo que seguiu o projeto de Leon? Você acha que somos idiotas?

Hakimi realmente dissera aquilo, e fora diretamente a Cross. A memória de Cross não era tão ruim a ponto de esquecer algo que acontecera há apenas dez ou quinze dias.