Capítulo 31 — Um novo rótulo
Se ao menos fosse possível conseguir a planta de construção de toda a prisão.
No entanto, Leon sabia que isso não era uma cerveja gelada; tentar obter tal documento de dentro das instalações era um sonho impossível. Não só era inalcançável, como facilmente levantaria suspeitas sobre suas intenções. Ele abandonou a ideia imediatamente.
De acordo com o plano em sua mente, não havia grandes problemas, mas ele não podia garantir que tudo correria tão bem ou que seguiria exatamente o que havia projetado. Afinal, para certas estruturas, ele dependia apenas de seus anos de experiência em engenharia. O projeto e a construção da Prisão de Honggao ocorreram muitos anos atrás; as normas técnicas daquela época seriam as mesmas de hoje? Ou teria havido alterações improvisadas no local?
Após trabalhar tantos anos no México, ele sabia muito bem que algumas equipes de engenharia locais eram amadoras e pouco confiáveis. Ele precisava considerar todos os tipos de imprevistos e, ao mesmo tempo, ter planos de contingência. A chegada da estação chuvosa era o fator chave para que Leon pudesse partir; isso dependia dos céus, e ele só podia pedir proteção aos deuses de sua terra natal para ajudar um pobre coitado exilado em terras estrangeiras.
O que ele podia controlar era a atual obra de reforma da tubulação, o ambiente na prisão e seu relacionamento com os outros detentos e guardas. Caso a fuga falhasse, ele não poderia deixar que desconfiassem de suas intenções, restando-lhe continuar na Prisão de Honggao e aguardar a próxima chance. Mas será que haveria uma próxima vez?
Leon não se preocupava se Cross tentaria se vingar depois. Enquanto fosse humano, sempre haveria uma maneira de lidar com ele e apaziguar seu descontentamento. Embora seu prestígio na prisão estivesse aumentando gradualmente, ele não queria ficar ali de forma alguma.
Naquele instante, Leon encarou o cano de água e pensou profundamente. Ao final, a conclusão era a mesma: ele precisava sair daquele lugar infernal!
— Muito bem, o tempo acabou! Já descansaram o suficiente, não é? Agora voltem ao trabalho! Depressa! — gritou o guarda.
Leon despertou de seus devaneios, onde sua mente já havia percorrido vários capítulos, mas seu rosto permanecia inexpressivo. Ele bateu as mãos e disse:
— Rapazes, vamos continuar resolvendo esse problema.
— Certo! — responderam todos em uníssono.
Com a cerveja gelada para aliviar o calor e o cansaço, o grupo estava cheio de energia, o que despertou a inveja dos prisioneiros que trabalhavam arduamente tingindo tecidos ali perto. Eles olharam para Toliver.
Toliver ficou confuso. Por que estavam olhando para ele? Será que na prisão também existia uma competição de produtividade? Ele viu aqueles olhares expectantes e, com um sorriso levemente desamparado, balançou a cabeça:
— Eu não tenho cerveja gelada aqui. Mas...
Ao ver o desapontamento instantâneo nos olhos de todos, Toliver olhou para Leon e, sem querer ficar por baixo, acrescentou:
— Eu tenho cigarros.
Que fosse, então. Ele sentiu, de repente, que ter alguém como Leon na prisão parecia ser algo bastante interessante. Os dias futuros talvez não fossem tão entediantes.
Para recuperar o atraso e preencher o enorme buraco escavado por Hakimi, Cross exigiu que Leon e sua equipe reduzissem o tempo de descanso. Sob a vigilância dos guardas, eles nem precisavam voltar às celas para a contagem; até as refeições eram feitas no galpão.
Observando o local da reforma, que já ganhava forma, Cross, com as mãos na cintura, disse com seriedade:
— Não me importa o quão cansados estejam, precisam recuperar o tempo perdido. Terminem isso antes da chegada da estação chuvosa.
— Isso é impossível — respondeu Leon prontamente.
Ali, ele era o único que ousava responder a Cross dessa maneira.
— Tem que ser possível! — retrucou Cross, feroz.
— Não pode nos culpar. Tem que perguntar ao Hakimi — Leon aproveitou para dar mais um golpe em Hakimi. — Se ele não tivesse atrasado dez dias, não haveria problema algum.
O plano original de Leon incluía a reforma da tubulação principal de entrada e saída do refeitório, mas isso foi vetado por Hakimi, com o apoio de Cross. Agora que o problema surgiu, ele já estava limpando a bagunça deles, e ainda por cima exigiam que o fizesse num ritmo impossível?
Ao ouvir o nome de Hakimi, a pressão arterial de Cross subiu. Ele respirou fundo e perguntou:
— Quanto tempo levará?
— Talvez tenhamos que adiar uns dois ou três dias — disse Leon. — Esse é o resultado mais rápido possível.
— O senhor Sweet não tem tanta paciência.
— O senhor Sweet também não se importa com o processo, não é? — retrucou Leon. — Ele só quer resultados. Portanto, contanto que o problema seja resolvido e a entrega dos tecidos não atrase, o senhor Sweet não se importará com o caminho até lá.
Um homem daquela envergadura não tinha interesse em assuntos triviais; desde que os negócios não fossem afetados e o dinheiro entrasse em sua conta, ele certamente não se importaria com o processo.
— Se eu fosse o senhor Cross, não desperdiçaria mais tempo aqui atrapalhando o trabalho de profissionais.
Com uma única frase, Leon calou Cross, que engoliu as palavras que estavam prestes a sair. Os prisioneiros ao redor continuavam trabalhando, mas ouviam a firmeza de Leon. Na mente deles, o senhor Leon, do Grupo Tata, ganhava um novo adjetivo: autoritário.
De fato, Cross estava apenas atrasando o serviço ao ficar ali tagarelando enquanto forçava os outros a trabalharem dobrado. Leon não o trataria com deferência. E daí que ele era o cliente? No canteiro de obras, quem decidia era o técnico que resolvia os problemas. Se não estava satisfeito, que trocasse a equipe! Afinal, aquele Hakimi não entendia de engenharia técnica também?
Cross bufou, mas não disse nada. Por mais que relutasse, agora só podia seguir as ordens de Leon e seu plano, reformando inclusive a tubulação do refeitório para garantir que não houvesse mais as asneiras causadas pelo idiota do Hakimi. Se isso resolvesse o problema e o poupasse da ira do diretor Sweet, ele suportaria a arrogância de Leon.
Contudo, essa raiva e insatisfação não desapareceriam; apenas seriam transferidas.
Após sair do galpão, Cross dirigiu-se diretamente à solitária. Ali, Hakimi estava encolhido, todo machucado, em uma cela estreita e sem luz. O ar não circulava e o odor era insuportável — uma mistura de excrementos, sangue e um cheiro de peixe podre. Desde que fora espancado por Cross, Hutas e outros guardas também haviam se juntado à surra. Se não estivesse trancado ali, ele achava que morreria.
Só nos últimos dias ele se deu conta: tinha sido enganado por Leon! Ele usou a planta de Leon, sem grandes alterações, então por que o problema surgiu? Com certeza foi Leon quem sabotou o projeto para lhe pregar uma peça. Aquele sujeito parecia honesto, mas era cheio de artimanhas. Hakimi se arrependeu de sua negligência; como pôde pensar que um simples líder de equipe do Grupo Tata seria alguém que ele poderia intimidar?
Do lado de fora da porta de ferro, passos ecoaram. Não parecia ser hora da comida.
*Creck.*
A portinhola de inspeção se abriu, revelando um par de olhos sombrios e ferozes. Hakimi reconheceu imediatamente: era Cross. Por que ele tinha voltado? Ele se sentou ereto imediatamente, um vislumbre de medo brilhando em seus olhos.
— Abram a porta! — ordenou Cross.
A porta da solitária abriu lentamente. Cross tirou o chapéu, entregou-o ao guarda que vigiava a entrada e, sacando o cassetete, entrou.