Capítulo 33: Inesquecível por toda a vida
Hakimi falava com seriedade, e Toliver percebia isso.
Neste momento, ele não nutria qualquer simpatia por Hakimi, nem se importava com o fato de o rapaz estar cavando a própria cova. Será que a lição que recebera pouco tempo atrás ainda não bastava? Quem está envolvido na situação perde a perspectiva; como observador, era fácil para Toliver julgar que Hakimi não estava, de forma alguma, no mesmo nível de Leon, seja em inteligência ou em astúcia social. Estavam em patamares muito distintos.
— Leon está sob a proteção de Cross e seu grupo agora. Se você matá-lo, Cross não vai te deixar em paz — disse Toliver.
Leon era, atualmente, o tesouro do primeiro pavilhão, assim como o trunfo de Cross, pois era o único capaz de resolver os problemas na tubulação da fábrica. É claro que Cross não gostava de Leon; ele apenas precisava dele.
— Ele é útil agora, e os guardas vão protegê-lo, mas e quando esse projeto terminar? — Hakimi soltou um riso sarcástico.
Quando esse dia chegasse, não apenas ele, mas o próprio Cross provavelmente daria uma lição em Leon, já que este havia desafiado repetidamente a autoridade de Cross nos últimos tempos. Enquanto não houvesse guardas por perto, quem poderia impedi-lo de se vingar de Leon?
— Toliver, só espero que você não tente me impedir.
A única pessoa com quem ele se importava era Toliver. Naquele pavilhão, a posição de Toliver era respeitável, e como ele andava próximo de Leon ultimamente, Hakimi decidiu sondá-lo primeiro, para ver se Toliver valorizava mais seu novo amigo, Leon, ou seu velho companheiro.
Toliver não queria se envolver nisso. Ele virou-se de lado e suspirou lentamente:
— Você me conhece. Nunca me envolvo em coisas assim.
— Ótimo.
Hakimi voltou para sua própria cama e não disse mais nada. Toliver podia sentir que a distância entre eles havia se consolidado; Hakimi não era mais seu "irmão mais novo". Se ainda fosse, ele teria ouvido os conselhos de Toliver. Que fosse, então. O azar certamente não seria de Leon.
No dia seguinte, Leon continuou com Helen Jaeger e os outros, trabalhando horas extras para terminar a reforma da tubulação. Toliver e sua equipe também precisavam se apressar para entregar o primeiro lote de mercadorias. Dentro da fábrica, os dois grupos seguiam ocupados, organizados por Leon e Toliver de forma metódica, sem que nada desse errado.
Hakimi, por sua vez, não tinha autorização para entrar na fábrica e estava no pátio durante o período de recreio. Ele se encostou na grade de ferro, observando os outros detentos; alguns jogavam bola, outros conversavam, e alguns aproveitavam a saída para tratar de negócios privados.
De repente, alguém se aproximou e sentou-se ao lado de Hakimi.
— Este lugar está ocupado, não está vendo? — avisou Hakimi. — Cai fora!
Ele estava de péssimo humor nos últimos dias, como se tivesse engolido pólvora. Mas o homem não deu a mínima para o estado de espírito de Hakimi e baixou a voz:
— Vá até o canto do muro. Alguém quer falar com você.
Dito isso, ele se levantou e foi embora. Alguém procurando por ele? Hakimi olhou para o canto do muro ali perto. Era um local relativamente escondido; embora estivesse sob a vigilância do guarda na guarita, ficava a uma distância considerável. Além disso, era o ponto onde o pátio encontrava o segundo pavilhão, separados por uma grade de aço alta e robusta.
Ele pretendia ignorar, mas, movido por um impulso, levantou-se e caminhou até a grade que separava os dois pavilhões. Pouco depois, um homem surgiu do canto do muro, com as mãos nos bolsos e um ar preguiçoso. Tinha o rosto coberto por uma barba desgrenhada e os longos cabelos penteados para trás, o que lhe conferia uma aparência bastante marcante.
Ao ver o nome no uniforme do prisioneiro, Hakimi leu: Goudreau.
— Você é Goudreau? O "Baioneta" Goudreau? — perguntou ele, surpreso.
Aquele nome não era apenas famoso no segundo pavilhão; em toda a Penitenciária Hong-Gao, era um nome que ressoava como um trovão. Quem não conhecia o implacável "Baioneta"? Ele fora condenado por homicídio, com mais de uma dúzia de mortes nas costas, além de sequestro, extorsão e roubo — e, na lista de suas vítimas, contavam-se dois funcionários do governo. Se alguém quisesse saber o que significava ser um criminoso vil e perverso, Hakimi e seus comparsas não chegavam nem perto; Goudreau era, sem dúvida, o padrão da indústria.
Por que ele o procurava?
— Então você me conhece — Goudreau sorriu.
Ao ouvir a voz familiar, Hakimi estremeceu levemente. De repente, ele se deu conta: aquele sujeito era o homem que ficara na cela de isolamento ao lado da sua alguns dias atrás. Era ele? O famoso "Baioneta"? Ele conhecia o nome e lembrava-se da voz, mas não tinha associado ao rosto.
— Agora conheço.
Hakimi olhou para a grade que os separava. Mesmo sendo o "Baioneta", era impossível atravessar aquela barreira fechada para matá-lo, então ele não tinha nada a temer.
— O que você quer comigo? — disse ele, com desdém. — Será que é porque eu disse algumas coisas que te irritaram na solitária e agora quer se vingar?
Goudreau achou a pergunta engraçada. Ele encarou Hakimi com um brilho de escárnio nos olhos:
— Você não é digno disso.
As pessoas que entravam na mira dele precisavam ter algum status. Quem era Hakimi? Ele nunca tinha ouvido falar dele.
— A pessoa que eu procuro é Leon. Aliás, vou te contar: eu vou matá-lo.
Ele disse isso com uma calma absoluta, como se matar alguém fosse algo tão insignificante quanto esmagar uma barata.
— Ouvi você dizer outro dia que Leon, do Grupo Tata, está no primeiro pavilhão. Tenho um acerto de contas com ele e quero resolver isso aqui dentro. Por acaso, você também parece ter problemas com ele. Então, podemos cooperar.
O coração de Hakimi disparou. O "Baioneta" Goudreau ia matar Leon? Quando ele mesmo pensava em lidar com Leon, era apenas conversa fiada; para agir de verdade, ele precisava reunir coragem. Mas, quando Goudreau dizia que ia matar alguém, era um aviso. Ele nunca brincava quando dizia que ia tirar a vida de alguém!
— Você está no segundo pavilhão. Como vai fazer isso?
Hakimi respirou fundo. Ele desejava que alguém o ajudasse a se vingar, e se fosse alguém do calibre de "Baioneta", ninguém poderia salvar a vida de Leon. Aquele louco não se importava com os interesses de Cross. Se Leon morresse e o projeto de reforma da fábrica fosse interrompido, afetando o diretor, Cross também estaria em apuros. Goudreau certamente já havia calculado isso, por isso não hesitaria.
Eliminar Leon, prejudicar gravemente Cross e ainda causar prejuízos ao diretor Sweet — para Goudreau, aquilo era um jogo fascinante.
Entretanto, o "Baioneta" estava no segundo pavilhão. Prisioneiros de alas diferentes não tinham contato; havia apenas um corredor de ligação entre as alas, trancado por portas de ferro em ambas as extremidades, e ninguém, exceto os guardas, podia transitar de uma ala para outra.
— Não se preocupe com isso, apenas faça o que eu mandar — Goudreau aproximou-se da grade com um sorriso, baixando a voz. — Quero fazer algo grande, uma experiência que você jamais esquecerá.
A expressão de Goudreau parecia um tanto neurótica, o que deixou Hakimi amedrontado. Instintivamente, ele quis recusar. Cooperar com alguém como "Baioneta" era como pedir ajuda a um tigre; ele só queria vingança contra Leon, não perder a própria vida.
— Quando terminarmos — Goudreau encarou o hesitante Hakimi, tentando seduzi-lo — você se tornará o chefão do primeiro pavilhão. O que me diz?