Capítulo 30: Como desejar
Página (1/3)
Não, este é o México. Quem governa este lugar não parece ser o céu, mas algo como um deus.
Leão resmungou: “Deixa pra lá, estou mais familiarizado com o céu, vou pedir para ele arranjar umas conexões para mim.”
Ele ainda confiava no céu.
Sob a organização de Leão, por dois dias e duas noites consecutivas, realizaram reparos emergenciais para recuperar o progresso da reforma. Os prisioneiros estavam exaustos, com os rostos pálidos.
Mesmo homens robustos como Helen Jaeger e Reiss mostravam sinais visíveis de cansaço.
Na fábrica, o ar era úmido e quente, o suor escorria como chuva.
Alguns guardas prisionais estavam sentados, proibindo os presos de descansarem para não atrasar o andamento do trabalho.
“Cuidado!”
Dois prisioneiros carregavam um cano grosso de água e quase perderam o equilíbrio, quase derrubando o cano. Assustados, usaram os pés para segurá-lo, e os outros logo correram para ajudar, cuidadosamente deixando o cano no chão.
Aquela tubulação de concreto, com 60 centímetros de diâmetro, era muito pesada; mesmo dois homens tinham dificuldade para carregá-la, e eles já haviam levantado cinco ou seis, com mãos e pés dormentes.
Trabalhar por tanto tempo sob alta intensidade, mesmo para presos, era um abuso.
“Parem um pouco, pessoal.”
Leão gritou ao ver a situação.
Um dos guardas se levantou, brandindo a cassetete com agressividade: “Parar? Por que parar? Não está permitido, continuem trabalhando!”
Eles estavam com o tempo apertado; Kross exigia que acelerassem o ritmo, e Leão queria que parassem?
“Eles estão exaustos.”
Leão olhou para o guarda, “Se continuarem nesse estado, um acidente vai atrasar ainda mais o progresso.”
Especialmente aquela tubulação, que Kross e os outros haviam comprado com dinheiro próprio. Se quebrasse uma, poderiam até bater nos presos, mas o prejuízo financeiro seria deles.
Hakimi já havia desperdiçado uma quantidade disso; os guardas, como Kross, estavam com o coração em pedaços. Se acontecesse de novo, ele não aguentaria.
“Podem confiar em mim, se seguirem meu ritmo, não haverá problemas.”
A confiança inabalável de Leão transparecia no rosto, e os guardas inexplicavelmente confiaram nele.
“Descansar por trinta minutos.”
O guarda, um pouco insatisfeito, disse: “Se não der tempo, vocês terão que compensar depois!”
Ao ouvir isso, Helen Jaeger e os outros soltaram um longo suspiro, cansados, sentaram-se no chão encostados na parede. Já não se surpreendiam mais com a capacidade de Leão de fazer os guardas cederem e garantir uma pausa para eles.
Talvez somente Leão conseguisse isso naquela prisão.
Os presos sentaram-se, encharcados de suor, alguns tiraram as roupas, revelando corpos fortes e bem desenvolvidos.
Página (2/3)
Leão pensou consigo mesmo que essas pessoas realmente serviriam bem para trabalhos pesados.
“Seria ótimo se agora pudéssemos tomar uma cerveja.”
Alguém murmurou baixinho, e os outros olharam para ele, rindo sem conseguir se conter.
Que piada era aquela?
Os guardas já tinham concedido o maior favor ao permitir que descansassem trinta minutos.
Se quisessem água, ainda poderiam pedir, mas imaginar tomar uma cerveja gelada naquele ambiente quente e abafado?
Será que gente acordada também sonha?
Leão ouviu isso.
Ele se aproximou dos dois guardas.
Os guardas imediatamente ficaram alertas: “O que está fazendo?”
Eles sempre mantinham distância de segurança dos presos; se alguém chegasse muito perto, eles segurariam imediatamente a cassetete ou a arma.
“Chefe, todos estão muito cansados, isso compromete a qualidade do trabalho,”
Leão levantou as mãos, mostrando que não carregava nada que pudesse ameaçá-los, “Preciso de algumas cervejas geladas para que possam aliviar o cansaço e trabalhar melhor.”
“...”
Os dois guardas sentiram que seus ouvidos estavam quebrados.
Leão estava falando sério?
Ele sabia o que estava dizendo?
Um dos guardas ficou com a expressão sombria, mas antes que pudesse falar, Leão continuou: “Eu pago!”
Ele tirou algumas notas de dólar do bolso, que havia conseguido trocar com Toriver.
“Inclusive para vocês.”
Os guardas, que estavam com o rosto cheio de raiva, mudaram rapidamente a expressão, mas a mão que pegou o dinheiro foi natural.
“Se fizer isso, Kross não vai gostar.”
Na prisão, nunca aconteceu algo assim. Permitir que presos trabalhassem era para dar a eles uma chance de se mostrar, de valorizar-se, não para que pudessem relaxar com cerveja gelada quando estivessem cansados.
“Se conseguirmos fazer o trabalho bem, Kross não vai se importar.”
Leão tirou mais vinte dólares e os entregou aos guardas, “Além disso, como ele iria saber?”
Os dois guardas tossiram levemente e discretamente guardaram o suborno de Leão no bolso.
Página (3/3)
Dez minutos depois.
Um barril de madeira cheio de água gelada estava cheio de garrafas de cerveja mexicana, e o frescor emanava do barril.
“Vocês, seus ingratos, bebam rápido! Quando terminarem, voltem ao trabalho!”
Os dois guardas abriram uma garrafa cada um, bebendo de uma vez, sentindo um alívio refrescante.
Eles também tinham que ficar naquele ambiente quente e abafado, e estavam irritados, mas naquele momento também sentiram o prazer de dissipar o cansaço com cerveja gelada.
Leão segurava uma cerveja e entregava para o prisioneiro que havia falado antes.
“Sua vontade atendida.”
Ele sorriu.
A expressão no rosto do prisioneiro era indescritível, mas nos olhos dele havia um tremor sutil, e as pálpebras ficaram vermelhas.
Ele estendeu as mãos para pegar a cerveja, fria ao toque, mas seu coração ardia de emoção.
“Obrigado, estimado senhor Leão!”
Helen Jaeger, Reiss e os outros tinham uma garrafa de cerveja gelada cada um.
Encostados na parede, todos olhavam para Leão, quase sem acreditar que, dentro da prisão, naquele ambiente abafado da fábrica, após o trabalho árduo, eles poderiam desfrutar de uma cerveja gelada.
“Por que antes pensávamos que ele era alguém arrogante e arrogante?”
Reiss não conseguiu se conter e disse: “Helen, estávamos errados.”
“Hum.”
Helen Jaeger apenas assentiu levemente, sentindo uma ponta de tristeza. Se Sunny ainda estivesse vivo e visse que Leão era alguém tão admirado por todos, ele certamente teria gostado de Leão.
Leão não bebia; da última vez, na obra, havia tomado um pouco e, ao acordar, foi enviado para a prisão. Agora ele não ousava beber.
Enquanto todos descansavam, ele continuava medindo o layout das tubulações no local. Observava com os olhos e calculava na mente — 60 centímetros de diâmetro, bem largo.
Mas na saída da água poderia haver uma tela de interceptação; normalmente, o material usado seria corda de nylon, que é resistente, porém, após anos de desgaste, provavelmente já estaria podre.
Não sabia se já havia sido substituída.
Além disso, a válvula geral conectando a saída da fábrica ao refeitório, e dali à saída externa, ele havia medido com o pé sob a supervisão dos guardas — aproximadamente 60 metros.
Tinha que considerar todas as possibilidades; o tubo estaria cheio de água, então ele teria tempo suficiente para prender a respiração, mas também precisava pensar nos gases tóxicos que poderiam causar tontura e em outras situações imprevistas.
Pensando bem, Leão sentiu um calafrio — parecia que sair das tubulações da fábrica seria uma tarefa de extrema dificuldade.