Uma maneira trágica de morrer
O vento uivava furioso nos seus ouvidos, fazendo os tímpanos de Ye Lanlan doerem. Instintivamente, ela estendeu as mãos para tentar agarrar alguma coisa e travar a queda, por isso, ignorando a expressão ligeiramente insatisfeita da velha, continuou a insistir:
— Anciã, há algum barco aqui para Yunhou?
A velha levantou-se de repente e virou-se para encará-la.
Ye Lanlan finalmente conseguiu ver o seu rosto. Estava coberto de rugas profundas e escarchado, transmitindo uma verdadeira imagem de decrepitude. No entanto, o seu olhar era estranhamente brilhante e os traços faciais eram belos; na juventude, certamente fora uma mulher atraente.
Enquanto Ye Lanlan avaliava a velha, esta fixava-se nela com um olhar penetrante. Passado um momento, acenou com a mão, enxugando-a como se fosse uma mosca ou uma formiga:
— Não há barcos aqui!
Naquele breve instante, Ye Lanlan não se limitara a observar o olhar da idosa, tendo também inspecionado furtivamente a pequena choupana. A velha decerto era uma amante e protetora das plantas, pois até o pequeno pátio estava repleto de variadas flores e ervas. Cada espécie ocupava uma área quadrada de exatamente um metro quadrado, dispostas de forma tão organizada e distinta que pareciam peças de mahjong empilhadas sobre uma mesa.
Como não encontrara caminho, Ye Lanlan agiu sem pudor, aproximando-se com intimidade para se agachar e ajudar a velha a capinar e a livrar as plantas dos insetos. A anciã mantinha-se em silêncio, mas ela tampouco tagarelava, dedicando-se obedientemente ao trabalho. Era impossível que o jogo colocasse um NPC ali sem qualquer motivo; certamente havia um propósito, quem sabe até uma missão oculta. Já que a outra não falava, ela insistiria até que abrisse a boca.
O sol foi subindo gradualmente até ao zénite, e o chão começou a aquecer. A velha acabou por se retirar, caminhando com passos trôpegos em direção à choupana. Ye Lanlan hesitou por um instante e seguiu-a logo de seguida.
A anciã sentou-se sob o beiral do telhado, fitando Ye Lanlan com o seu olhar perspicaz, num tom agora mais brando:
— Menina, se procuras a Huayatou, basta seguires em frente. O que ganhas em insistir na minha casa?
Hehe, desde que ela estivesse disposta a conversar, já não havia o que temer; o pior com estes NPCs não era a astúcia, mas sim a indiferença prolongada. Ye Lanlan coçou a bochecha apressadamente e disse com um sorriso sem graça:
— É que eu não consigo encontrar o caminho...
A idosa lançou-lhe um olhar profundo e entrou na habitação. Só passado um bocado regressou, entregando-lhe um embrulho de tecido estampado:
— Muito bem, já que me ajudaste durante tanto tempo e deixaste o teu porquinho a brincar com as minhas flores, não tenho grande coisa para te dar, mas considera isto como um presente!
Ye Lanlan estendeu os braços para receber o embrulho, sem jeito para o abrir à frente da velha, e atirou-o discretamente para o seu inventário, sorrindo:
— Obrigada, vovó!
— Anda, vai-te embora, desde que não me importunes! — A idosa acenou com a mão de forma ríspida, demonstrando enorme impaciência.
Apesar de Ye Lanlan ainda querer insistir mais um pouco, a dona da casa já lhe mostrara claramente a porta e até lhe dera uma recompensa. Se continuasse a impor-se sem tato, era bem capaz de irritar a anciã, e o prejuízo seria maior que o proveito.
Portanto, teve de abandonar prudentemente a choupana, chamou a Xiaofen e seguiu lentamente para além da cabana, avançando pela margem da água até abrir o embrulho de tecido que a velha lhe dera. Lá dentro havia um amontoado de itens desconhecidos, misturando tons de preto e castanho, alguns do tamanho de um grão de arroz e outros menores do que sementes de sésamo. Na infância, Ye Lanlan vira algumas sementes e, embora aquela aparência não lhe permitisse identificar exatamente a planta, tratava-se indubitavelmente de sementes.
Aquela velha era deveras uma boa pessoa, dava-lhe exatamente o que ela precisava. Ye Lanlan guardou as sementes e olhou em frente. Diante de si estendia-se um mar infindável, com ondas calmas envoltas numa névoa densa que flutuava na superfície. Era impossível adivinhar que lugar seria aquele. A neblina parecia nunca dissipar-se, afetando apenas a superfície do mar, enquanto a ilha permanecia intocada.
Chegada a este ponto, restava apenas entrar na água e arriscar a travessia. Ye Lanlan respirou fundo, recolheu Xiaofen e a serpente de tinta, e deu um salto resoluto para as águas azuladas.
Curiosamente, à superfície o mar parecia gélido, mas assim que o contacto atingiu a pele, a água revelou-se tépida, evocando a sensação de uma nascente de águas termais. O calor propagou-se desde a ponta dos pés por todos os membros, infiltrando-se em cada fibra do seu corpo e arrancando-lhe um suspiro de pura satisfação. Realmente, era um lugar magnífico, daqueles que davam vontade de ficar de molho para sempre.
Assim que tal pensamento lhe cruzou a mente, Ye Lanlan sobressaltou-se, sentindo que algo estava errado. Como assim? Ela tinha tarefas a cumprir; se ficasse ali a relaxar, transformar-se-ia num espírito aquático! Ergueu-se de imediato, remando com força para avançar.
Após nadar durante o que pareceram eras, Ye Lanlan sentiu o corpo enfraquecer gradualmente. Braços e pernas já não obedeciam, e a sensação de exaustão era total, restando-lhe apenas um fio de ar. De repente, uma voz exclamada com surpresa ecoou acima da sua cabeça:
— Ora vejam, apareceu outra pessoa na água!
Em seguida, sentiu-se puxada por algo, abandonando a água morna para aterrar sobre solo firme e rijo. Ye Lanlan esforçou-se por abrir os olhos, deparando-se com várias figuras trémulas: um jovem adolescente de lábios vermelhos e dentes alvos, um homem maduro de ar honesto e direto, e um ancião de cabelos totalmente brancos.
Parece que desta vez caíra num lugar perfeitamente normal! Antes que pudesse suspirar de alívio, sentiu o jovem desferir-lhe fortes pancadas nas costas, com uma força digna da técnica da Palma de Areia de Ferro, fazendo os seus ossos estalarem. Meu Deus, se não morresse afogada, acabaria por ser espancada até à morte por aquele indivíduo. Seria ele parvo para tratar um doente com tamanha violência? Quem quer que se cruzasse com ele estava condenado ao infortúnio.
— Ó Ma Liu, tu tens uma força desmedida, olha lá se matas a rapariga à pancada! — O homem maduro e sensato pronunciou finalmente uma palavra de justiça.
Ye Lanlan sentiu uma onda de gratidão profunda. Contudo, alegrou-se demasiado cedo, pois o homem saltou por cima de Ma Liu, postou-se diante dela, agarrou-lhe o colarinho como se fosse um pintainho e virou-a de cabeça para baixo, deixando-a pendurada com as pernas para o céu e a cabeça voltada para o solo.
Ela tossiu violentamente, sentindo o estômago revirar-se. Aquela corja, porém, quase saltava de alegria, especialmente o jovem, que mirava o homem maduro com admiração e sorria abertamente:
— Tio Yang, ainda és tu que tens as melhores ideias, assim já vai deitar a água toda fora!
Droga, se não morresse afogada no mar, acabaria por sucumbir aos maus-tratos daquele grupo de desalmados! Com o corpo totalmente dormente e incapaz de se mover, Ye Lanlan fechou os olhos, rogando aos céus que a deixassem morrer de uma vez por todas. Depois de reviver, voltaria a ser uma mulher rija; seria sempre melhor do que sofrer nas mãos daquela gente, sem conseguir morrer nem viver em paz.
"Droga, Tio Yang, ela fechou os olhos e está com o rosto vermelho, decerto não vai resistir..." — gritou Ma Liu alarmado.
Ye Lanlan ouviu aquilo com vontade de ir bater com a cabeça numa árvore. Céus, ela fechara os olhos por causa do tormento e corara de pura raiva; saberiam aquelas pessoas cuidar de feridos?
O desejo de Ye Lanlan acabou por se realizar. O tio Yang agarrou-a e disparou a correr em direção à vila, sem reparar nas pedras e árvores salientes no caminho. O resultado foi que Ye Lanlan raspou ora contra as rochas no chão, ora teve encontros íntimos com a relva e colisões diretas com os ramos à beira da estrada. Incapaz de suportar a dor e sem conseguir gritar, reuniu as últimas forças para se desvencilhar das mãos do tio Yang.
O homem nunca imaginara que uma Ye Lanlan à beira da morte ainda tivesse tal vigor e, apanhado desprevenido, deixou-a escapar. Azar dos azares, havia justamente uma pedra pontiaguda no solo; Ye Lanlan chocou contra ela e sacrificou-se de forma heroica.
Haveria morte mais trágica? Decerto seria a única do género em todo o mundo, sem exceção. Ye Lanlan chorava por dentro, mas em simultâneo sentia um alívio imenso: preferia morrer daquela maneira a continuar a ser arrastada daquela forma pelo tio Yang.
Os dois NPCs ficaram a pavorados. Ma Liu, com o rosto descorado, apontava para o cadáver de Ye Lanlan e gaguejava sem conseguir articular uma frase:
— Ti... Tio Yang, isto... tu cometeste um homicídio!
O tio Yang também estava paralisado pelo choque; afinal, só queria ajudar, como fora parar àquela situação? Permaneceu imóvel no mesmo sítio, tomado pela mais absoluta estupefação e sem saber o que fazer.
Na verdade, Ye Lanlan já tinha ativado a opção de ressuscitação havia muito. No entanto, ao ouvir a reação de Ma Liu, decidiu manter-se inativa, abrindo apenas uma fresta nos olhos para observar a reação dos dois.
— Ma... Ma Liu, o que fazemos agora? — O tio Yang, manifestamente inexperiente naquele tipo de ocorrências, esperava que um rapaz miúdo lhe desse conselhos e opiniões.
Ma Liu inclinou a cabeça para inspecionar a figura inerte estendida no chão, depois lançou um olhar matreiro e furtivo aos arredores antes de sugerir em voz baixa:
— Tio Yang, porque não a enterramos? O que está morto não ressuscita, ela não tem família nem conhecidos por aqui, se a deixarmos na natureza, em poucos meses converter-se-á em adubo e desaparecerá sem rasto. Tu te calas, eu me calo, quem há de saber?
Bom rapaz, és pequeno mas tens ideias diabólicas, querias enterrá-la viva! Que criatura implacável e resoluta! Ye Lanlan aprofundou ainda mais a sua compreensão acerca daquele NPC.
— Isso não me parece bem, ela... — O tio Yang hesitava.
Ma Liu cortou-lhe a palavra de imediato:
— Ora, que tem de mal? Fomos nós que a salvámos; se não a tivéssemos puxado da água, já estaria afogada há muito! É o fardo da sua própria má sorte e do seu destino. Não hesites mais, tio Yang, vai buscar uma picareta!
Dito e feito, Ma Liu correu para o bosque, apanhou uma pá algures e começou a cavar com afinco. O tio Yang, após mais alguma hesitação, também correu para o ajudar na tarefa.
Assim que ambos se afastaram, Ye Lanlan levantou-se com o máximo cuidado, aproximou-se sorrateiramente por trás e tocou-lhes nos ombros.
— Quem... Ai, um fantasma! — Os dois sobressaltaram-se a ponto de quase perderem os sentidos.
Ye Lanlan soltou uma risadinha e apontou para a cova de meio metro de profundidade:
— Ouvi dizer que tinham planos para me enterrar!
O rosto do tio Yang ruborizou-se intensamente, enquanto Ma Liu exibia uma expressão constrangida. Ambos agitaram as mãos em desespero:
— Não, não... Nós, nós estávamos só a preparar o terreno para plantar árvores!
Quem haveria de acreditar numa patranha dessas! Ye Lanlan fuzilou-os com o olhar, demasiado farta para perder tempo com conversas fiadas:
— Isto é Yunhou?
Vendo que ela já não exigia satisfações por tê-la quase enterrada viva, os dois acenaram freneticamente com a cabeça:
— Sim, sim! Estamos em Yunhou!
Finalmente chegara àquela espelunca. Ye Lanlan agarrou o colarinho de Ma Liu com uma postura autoritária, adotando ares de bandida:
— Levem-me até à vovó Hua!
Sentindo o peso da culpa, Ma Liu não ousou retrucar e, com uma expressão de choro, guiou Ye Lanlan de volta à vila. Pelo caminho, continuou a trocar olhares incrédulos com o tio Yang: afinal, tinham visto claramente a rapariga morrer, como podia estar a caminhar e a falar de novo momentos depois? Era um mistério insondável.
Yunhou assemelhava-se mais a uma aldeia do que a uma vila, não sendo muito maior do que a Aldeia de Taoyuan, embora contasse com melhores condições. Pelo menos possuía as profissões básicas de subsistência, como farmácia, alfaiataria e loja de variedades, todas perfeitamente funcionais.
A população local era escassa, somando no máximo algumas dezenas de almas. Aqueles NPCs tinham visto meia dúzia de jogadores em toda a sua vida. Quando Ma Liu e o tio Yang conduziram Ye Lanlan para o interior da povoação, ela atraiu atenções como se fosse um panda gigante num passeio público, rodeada por curiosos, sobretudo após a circulação dos rumores sobre a sua ressurreição.
A vovó Hua geria uma loja que acumulava as funções de florista e sementeira, situada num canto a oeste da aldeia. Ao entrar, Ye Lanlan explicou o propósito da visita, ao que a anciã acenou com a cabeça:
— As minhas sementes não são oferecidas de graça, mas também não quero o teu dinheiro, que aqui não tem qualquer utilidade. A Baohua trabalhou como escrava para mim durante meio mês para as merecer; tu farás o mesmo. No próximo meio mês, basta arrancares as ervas daninhas, exterminares os insetos e regares o jardim e a farmácia!
Meio mês era um prazo excessivamente longo, e Ye Lanlan não dispunha de tanto tempo para desperdiçar ali. Como é que Baohua se esquecera de lhe mencionar aquele pormenor? Ela franziu o cenho:
— Vovó Hua, o meu tempo é escasso, não haveria outra alternativa?
— Outra alternativa? Além disso, que mais sabes fazer? — A vovó Hua ergueu o sobrolho, encarando-a com severidade.
Ye Lanlan sentiu a irritação crescer; aquele NPC menosprezava demasiado os jogadores. Começou a contar pelos dedos:
— Sei fabricar poções, gerir lojas e vender artigos, combater monstros e caçar, recolher ervas medicinais...
— Não diria tanto, até tens prendas variadas! — O tom da vovó Hua não revelava se estava satisfeita ou não, mas felizmente acabou por abrir outra via: — Muito bem, já que sabes fazer outras coisas, vai buscar-me dez centopeias de cem patas!
Com efeito, os NPCs pareciam ter nascido para negociar com os jogadores. Ye Lanlan respirou aliviada e aceitou de imediato a exigência da anciã.
Após sair da casa da vovó Hua, Ye Lanlan não correu logo atrás das centopeias; em vez disso, procurou o tio Yang e Ma Liu, atormentados pela culpa. Como rezava o adágio, para um bom trabalho eram necessárias boas ferramentas. As centopeias de cem patas pareciam criaturas formidáveis pelo nome; se partisse para o confronto sem averiguar o terreno, seria o mesmo que servir de acepipe aos insetos.
Assim que soube que Ye Lanlan tencionava exterminar dez centopeias e trazer os cadáveres de volta, Ma Liu abanou a cabeça como um pandeiro:
— Menina Dian Dianlan, não podes ir! As centopeias de cem patas vivem na Gruta dos Mil Pés, nos arredores da vila, uma fenda sem fundo onde ninguém na aldeia se atreveu a pôr os pés!
O tio Yang também interveio com conselhos prudentes:
— É verdade, menina Dian Dianlan. Uma centopeia mede mais de um metro e meio de comprimento, está coberta de antenas de vários tamanhos e é extremamente venenosa, capaz de cuspir peçonha. Quem for atingido morre envenenado de imediato. És uma donzela tão delicada, ir para lá é o mesmo que procurares a morte! Ouve o meu conselho e desiste!
— Essas centopeias têm algum ponto fraco? — Ye Lanlan ignorou os avisos e prosseguiu com as perguntas. Os monstros num jogo existiam para ser derrotados pelos jogadores, embora os NPCs fossem incapazes de o compreender.
Vendo que ela persistia na sua intenção, o tio Yang desmanchou-se numa expressão de desânimo e suspirou:
— Disso nós já não sabemos, menina Dian Dianlan. Tens mesmo de ir? Outros da nossa aldeia já lá foram e nenhum conseguiu regressar com vida! És tão jovem, não tornes a cometer tal loucura!
As palavras do tio Yang serviram de aviso. Ao contrário dos jogadores, os NPCs tinham apenas uma vida. Ela pretendia inicialmente pedir ajuda àqueles dois, mas concluiu que seria melhor prescindir.
— Tio Yang, Ma Liu, fiquem descansados que eu estarei bem. Afinal, já viram que eu morri e voltei a viver! Bem, façam o favor de me guiar até à Gruta dos Mil Pés, obrigada! — Ye Lanlan explicou-se com um sorriso, pois notava que o tio Yang demonstrava genuína preocupação com o seu bem-estar.
— Tu... — Vendo que era impossível dissuadi-la, ambos concordaram por fim: — Está bem, segue-nos!
A Gruta dos Mil Pés não ficava longe de Yunhou; alcançaram-na após uma caminhada de dez minutos.
A entrada da gruta era exígua, exigindo que uma pessoa se inclinasse para conseguir entrar. Os penhascos circulares estavam despidos de vegetação, exibindo uma terra castanha e austera. A luz no interior era fraca, deixando antever apenas sombras sinuosas que inspiravam um certo temor.
O tio Yang apercebeu-se do sobressalto fugaz no rosto de Ye Lanlan e aproveitou para tentar demovê-la:
— Vês, menina Dian Dianlan? Este lugar é assustador. Não desças, vais acabar como alimento para as centopeias. Ouve o conselho do tio e volta connosco!
Aquele velho não perdia uma oportunidade e tagarelava tanto quanto um monge budista. Ye Lanlan abanou a cabeça com um sorriso:
— Não se preocupem, tio Yang, voltem vocês, eu desço sozinha!
Precisava de avaliar pessoalmente o poder e o nível daquelas centopeias. Na primeira incursão, nem tencionava matá-las, encarando a descida como uma mera exploração.
Apertou o cajado com firmeza e avançou lentamente para o interior da gruta. O antro estava repleto de galerias labirínticas que se cruzavam em todas as direções; logo na entrada, deparou-se com quatro caminhos distintos, orientados para os quatro pontos cardeais. Ye Lanlan hesitou. Com tantas rotas idênticas, qual deveria escolher?