Capítulo 47: Pei Jian era uma pessoa brilhante a ponto de ofuscar os olhos
Gu Ci voltou para casa coberto de ferimentos.
O canto de seus lábios estava machucado e suas maçãs do rosto exibiam uma mancha roxa avantajada. Se voltasse para a mansão, sua mãe certamente se preocuparia.
O Comando de Infantaria da Cidade do Norte possuía um alojamento reservado para ele, onde ocasionalmente passava a noite quando estava de plantão.
Gu Ci retornou sozinho para lá, atirando-se sobre a cama, com o rosto voltado para baixo, abafado contra o estofado.
Ao brigar com Pei Jian, seu peito fora tomado por uma fúria avassaladora, tendo em mente um único objetivo: espancar até a morte aquele canalha desprezível que cobiçava Nian Xi.
Ele não era digno de ser seu amigo.
Agora, deitado sozinho naquele alojamento espartano, além da raiva, sentia uma profunda onda de frustração e tristeza.
Faltavam pouco mais de dois meses para que completasse a maioridade aos vinte anos. Pei Jian tinha a mesma idade que ele, e seus aniversários eram bem próximos.
Eles haviam sido os melhores companheiros.
Desde a infância, Gu Ci nutria uma natural sensação de superioridade diante de Pei Jian.
Afinal, ele possuía parentes que o adoravam fervorosamente. Sem mencionar sua mãe e suas irmãs mais velho, embora seu pai e irmão estivessem frequentemente ausentes da capital, enviavam cartas em todas as estações e, sempre que encontravam algum objeto raro, mandavam para ele. Todos os anos, no inverno, as capas de pele que o protegiam do frio eram caçadas pelas próprias mãos de seu pai e irmão.
Quando chegava seu aniversário, ele recebia uma sala inteira repleta de presentes.
Mas Pei Jian não tinha nada disso.
Seus pais haviam falecido cedo, seus avós não demonstravam qualquer favoritismo por ele, o segundo ramo da família fazia o possível para reprimi-lo, e os parentes por parte de mãe não ofereciam nenhum apoio.
Ele era praticamente desprovido de afeto.
As circunstâncias de ambos sempre apresentaram um contraste natural.
Por isso, Gu Ci sempre fora extremamente magnânimo com Pei Jian.
Não importava o objeto, se Pei Jian demonstrasse o mínimo sinal de apreço, ele o entregava sem hesitar.
Todos o elogiavam por sua bondade fraterna.
Apenas Gu Ci sabia que aquilo não se devia apenas à amizade. Havia também um sentimento velado de inferioridade, algo que ele jamais conseguiria confessar a quem quer que fosse, recusando-se até mesmo a admitir para si mesmo.
Pei Jian era uma pessoa brilhante a ponto de deslumbrar.
Seus estudos eram impecáveis, e ele jamais negligenciava as artes marciais, praticando com afinco dia após dia. Gu Ci não conseguia superá-lo nos livros e, nas artes marciais, mal alcançava um empate. Somente mais tarde, quando Pei Jian passou a se dedicar exclusivamente aos estudos literários e ele próprio mergulhou nos treinamentos do pátio militar, é que ambos passaram a brilhar em campos distintos.
Se os pais de Pei Jian estivessem vivos, se sua infância não tivesse sido tão solitária e amarga, ele decerto não possuiria aquela altivez distante, tornando-se uma figura avassaladora entre os jovens da capital.
Gu Ci era forçado a admitir que, ao demonstrar sua generosidade e magnanimidade, exibia também um sentimento de superioridade.
Pei Jian talvez percebesse, talvez não. Após completar dez anos, ele nunca mais aceitara qualquer presente seu, nem mesmo as bem-intencionadas ofertas da mãe de Gu Ci.
Pei Jian sempre fora um homem de imenso orgulho.
Em contrapartida, era Gu Ci quem mais gostava de depender dele. E aquelas pequenas aspirações da infância, com o passar dos anos, transformaram-se em uma amizade verdadeira.
Gu Ci não conseguia compreender: havia tantas mulheres no mundo, por que Pei Jian tinha de se apaixonar justamente por sua Nian Xi?
Ele podia ceder-lhe qualquer coisa neste mundo, menos Nian Xi.
Ao lembrar-se de Nian Xi, o coração gélido de Gu Ci foi lentamente banhado e consolado por uma onda de calor.
Nian Xi o amava. Amava apenas a ele.
Isso bastava.
Ele se sentou de supetão e buscou a caixa de remédios para tratar os ferimentos. No dia seguinte, tinha um encontro marcado com Nian Xi e não podia aparecer diante dela com o rosto machucado. Não queria que ela soubesse de absolutamente nada do que ocorrera naquela noite.
Daquele momento em diante, ele protegeria Nian Xi a cada instante e jamais permitiria que Pei Jian voltasse a importuná-la.
Terminado o curativo, Gu Ci ajustou o pavio da vela e retirou o boneco Mohele que havia se quebrado.
Prometera a Nian Xi que o consertaria.
Gu Ci examinou minuciosamente a fratura, percebendo que a restauração seria deveras difícil. O ponto de ruptura estava repleto de fissuras, a pintura colorida descascava e o braço quebrado perdera bastante argamassa. Ele o recompôs peça por peça, trabalhando incansavelmente por grande parte da madrugada.
Era melhor assim; concentrar-se inteiramente em consertar o "pequeno Gu" trazia paz à mente e amortecia a dor.
Pei Jian retornou à casa que dividia com Nian Xi com uma expressão terrivelmente gélida; contudo, ainda mais aterrorizante do que seu semblante eram os ferimentos em seu rosto.
O administrador trouxe a pomada medicinal, e Pei Jian a tomou com o rosto sombrio.
O administrador hesitou antes de perguntar:
— Jovem mestre, os ferimentos em seu rosto... Deseja que alguma criada venha ajudá-lo com o unguento?
Pei Jian virou-se e respondeu sem olhar para trás:
— Não é necessário.
Nian Xi certa vez lhe dissera: "Seu corpo me pertence, não permito que nenhuma outra mulher o toque."
Naquela época, a paixão entre eles era intensa; após a intimidade, Nian Xi aninhava-se dócil em seus braços, traçando círculos com os dedos sobre as linhas de seus músculos peitorais e abdominais. Ele, tomado por uma respiração ofegante, segurava aquela mão travessa.
Nian Xi virava-se, pairando sobre ele, com seus olhos amendoados cheios de charme, e tocava levemente seu peito, dizendo: "Seu corpo só pode ser visto e tocado por mim."
À luz fraca das velas no interior do dossel, ela cedia à timidez, com as faces ruborizadas de forma encantadora.
Saciado, Pei Jian a provocava:
— Nem mesmo as criadas?
Nian Xi sobressaltava-se um pouco, esquecendo-se da gola solta que deslizava para revelar uma vasta extensão de pele branca e acetinada:
— É claro que não! Marido e mulher são uma só alma; eu pertenço apenas a você, e você também deve pertencer somente a mim!
Eram recém-casados naquela época, e Pei Jian compreendera o significado de suas palavras: ela não tolerava que ele tivesse concubinas.
Pei Jian achara aquilo divertido. Era perfeitamente natural que um homem tivesse três esposas e quatro concubinas. Quando envelhecessem e a paixão arrefecesse, rodeados por uma ninhada de filhos, talvez ela mesma lhe sugerisse tomar duas concubinas para cuidar de seu cotidiano.
Ele havia dito isso em voz alta, e Nian Xi ficara extremamente irritada ao ouvir:
— Eu jamais faria isso, eu amo apenas a você!
Ao ouvir finalmente aquela declaração de amor, Pei Jian sentiu-se plenamente satisfeito, virando-se para subjugá-la sob si. Após uma rodada de carícias e embates, fizera com que os olhos amendoados dela ficassem nebulosos e, entre suspiros delicados, ela esquecesse a irritação anterior.
Mas Pei Jian jamais esquecera.
Mais tarde, quando ascendeu a uma posição de grande poder e mulheres se atiravam em seus braços, ele sempre se lembrava daquele momento, dos olhos cheios de expectativa e do amor fervoroso de Nian Xi.
Mesmo quando, naquela época, eles se afastavam cada vez mais.
Ele se recusava a fazê-la sofrer.
Comparado aos romances entre homens e mulheres, um homem podia encontrar satisfação em muitas outras esferas.
Ele exercera o autocontrole.
Pei Jian encarou seu reflexo no espelho de bronze enquanto limpava o ferimento no canto do olho, soltando uma risada sarcástica que repuxou seus lábios, fazendo a dor se espalhar até o fundo de seu coração.
Não existia verdadeira empatia neste mundo, a menos que você estivesse passando pela mesma experiência.
Ele ainda mantinha sua promessa, mas a mulher que tanto repetia amá-lo já havia esquecido o juramento, entregando-se primeiro a outro homem.
Após aplicar o remédio, deitou-se sozinho na cama, fechando os olhos, incapaz de adormecer por longas horas.
Em meio ao torpor, teve um sonho, um sonho muito confuso. No aposento íntimo, tão familiar quanto estranho, uma mulher jazia sobre o leito.
Ela estava completamente sozinha, com o corpo encolhido.
Ele aproximou-se lentamente...
A dor distorcia sua fisionomia, pálida e desamparada, com seus olhos amendoados repletos de desolação, enquanto sangue escuro escorria pelo canto de seus lábios.
Ele sobressaltou-se, despertando abruptamente do sonho. Continuava de olhos fechados, mas seu coração batia com força, rítmico e apressado como um tambor de guerra.
Permaneceu deitado em silêncio por mais um momento, rememorando as cenas do sonho.
Naquele entardecer, com fios de chuva finos como linhas, ela estava sentada sozinha no pavilhão de ópera, dizendo-lhe que desejava o divórcio.
Ele fora implacável, sem sequer lhe conceder meia palavra de conforto, abandonando-a sozinha para ir embora sem olhar para trás.
Como ele fora capaz de fazer aquilo naquele momento?
A tristeza e a desilusão nos olhos dela... ele fora totalmente incapaz de vê-las? Ou simplesmente não se importara?
Quanto ódio ela não devia nutrir por ele ao morrer em meio a tanto sofrimento?
Uma opressão terrível apossou-se do peito de Pei Jian, sufocando-o.
De repente, ele sentiu um desejo avassalador de vê-la, de vê-la imediatamente, de lhe fazer perguntas.
As pálpebras de Pei Jian tremeram levemente. Ele abriu os olhos de um golpe, saltou da cama, vestiu as pressas as vestes e virou-se para disparar em direção à saída.