Capítulo 133: Encontro Selvagem

Histórias de Terror da China Se vinte e quatro 3458 palavras 2026-04-01 08:18:48

A noite no Monte Tianshou é muito silenciosa. Exceto pelo ruído leve do vento que atravessa as frestas das folhagens de tempos em tempos, não se ouve mais nada.

Isso me causa uma certa aflição; tenho a constante sensação de que não estou caminhando por uma floresta comum.

Já se passaram mais de três horas desde que comecei a busca, e agora são mais de dez da noite. Em breve, a meia-noite chegará.

Há muitas trilhas no Monte Tianshou. Geralmente, quando encontro uma bifurcação, peço a Xiaobai que me indique o caminho. No início, ela apontava a direção rapidamente, mas, aos poucos, começou a hesitar e, depois, passou a levar cada vez mais tempo pensando para onde seguir.

Agora, estamos parados em uma bifurcação há vinte minutos e Xiaobai ainda não chegou a uma conclusão. Impaciente, perguntei: "Xiaobai, você não sabia o caminho? Ainda não decidiu para onde ir?"

A voz angustiada de Xiaobai respondeu: "Os fragmentos de memória na minha mente estão muito incompletos. Essas bifurcações são todas parecidas, nem sei se escolhemos errado lá atrás..."

Suspirei e disse, impotente: "Então pense com calma. De qualquer forma, temos tempo de sobra."

Xiaobai continuou a matutar sobre o caminho, enquanto eu, entediado, iluminava as trilhas próximas e distantes com a lanterna.

De repente, senti um sobressalto. A noite no Monte Tianshou é muito quieta, mas acabei de ouvir um som estranho.

Não era o vento; parecia uma voz humana!

Como poderia haver vozes humanas nas profundezas da montanha a esta hora da noite? Fiquei tenso, mas também curioso. Escutei atentamente por um tempo e confirmei que não era uma alucinação auditiva; havia, de fato, pessoas conversando, e não apenas uma. No entanto, o som era intermitente e difícil de distinguir.

Iluminei os arredores com a lanterna, mas não vi vivalma. Contudo, as vozes continuavam a chegar de forma fragmentada. Senti um arrepio na espinha e pensei: "Será que encontrei algo sobrenatural?"

No entanto, como já vi fantasmas muitas vezes, desenvolvi uma certa imunidade. Passado o nervosismo inicial, a curiosidade começou a aflorar.

Caminhei lentamente com a lanterna em direção à origem do som. Vinha do meio de um arbusto ao norte. Após avançar uns dez metros, percebi que o som aumentara, mas ainda era indistinto.

Andei mais alguns metros e notei que o som diminuía, parecendo vir de trás.

Olhei para trás, confuso, sem ver nada nem ninguém, e dei alguns passos de volta.

O som aumentou.

Fiquei imóvel, ouvindo atentamente por um longo tempo, até compreender que a voz vinha debaixo da terra!

Vozes vindas do subsolo... parece que são realmente fantasmas!

Ao confirmar que se tratavam de espectros subterrâneos, minha curiosidade foi saciada e decidi não perturbá-los, pretendendo ir embora.

Mas, ao dar o primeiro passo, senti algo estranho sob meus pés, como se não estivesse pisando em solo firme. Parei, agachei-me e iluminei o chão com a lanterna. Foi então que descobri o problema: sob meus pés, escondida por galhos e folhas caídas, havia uma tábua de madeira.

Afastei-me um pouco e, com as mãos, limpei a vegetação, revelando uma placa de madeira preta de um metro quadrado.

Sem pensar duas vezes, levantei a tábua. Sob ela, havia uma câmara oval, escura e profunda!

A abertura era bem grande. Apoiei a tábua com uma mão e iluminei o interior com a outra, notando que o buraco não descia em linha reta, mas sim em uma inclinação que curvava para o sul, impedindo-me de ver a profundidade total.

Nesse exato momento, as vozes intermitentes cessaram de repente. O silêncio ao redor tornou-se aterrador!

Meu coração deu um pulo. Pensei: "Ótimo, devo ter assustado o que quer que estivesse lá embaixo!"

Justo quando eu ia colocar a tábua de volta para fingir que apenas passava por ali, uma cabeça humana sinistra surgiu no buraco!

A cabeça era careca, sem um fio de cabelo sequer, e subia lentamente da câmara.

Hesitei por um momento, sem saber se deveria soltar a tábua. Se a soltasse, certamente atingiria a cabeça, mas se não o fizesse, ela continuaria subindo até ficar diante de mim.

Olho no olho, pisquei e disse sinceramente: "Desculpem, não quis interromper o descanso de vocês. Não foi minha intenção, espero que não se importem. Se não há mais nada, vou indo, continuem com o que estavam fazendo."

Achei que meu pedido de desculpas soava sincero e que eles não se importariam, então me preparei para soltar a tábua. Afinal, como pareciam fantasmas, o peso da madeira não deveria machucá-los.

No entanto, antes que eu pudesse soltá-la, uma mão surgiu abaixo da cabeça e agarrou meu peito com força.

"O que você está..." Antes que eu terminasse a frase, uma força descomunal me puxou e eu caí de cabeça dentro do buraco.

Tudo aconteceu rápido demais. Meu rosto raspou na terra e o cheiro pungente do solo me invadiu, causando um mal-estar imediato.

Compreendi instantaneamente que aquela cabeça não era de um fantasma; um fantasma não teria força física para me agarrar e arrastar para dentro!

O túnel descia. Fui arrastado até que, pouco tempo depois, a luz surgiu diante de mim: eu estava em uma câmara de pedra. O sujeito que me arrastou soltou-me, e senti uma dor nas costas ao cair no chão.

Felizmente, eu estava com a mochila, o que amorteceu a queda. Levantei o olhar e vi que estava em um aposento de pedra apertado, onde dois pontos de luz brilhavam.

"Droga, achei que fosse alguém da guarda do mausoléu, mas é só um moleque insolente!" Uma das luzes vinha do careca que me arrastou; foi ele quem falou.

"Quem mais estaria vagando pelo Monte Tianshou a esta hora, além de nós, os 'profissionais', ou aqueles cães da guarda? Tem certeza de que não é um deles?" outra voz ecoou na câmara.

"A guarda sempre se move em grupos, e lá fora só havia ele. Não deve ser da guarda. Agora, se ele for um colega de profissão..." O careca aproximou-se e uma luz ofuscante cegou meus olhos por um instante. "Pela aparência, não me parece ser um!"

A luz se afastou e eu, semicerrando os olhos, encarei o careca. Pensei comigo mesmo que tive azar: não eram fantasmas, mas sim dois ladrões de túmulos!

"As aparências enganam. Uma pessoa comum apareceria aqui a esta hora? E ainda descobriria nossa entrada tão bem disfarçada?" O dono da outra voz — um homem magro — aproximou-se e me encarou. "Diga, quem é você? Como nos encontrou?"

Pensei que, com o barulho que vocês dois faziam, meus ouvidos quase estouraram; qualquer um que passasse por perto ouviria, não importava o quão bem disfarçada estivesse a entrada.

Diante do olhar feroz do magro, expliquei sinceramente: "Bem, senhores, sou apenas um transeunte. Passei por aqui, ouvi vozes e vim ver o que era. Não queria atrapalhar o trabalho de vocês, peço mil desculpas! Podem continuar, tenho compromissos, já vou indo!"

Ajustei a mochila e caminhei rapidamente em direção à saída. Antes de dar dois passos, uma sombra surgiu e o careca e o magro bloquearam o caminho.

Semicerrei os olhos, calculando se deveria reagir. Mas, após alguns segundos, desisti.

A câmara era pequena demais, eu não tinha armas e não teria chances de vencê-los em um espaço tão limitado. O mais importante era que o careca era muito robusto; percebi que não seria páreo para os dois, então decidi esperar e observar a situação.

Sorri e disse: "Senhores, não querem que eu vá? Então ficarei!"

Talvez minha calma excessiva tenha deixado os dois intrigados e desconfiados.

"Quem é você?" perguntou o magro.

Notei que ele sacou uma pá das costas e pensei que, por sorte, não agi por impulso.

"Sou apenas um..." Fiz uma pausa e disse com sinceridade: "Transeunte."

"Você nos acha idiotas?" rugiu o careca, sem se preocupar com o volume de sua voz. Pensei: "Grite mais, seria ótimo se atraísse a tal guarda do mausoléu!"

O magro, empunhando a pá, franziu a testa para o careca: "Esqueça quem é esse pirralho, vamos amarrá-lo logo!"

O careca foi até um canto, tirou uma corda de uma bolsa preta e avançou em minha direção.

Nesse momento crítico, a voz de Xiaobai soou em meus ouvidos: "Quer que eu os afugente?"

Hesitei. Se Xiaobai se manifestasse, certamente assustaria uma pessoa comum, mas aqueles dois eram saqueadores de túmulos — pessoas que lidam com a morte e têm coragem acima da média. Não tinha certeza se ela conseguiria intimidá-los.

Nesse momento, o careca disse enquanto se aproximava: "Fique tranquilo, moleque, só queremos dinheiro, não matar ninguém. Se não atrapalhar nosso negócio, não faremos nada com você!"

"Espere um pouco mais", respondi baixinho, recusando a ajuda de Xiaobai.

"Como quiser, se precisar que eu intervenha, basta tossir duas vezes!" disse ela.

O careca já estava na minha frente. Não resisti e estendi as mãos: "Eu sou realmente apenas um transeunte."

Ele não respondeu e amarrou minhas mãos e pés.

Ao ver-me imobilizado, o magro baixou a pá e disse: "Fique quieto aí no seu canto, não atrapalhe nosso lucro, ou não serei gentil!"

Respondi friamente: "Podem trabalhar, finjam que não estou aqui."

Os dois voltaram ao seu 'trabalho'.

Sentei-me e observei a câmara. Percebi que era um túmulo vazio; não havia absolutamente nada, nenhum objeto funerário.

O careca e o magro tateavam as paredes e procuravam por toda parte, conversando enquanto trabalhavam.

Pareciam não ter muito juízo e falavam alto demais. Discutiam onde estaria a câmara funerária real e em qual direção deveriam continuar cavando. Fiquei ouvindo por um tempo até começar a sentir sono.

Não sei quanto tempo se passou. Eu estava de olhos fechados, descansando, quando um grito de euforia me despertou.