Capítulo Cento e Quarenta e Nove: A Armadilha
"Sendo assim, estes últimos dias têm sido bem piores para vocês do que para mim..." disse ele após um longo silêncio, logo após ouvir sobre as nossas desventuras. "Apesar de ter sido sequestrado e privado da minha liberdade, além de ter sofrido ameaças e espancamentos por parte deles, nunca me faltou comida ou bebida. Eu achava que tinha passado por maus bocados ultimamente, mas comparado a vocês, percebo que estive no paraíso..."
"O que diabos aconteceu com você?" perguntou Mu Ling com estranhamento. "Por que foi sequestrado por ladrões de túmulos?"
Yang Xun soltou um suspiro leve e começou a relatar o que lhe havia acontecido durante o período em que esteve em Pequim.
Tudo começou há mais de um mês. Naquela época, eu ainda estava inconsciente em um hospital na capital da província, quando eclodiu um incidente de assombração em Pequim.
Em todo o país, a nossa Equipe de Casos Paranormais era a única organização encarregada de investigar ocorrências sobrenaturais. Portanto, assim que o boato sobre a assombração se espalhou, Zeng Yi enviou Yang Xun para apurar a verdade dos fatos.
Na verdade, não havia muito o que contar sobre tal evento sobrenatural. Tratava-se de um turista que, pouco tempo antes, havia subido a montanha para passear, caído acidentalmente para a morte e, após falecer, transformado-se em um espírito errante que vagava pela serra, perguntando a qualquer pessoa viva que encontrasse: "Onde está o meu corpo?"
Yang Xun ajudou a recolher o cadáver que havia despencado no desfiladeiro, permitindo que a alma finalmente seguisse para a reencarnação.
A investigação do caso correu sem percursos tortuosos, mas, como o incidente ocorrera na Montanha TianShou, acabou por arrastar Yang Xun para a sucessão de azares que se seguiria.
Pode-se dizer que a sorte de Yang Xun não era das melhores. Enquanto caminhava sozinho pela serra à noite carregando o cadáver, ele acabou tropeçando e caindo em uma vala escura. Como o fosso não era profundo, ele evitou o trágico destino do infeliz turista, mas, por uma infelicidade do destino, ao tentar escalar para fora da vala, percebeu de repente a abertura de uma caverna escura de onde vinham murmúrios humanos.
Se fosse uma pessoa comum, embrenhada nas montanhas escuras durante a noite, ouvir vozes vindas de um buraco negro causaria, na melhor das hipóteses, uma fuga desesperada por puro pavor. Infelizmente, Yang Xun era tão curioso e audacioso quanto eu. Acreditando que quem falava na caverna era um fantasma — e sendo ele próprio membro da Equipe de Casos Paranormais, cuja missão era investigar assombrações —, não hesitou nem por um segundo e rastejou para o interior daquele antro sombrio.
Dias antes, ao ouvir vozes sob a terra na Montanha TianShou e suspeitar de fantasmas, acabei esbarrando naqueles dois bandidos, o Careca e o Magricela. Com Yang Xun sucedeu algo semelhante: quem o aguardava na escuridão da caverna era uma quadrilha de ladrões de túmulos liderada pelo Gordo Wang.
E assim... Yang Xun foi feito refém pelo Gordo Wang.
Como o Gordo Wang estava roubando sepulturas na montanha e temia que Yang Xun fugisse para chamar a polícia e revelar seus segredos, amarrou-o e passou a levá-lo consigo. Durante todos esses dias, Yang Xun permaneceu nas entranhas da Montanha TianShou junto com o bando, cavando tumbas de todos os tamanhos, até que finalmente retornaram à superfície naquele exato dia. O Gordo Wang havia escondido uma van na serra, trancou Yang Xun amarrado no veículo e partiu com seus subordinados.
O Gordo Wang não deu satisfações sobre o destino deles, mas, como Yang Xun convivera todo aquele tempo com o bando, conseguiu capturar algumas informações através de fragmentos de conversas.
Segundo as deduções de Yang Xun, a Montanha TianShou abrigava mais do que um único grupo de saqueadores de tumbas (o que eu próprio podia confirmar, visto que o Careca e o Magricela eram provas vivas disso). Eles pareciam estar ali em busca de um tesouro oculto, cuja localização era extremamente sigilosa e de difícil escavação, exigindo ainda a chegada de um momento específico para que o local de repouso das riquezas se abrisse.
Com a proximidade da abertura do tesouro e a presença de outros concorrentes cobiçando a mesma fortuna, o Gordo Wang não quis carregar Yang Xun como um peso morto e o abandonou amarrado no interior da van.
Se foi ou não uma intenção deliberada do Gordo Wang de libertá-lo, o fato é que, embora as cordas estivessem firmemente atadas, havia ferramentas afiadas deixadas na van. Sem vigilância alguma, Yang Xun conseguiu facilmente cortar as amarras e escapar.
Como não sabia em que ponto exato da montanha se encontrava, Yang Xun tratou de surrupiar uma mochila que o Gordo Wang deixara no veículo, contendo mantimentos e água, antes de iniciar sua fuga.
Yang Xun desceu a encosta correndo e acabou por cruzar o nosso caminho na trilha.
Ao terminar de ouvir o relato sobre as provações por que passara, fui tomado por uma sensação bizarra: nas profundezas da Montanha TianShou, parecia estar oculto um segredo colossal.
A multidão de saqueadores que afluía para o local agia movida pela promessa de algum tesouro.
Eu já ouvira o Careca e seus comparsas mencionarem tal riqueza, que supostamente estaria sob um templo taoísta — na época, cheguei a suspeitar que o tal templo fosse o Templo TaiYi.
Será que o carrasco mascarado, que raptara a Miúda e os outros para nos trancar numa câmara subterrânea à espera da morte, teria alguma ligação com esse lendário tesouro?
Pouco me importava a natureza daquele tesouro; o meu único objetivo era encontrar o assassino e salvar a Miúda!
"A van está logo ali, depois de contornar aquela rocha enorme!" disse Yang Xun subitamente, apontando para a frente.
Meu coração acelerou descontroladamente. Será que à nossa frente estaria a pista e a verdade que perseguíamos há tanto tempo?
Após uma longa caminhada montanha acima, os quatro estávamos encharcados de suor. Yang Xun tirou várias garrafas de água da mochila e nos estendeu.
"Vamos descansar um pouco para recuperar as energias", falei enquanto bebia. "Caso o Gordo Wang e os outros retornem à van, precisaremos estar prontos para lutar."
O rosto de Mu Ling exibe um rubor intenso e uma expressão de ávida expectativa. Devido à presença dela, eu não temia particularmente a aventura que nos aguardava; afinal, se não tivessem recorrido a artimanhas químicas e ataques surpresa, como poderiam nos vencer?
Depois de comermos e bebermos algo, recompusemos o ânimo e seguimos em frente.
Contornando a enorme rocha indicada por Yang Xun, deparamo-nos de fato com uma van prateada, estacionada silenciosamente entre a vegetação rasteira à beira do caminho.
"Cuidado, pessoal!" sussurrei, avançando vagamente em direção ao veículo. Talvez pela tensão, minha respiração tornou-se ofegante e minhas pernas pareciam perder a firmeza.
"Calma!" respirei fundo, repetindo para mim mesmo: "Desta vez não é como no ônibus; os criminosos não são páreo para nós, não há o que temer!"
Apesar do pensamento racional, o corpo tremia involuntariamente. Ao alcançar com esforço a lateral da van e constatar que o interior estava completamente vazio, sem sinal de alma viva, senti um súbito alívio seguido por uma tontura avassaladora. Agarrei-me à lataria da caminhonete para não desabar no chão!
"O que está acontecendo aqui?" perguntei a mim mesmo, percebendo que algo andava muito errado, embora a mente turva me impedisse de raciocinar com clareza.
"Chen Shen..." Mu Ling aproximou-se. Ao virar-me para encará-la, vi seu rosto pálido e uma expressão profundamente alterada: "Estou tonta demais."
Ditas essas palavras, o corpo de Mu Ling amoleceu e ela desabou. Apanhei-a no ar prontamente e olhei para Yang Xun e Zhou Qian, notando que ambos cambaleavam com um ar letárgico. Um estalo ecoou na minha mente: "Caímos numa armadilha outra vez..." A vertigem tornou-se insuportável, privei-me das últimas forças para permanecer em pé e, diante de uma escuridão súbita, apaguei.
Um filósofo afirmou certa vez que é impossível banhar-se duas vezes no mesmo rio.
Um caçador veterano costuma dizer que apenas a presa mais estúpida cai duas vezes na mesma armadilha.
Quanto a mim, diria que, por vezes, a presa tropeça na mesma armadilha não por estupidez própria, mas pela extrema perfídia do caçador.
Eu era essa presa 'estúpida', que pisara duas vezes no mesmo rio e caíra duas vezes no mesmo laço. No entanto, não me julgava tolo por isso; sentia apenas uma estupefação lancinante. Encarando a silhueta familiar do 'caçador' logo adiante, repetia a mesma pergunta sem cessar: "Por quê?"
Por que tinha de ser você?
Desde o instante em que despertei e percebi que estava amarrado a uma coluna de pedra, enquanto aquele 'caçador' sorridente manuseava seringas e apetrechos médicos diante de mim, não parei de questioná-lo: "Por que fez isso?"
Sem histeria, sem prantos furiosos, mantive-me 'sereno' ao exigir uma explicação, querendo apenas ouvir uma resposta da sua boca.
A ausência de histeria não significava ausência de choque; a falta de maldições raivosas não diminuía a imensidão da minha dor.
Desde o momento em que descobri a verdadeira identidade do agressor, uma profunda sensação de absurdidade instalou-se no meu peito, como se eu vivesse um pesadelo onde a realidade se recusava a ser tão aterrorizante.
Incapaz de acreditar no que via, mergulhei numa névoa de desorientação, faminto por uma resposta.
O lugar parecia decrépito, assemelhando-se às ruínas de um templo taoísta abandonado. O teto estava coalhado de teias de tecelãs de seda, e o cenário em redor, composto por relíquias esfarrapadas e bizarras, permitiu-me deduzir vagamente o antro onde me encontrava cativo.