Capítulo vinte e oito: Convidados por toda parte

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3273 palavras 2026-03-27 03:44:39

O domínio do Barão Wendell de Lidaburgo, habitualmente uma propriedade autossuficiente e fechada, teve seus estreitos portões abertos para receber convidados de todas as partes, atraídos pelo casamento de Yves, filho do barão. Andrea, a governanta do castelo, dirigia os servos no preparo do local da celebração. Lidaburgo, uma edificação que combinava as características de uma mansão senhorial com as de uma pequena fortaleza, dispunha de espaços ideais para banquetes. Um dos armazéns da propriedade foi esvaziado, preenchido com mesas e cadeiras de madeira, tornando-se capaz de acomodar mais de cem pessoas confortavelmente.

Nesse momento, flocos de neve começaram a cair do céu. Se fosse verão, o banquete poderia ocorrer nos jardins, mas a espessa camada de neve no solo proporcionava uma alegria contagiante às crianças, e até mesmo algumas damas da nobreza divertiam-se com o cenário. O Barão Wendell e sua família, como bons anfitriões, providenciaram água quente e alimentos para que, após as brincadeiras, os convidados pudessem aquecer as mãos e os pés congelados.

— Tia, este é o presente que trouxemos para os noivos — disseram os parentes distantes da família Wendell, que compareceram para abençoar a união de Yves. A Baronesa Eva estava sentada na sala de estar de Lidaburgo, um ambiente de teto baixo sustentado por colunas de pedra arqueadas. Para os parentes distantes, aquilo representava o auge da riqueza: o armário encostado na parede leste estava repleto de cerâmicas variadas. Vestida com um longo traje de gola aberta azul, a Baronesa sorria enquanto recebia as felicitações. Sua filha mais nova, Lina, vestida com um pequeno conjunto azul, segurava o joelho da mãe, observando curiosamente os visitantes com seus grandes olhos azuis.

— Agradeço por terem vindo de tão longe — disse a Baronesa Eva ao aceitar uma caixinha contendo um pingente de cruz de prata. Embora fosse uma peça comum, ela instruiu gentilmente um servo a conduzir os convidados aos seus aposentos. A maioria dos parentes da família Wendell não era abastada, tratando-se, em sua maioria, de pequenos proprietários rurais que buscavam apoio agora que a família havia prosperado. Esse, aliás, era um costume germânico: em tempos de infortúnio, podia-se recorrer aos parentes ricos; em tempos de glória, era dever acolher aqueles que buscavam amparo.

— Mãe, o Sir Ivan chegou — anunciou um criado. Ao ouvir o aviso, a Baronesa levantou-se e saiu da sala. De fato, Sir Ivan chegava montado em seu cavalo, acompanhado por alguns servos, enquanto o Barão Wendell e Yves caminhavam ao seu encontro.

— Ah, Sir Ivan! — exclamou o Barão Wendell, que vestia uma túnica de linho fino, calças justas e um sobretudo novo forrado de pele, ostentando um diadema de ouro na cabeça. Ele o recebeu com um sorriso.

— Ah, meu caro barão, meu querido genro — disse Sir Ivan, descendo do cavalo com dificuldade, auxiliado por seu escudeiro. O cavaleiro observava a bela paisagem de Lidaburgo, sentindo-se satisfeito por ver sua filha casar-se em uma família tão próspera.

— Seja bem-vindo, cavaleiro — cumprimentou Yves, que também vestia trajes cuja confecção custaria o trabalho de um ano inteiro de uma família camponesa: uma camisa azul, um casaco de veludo e diversos pingentes decorativos. Até mesmo seus modos, antes rudes, pareciam ter se suavizado. Naquele dia especial, o rosto de Yves irradiava felicidade.

— Meu querido genro, você parece o cavaleiro mais heroico de todo o ducado — elogiou Sir Ivan, embora sentisse um leve pesar em seu coração. Por que ele não havia percebido o potencial de Arod, o outro filho do Barão, anos atrás? Pensou que Arod, sendo o segundo filho, não passaria de um simples cavaleiro, mas o rapaz conquistara territórios na costa do Mar Báltico, tornando-se um conde de grande influência. Dizia-se que, além do Duque de Meissen e seu herdeiro, o Conde Ebul, até a família real demonstrava interesse nele. Se sua filha tivesse se casado com Arod, Josephine seria uma condessa, não apenas a esposa de um cavaleiro.

— Agradeço o elogio, cavaleiro. Juro diante de Deus e da Virgem que farei Josephine feliz — declarou Yves, com o rosto corado pela excitação. Mesmo no frio intenso, seu coração estava aquecido. Ele endireitou a postura diante do sogro.

— Ora, este rapaz — riram o Barão Wendell e Sir Ivan, satisfeitos com a união. Como dote para o casamento, Sir Ivan presenteou a filha com quatro barris de azeite, três barris de vinho, três servos e três servas treinados, além de mil marcos de prata.

— A propósito, onde está seu filho mais novo, o Conde Arod? — perguntou Sir Ivan enquanto caminhavam pelo pátio de Lidaburgo, pisando na neve que rangia sob suas botas. Possuir um pátio era o sonho de todo nobre de baixa patente. Servos cruzavam o caminho, levando pratos fumegantes da cozinha para o armazém.

— Arod partiu de suas terras há alguns dias. Seu escudeiro chegou ontem a Lidaburgo e nos avisou que ele provavelmente chegaria hoje. Sabe como é, ele terminou uma campanha contra os eslavos e seu exército ainda permanece em Rostock; mesmo assim, ele fez questão de vir para o casamento do irmão — respondeu o Barão Wendell com orgulho. Seus dois filhos eram excelentes, especialmente Arod, que se tornara um pilar do Ducado de Meissen.

— É mesmo? Barão, após o casamento de Yves, o senhor partirá para o Castelo de Meissen para assumir o cargo de marechal, não é? — Sir Ivan assentiu, embora seu queixo duplo tremesse levemente sobre as dobras de gordura.

— Exatamente. O Conde Ebul já enviou a nomeação, assim como a de Arod — disse o Barão com um sorriso. Ocupar um cargo de destaque na corte do Duque de Meissen era algo que ele jamais ousara imaginar.

— O quê? A nomeação de Arod? — Sir Ivan ficou atônito. Como nobre de baixa patente, não conhecia os rumores. Era difícil acreditar que Arod, embora fosse conde, fosse tão jovem para ocupar um cargo tão alto na corte ducal. Se os vassalos veteranos soubessem disso, não ficariam de braços cruzados.

— Chanceler, o cargo dele é o de Chanceler — revelou o Barão, com uma mistura de alegria e preocupação. Ele temia que Arod não conseguisse controlar os nobres e cortesãos veteranos; era como colocar o filho sob fogo intenso.

— Chanceler? Isso é inaudito! — Sir Ivan estava chocado. O Chanceler era o administrador supremo do ducado, controlando as finanças e ocupando o posto mais importante da corte, reservado apenas aos homens de maior confiança e habilidade.

— Pois é — suspirou o Barão. Quem diria que a decadente família Wendell produziria dois ministros, concentrando os poderes militar e financeiro em suas mãos?

— Isso é como o renascimento de Pepino, o Breve, e seu filho — pensou Sir Ivan, sem ousar dizer em voz alta. Se tal pensamento se espalhasse, poderia trazer problemas para os Wendell. Os Pepinos foram chanceleres dos reis francos até que Pepino, o Breve, destituiu o rei inútil e tomou a coroa para si. Aquela ascensão vertiginosa era o sonho de qualquer família nobre ambiciosa.

— Ora, Sir Ivan, o senhor está com calor? — perguntou o Barão, estranhando ver o cavaleiro limpar o suor da testa em pleno inverno rigoroso.

— Ah, sim, é a pressa da viagem — respondeu Sir Ivan, apressadamente.

— É minha falha. O senhor veio de tão longe; vou pedir aos servos que o levem ao seu quarto, onde a lareira já está acesa para que possa descansar. — O Barão pedia desculpas quando, de repente, ouviram a voz de um soldado na torre de vigia acima do portão.

— Um grupo de cavaleiros está se aproximando!

— Quem seria? — perguntou o Barão, intrigado, já que não havia conflitos no condado de Meissen.

— Já vi! É o estandarte do Conde Arod! São eles! — gritou o soldado da torre, protegendo os olhos com a mão enquanto observava o grupo que vinha pela trilha da floresta. À frente, um cavaleiro da casa trazia o estandarte do leão negro. Havia cavaleiros montados, servos a pé e algumas carroças de suprimentos. Cercado pelos cavaleiros, um jovem nobre montava um corcel vistoso, vestindo um manto de veludo negro sobre uma túnica de lã e pele, com penas brancas adornando seu chapéu. Eles caminhavam lentamente sobre a neve em direção a Lidaburgo.

— Oh, meu filho finalmente chegou! — O Barão caminhou orgulhoso em direção ao portão, e Sir Ivan, esquecendo o cansaço, seguiu-o apressadamente. Ouviam-se os ruídos da chegada, o relinchar dos cavalos e o ranger das rodas na neve. Muitos outros curiosos observavam das janelas e galerias.

— Arod! — chamou o Barão, radiante ao ver o filho cercado por cavaleiros em armaduras brilhantes. Arod, ao avistar o pai, estampou um sorriso em seu rosto cansado. Ele estimulou seu corcel para um trote rápido e, ao chegar a poucos passos do portão, desmontou, acompanhado pelos seus homens.

— Pai, quanto tempo — disse Arod, com o rosto avermelhado pelo frio, mas sentindo-se aquecido pelo carinho de sua família. Ele estava finalmente de volta ao lar.