Seção vinte e três: Relíquia Sagrada
A aparição da Virgem, naturalmente, não poderia durar muito tempo. Contudo, quando a visão no céu desapareceu, os nobres presentes pareceram ser subitamente tocados por um chamado divino. Juraram, um após o outro, que a partir daquele dia viveriam de acordo com os padrões dos devotos mais fervorosos e que doariam uma parte de suas riquezas à Igreja. Passaram a noite inteira discutindo temas religiosos, tendo o sonho de Arod como centro de suas conversas. Assim, a noite transcorreu em uma atmosfera de profunda religiosidade. Na manhã seguinte, Arod declarou aquela floresta e o lago como áreas proibidas, sob o pretexto de que eram locais sagrados onde a Virgem havia se manifestado e não poderiam ser profanados por intrusos; na verdade, o objetivo era dar a Harvey tempo suficiente para eliminar as evidências.
Quando Arod retornava ao seu castelo acompanhado pelos nobres, montados em seus cavalos e seguidos por servos e escoltas, ao se aproximarem da torre de entrada, um homem com aspecto de monge errante e cabeça calva surgiu repentinamente da beira da estrada. Ele segurava um crucifixo feito de madeira bruta, trazia vários pequenos sacos pendurados na cintura e calçava botas pesadas e desgastadas. Sua aparência, marcada pela poeira da longa jornada, revelava imediatamente que se tratava de um peregrino.
— Quem é você? Como ousa bloquear o caminho do senhor conde? — O cavaleiro da casa que o acompanhava avançou prontamente, ordenando que o peregrino parasse e colocando seu próprio corpo entre ele e Arod, para evitar qualquer tentativa de atentado.
— Espere. Quem é você e por que interrompe minha passagem? — Arod tocou o ventre do cavalo, avançando alguns passos até ficar diante do peregrino, e o questionou.
— Poderia me dizer se o senhor é o Conde de Mecklemburgo? — perguntou o peregrino, dirigindo-se a Arod com reverência.
— Sim, eu sou Arod, o governante de Mecklemburgo — respondeu Arod.
— Que bom! Assim minha missão poderá ser cumprida — disse o peregrino, subitamente tomado por uma grande comoção. Seu rosto ficou avermelhado; embora estivesse coberto de rugas e demonstrasse um profundo cansaço devido à exposição ao sol e ao vento, seus olhos brilhavam com um fanatismo intenso.
— Que missão? — Os nobres atrás de Arod ficaram curiosos. O que haviam acabado de presenciar os tornara extremamente sensíveis a questões religiosas, e todos se aproximaram, empurrando-se para ver o que estava acontecendo.
— Sou um monge que acaba de retornar da peregrinação à Cidade Santa de Jerusalém. Enquanto rezava dia e noite no local do martírio do Filho de Deus, algo extraordinário aconteceu. — Ao ver a multidão de curiosos ao redor, o peregrino pareceu ganhar novo ânimo e começou a narrar sua experiência com uma eloquência surpreendente.
— Que coisa extraordinária aconteceu? Você viu um milagre? — Os nobres, que jamais haviam pisado na Terra Santa, nutriam um profundo interesse pelo lendário Reino dos Céus. O simples fato de ouvirem o nome de Jerusalém era o suficiente para que parassem e ouvissem atentamente, quanto mais vindo de um monge recém-chegado daquela cidade.
— Certa noite, enquanto eu confessava meus pecados, um feixe de luz incidiu sobre mim e, nele, a imagem da Virgem Maria surgiu — disse o peregrino em voz alta. Ao mencionar a aparição da Virgem, seus olhos ficaram distantes, como se estivesse sob um transe divino, o que causou arrepios nos presentes.
— Era a imagem de uma senhora idosa? Ontem, à beira do lago, vimos a imagem da Virgem aparecer no céu — disse um dos nobres mais apressados, em um momento de iluminação. Os outros concordaram prontamente.
— Exatamente. E mais: a Virgem falou comigo — declarou o peregrino, abrindo os braços e girando no meio da multidão, em um estado de grande excitação.
— Oh, Ave Maria, cheia de graça! — Os nobres, tendo vivenciado a cena inacreditável da noite anterior, abriram a boca e fizeram o sinal da cruz, acreditando piamente em cada palavra do peregrino.
— Cof, cof. — Arod, vendo que o peregrino começava a divagar demais, tossiu levemente e lançou-lhe um olhar severo. Ao notar a expressão de Arod, o peregrino baixou os braços imediatamente.
— O que a Virgem lhe disse? — insistiram os nobres, impacientes para que ele continuasse.
— A Virgem me entregou uma relíquia sagrada e ordenou que eu a levasse a um nobre conde que conquistasse os pagãos eslavos. No início, não compreendi o significado, pois, senhores, como bem sabem, o condado de Mecklemburgo ainda estava sob o domínio pagão naquela época. Retornei a pé, cheio de dúvidas, ao mosteiro no Ducado da Baviera, mas foi então que soube da vitória do nobre Conde Arod sobre os pagãos. Uma voz ecoou em minha mente: "Sim, ele é o homem que procuro". — Ao chegar a esse ponto, todos ficaram ainda mais curiosos sobre a natureza da relíquia trazida da Cidade Santa, esticando o pescoço na expectativa.
— Afinal, que relíquia é essa? Dizem que a maior parte delas está guardada em Roma; até mesmo o Santo Prepúcio já foi recolhido.
— Talvez seja algum objeto usado pelo Filho de Deus?
Enquanto o burburinho se espalhava, o peregrino retirou misteriosamente de dentro de suas vestes uma pequena caixa negra. A caixa parecia rústica e simples, mas era evidente que possuía grande antiguidade. Ele a ergueu com a mão direita, exibindo-a triunfante aos presentes, embora o conteúdo permanecesse um mistério.
— Esta é a relíquia sagrada: o tecido usado pela Virgem, no momento em que, ao amamentar o Filho de Deus pela primeira vez, ela limpou o seio com um pedaço de linho, deixando nele a marca do leite sagrado — anunciou o peregrino em voz alta.
— Uau! —
— E que milagre ela realiza?
— Ouçam todos! A Virgem me disse que, se uma mulher venerar esta relíquia, ela não sofrerá no parto e seu filho crescerá forte e saudável — anunciou o peregrino, girando entre a multidão.
— Oh! E o que acontece se um homem a venerar? — perguntou alguém mais cético, movido pela curiosidade.
— Se um homem a venerar, sua impotência e fraqueza serão curadas, e aquele que não tem herdeiros certamente os obterá.
— Oh! —
"Droga", pensou Arod, sentindo o rosto empalidecer com o absurdo, mas ele, mantendo uma postura de extrema devoção e solenidade, desmontou do cavalo e ajoelhou-se diante do peregrino. Recebeu o tal tecido sagrado e, segurando-o com ambas as mãos, exibiu-o aos nobres. O peregrino, cumprida sua missão, aproveitou o momento de distração da multidão para se retirar discretamente, desaparecendo logo em seguida pelas vielas.
— Encontrem imediatamente o melhor marceneiro para fabricar o mais luxuoso relicário. Designem cavaleiros para guardar esta relíquia dia e noite. Como ainda não temos uma igreja adequada para abrigá-la, ela permanecerá temporariamente no castelo — ordenou Arod aos seus cortesãos enquanto caminhava pelos corredores, segurando o suposto objeto sagrado, enquanto peregrinos, atraídos pela fama da relíquia, já se aglomeravam do lado de fora do castelo, ansiosos por vê-la.