Capítulo Quarenta e Seis: A Ameaça da Boêmia (Segunda Parte)

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 2395 palavras 2026-03-27 03:44:47

O toque dos sinos natalinos ecoava por todo o continente europeu. Após o colapso do Império Romano, a fé religiosa tornara-se o centro da vida das pessoas; quase todas as vilas possuíam uma igreja e cada castelo abrigava uma capela. Na noite de Natal, todos se reuniam nas igrejas para ouvir as preces e sermões dos padres, partilhar as hóstias que simbolizavam o corpo do Filho de Deus e o vinho que representava Seu sangue.

— Adam, hoje é Natal, não se afaste demais. Na igreja há muitas coisas gostosas para comer — alertava um adulto.

Mas as crianças da pequena vila mal compreendiam o verdadeiro espírito cristão. Correndo de um lado para o outro, causavam uma grande confusão que deixava os adultos exaustos.

— Essas crianças, é impossível controlar — resmungava um morador enquanto levantava a pá para retirar a neve acumulada no chão. A neve daquele ano havia sido abundante.

— Você ouviu? O conde enfureceu os boêmios. Quando a neve derreter, aqueles temíveis cavaleiros selvagens virão atacar-nos — sussurrava outro aldeão, preocupado.

— Ouvi sim. Que Deus nos proteja. Por que o conde provocaria aqueles homens? Depois do Natal, vou me mudar para o castelo. Lá as muralhas nos protegerão — dizia um terceiro, enquanto as crianças já haviam ultrapassado a cerca de madeira.

Para elas, o mundo além daquela cerca era muito mais fascinante: os bosques de framboesas doces e ácidas, o lago onde aves belas voavam, e parecia que os elfos das histórias ao pé da cama dançavam entre a relva e as árvores.

— Ei, Adam, olha o que encontrei: um rabinho de coelho! — disse uma menina rechonchuda, com um capuz longo que cobria suas orelhas. Ela puxou algo peludo do mato e orgulhosamente o aproximou do nariz do amigo. As crianças sempre tinham curiosidade por tudo.

— Ah, que tédio! Vamos competir para ver quem sobe na árvore mais rápido. É raro sairmos da vila — sugeriu um menino.

— Combinado! Vamos nessa, só essa árvore — Adam cuspiu duas vezes nas mãos e esfregou-as para se preparar, olhando para a imensa árvore que um adulto mal conseguiria abraçar. Então começou a subir.

— Ei, você está trapaceando! — gritou um dos amigos ao perceber que estava ficando para trás. Ele deu um impulso e também subiu, quase alcançando Adam. A neve caiu em flocos das árvores sendo sacudidas, e seus amigos no chão batiam palmas, enquanto um esquilo assustado espiava de sua toca.

— Haha, você perdeu, otário! — Adam sentou-se num galho grosso lá no alto, amassou uma bola de neve e lançou contra os amigos lá embaixo, que gritaram surpresos. Adam riu alto.

Mas então sua visão ultrapassou o topo da floresta, e ele percebeu uma linha negra serpenteando entre a floresta e o vale: um grupo de cavaleiros se aproximava.

— Adam, o que houve? — os amigos perguntaram, preocupados com seu grito.

— Aqueles são... — Adam os viu com clareza: homens montados, com elmos redondos de ferro, armaduras de cota de malha ou couro, lanças e escudos. Os cascos dos cavalos soavam como trovões. Quando chegaram na beira da floresta, os cavaleiros abaixaram o corpo e apertaram as pernas no ventre dos animais, que dispararam em galope veloz, parecendo uma torrente impetuosa de verão.

— Para onde vão? Não... — Adam virou o olhar para o alvo daquela investida: sua vila natal. Naquela hora, todos os adultos estavam na igreja em oração, e a guarda da vila estava mais vulnerável que nunca.

Sem hesitar, Adam desceu da árvore, quebrando vários galhos no caminho.

— Adam, o que está fazendo? — os amigos se esquivaram dos galhos caindo, assustados.

— Corram! Os boêmios estão vindo! Estamos sendo atacados! Fugi para a floresta! Eu vou avisar os aldeões! — gritou Adam, sem tempo para explicações.

O caminho da floresta até a vila não era longe, mas Adam corria como nunca, ofegante e com as pernas bambas. Pensando em seus pais e amigos, mordeu o lábio e continuou, determinado.

Ao chegar ao portão da vila, encontrou dois guardas sentados em barris, bebendo.

— Ei, Adam, quem te deixou fugir? Vou contar para seu pai, ele vai te dar uma surra! — riu um dos guardas, embriagado.

— Os boêmios estão vindo! Fechem o portão! Toquem o alarme! — Adam gritava, suando frio.

— O que? — um dos guardas se levantou, desconfiado — sabem que pegamos no pé das crianças.

— O que está acontecendo? — outro, cambaleando, foi até o portão com sua lança, sentindo o chão tremer. Com os olhos turvos, viu a aterradora visão: a cavalaria boêmia avançava em linha reta.

— Inimigos! Os boêmios estão aqui! Toquem o alarme! — gritou um dos guardas, sentindo o suor frio escorrer pelas costas. Mesmo embriagado, a cena o despertou. Tentava fechar as portas da vila.

— Dang, dang, dang... — os sinos da igreja finalmente soaram. Os homens que estavam na igreja saíram correndo, empunhando espadas e armas, enquanto mulheres e crianças gritavam e se abrigavam.

Mas o aviso foi curto demais. Alguns cavaleiros mais velozes romperam o portão da vila. Antes que os guardas pudessem erguer suas lanças, suas gargantas foram cortadas por espadas afiadas. Uma cabeça com elmo rolou dezenas de passos até parar, enquanto o corpo foi atropelado pelos cavalos boêmios.

Os cavaleiros invadiram as ruas da vila como uma inundação, o som de batalhas, gritos e golpes ressoava por toda parte. Chamas e fumaça rapidamente cobriram o céu.

— Pobres germânicos, acham que esperaria o derreter da neve para atacar? — disse o duque boêmio, de olhos verdes fulminantes, observando a vila em chamas ao lado de sua guarda de elite.

— Surpreenda-os, muito bem, senhor! — riam os seus vassalos.

— Queime, mate, saqueie! Dê uma lição aos germânicos! — ordenou o duque, deixando escapar palavras ameaçadoras entre os dentes. Esta era a vingança dos boêmios.

(Continua...)