Seção Trinta e Três: Direito de Sucessão

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3236 palavras 2026-03-27 03:44:41

A carruagem de Arold atravessou o segundo portão de Meissen e parou diretamente no espaço aberto diante da torre. Como vassalo do duque de Meissen, ele tinha o direito de entrar na cidadela interior. Atrás da carruagem vinham os cavaleiros e criados de sua casa, além de algumas carroças cobertas carregadas com seus baús e pertences. Assim que a comitiva parou, os criados da torre saíram para levar a bagagem aos aposentos destinados a Arold. Como o novo chanceler nomeado pelo duque, os servos já sabiam desde cedo quem ocuparia o quarto que só perdia em importância para os aposentos do duque e do conde Abel.

— Bem-vindo, meu senhor, conde de Mecklemburgo.

Quando Arold desceu da carruagem, o conde Abel já havia saído pela porta principal para receber pessoalmente aquele que considerava um poderoso aliado. Sobretudo naquele momento, em que o conde da Lusácia havia provocado uma guerra contra os boêmios, um conde com grande força militar merecia tamanha consideração. Além disso, Arold era seu futuro cunhado.

— Meu senhor, conde Abel.

Ao ver o belo conde aproximar-se dele com tanta cordialidade, Arold apressou o passo para recebê-lo. Afinal, o conde Abel havia sido seu antigo soberano. Mesmo que, segundo a lei, fossem agora iguais, Arold acreditava que ainda devia respeito ao herdeiro do ducado.

— Como foi a viagem? Deve estar exausto com tantos solavancos. Mandei os criados prepararem seus aposentos; poderá descansar e se instalar quando quiser. A propósito, onde está seu pai, meu senhor, o barão Wendel?

O conde Abel entrou na torre ao lado de Arold. Enquanto atravessavam as fileiras de colunas do grande salão senhorial, os cortesãos que murmuravam entre si lançaram olhares complexos ao recém-chegado. Porém, quando Arold passou por eles, todos se apressaram em curvar-se para saudá-lo. Os cortesãos bem informados já sabiam que ele era o novo chanceler do ducado de Meissen.

O barão Valk observou Arold, jovem até demais para o cargo que ocupava. Ao baixar a cabeça, seus olhos estavam repletos de inveja e fúria. Ainda assim, limitou-se a cerrar os lábios em silêncio, pois seu filho, o cavaleiro campeão André, estava prestes a agir — exatamente o que ele esperava. Sir André jamais o decepcionara.

— Meu pai alugou uma casa na cidade. Como sabe, tenho muitos criados e acompanhantes, e era necessário providenciar acomodações separadas. Ouvi dizer que a casa pertencia a um comerciante. O preço foi bastante conveniente.

Arold caminhava pelo salão que outrora havia coberto ele e sua família de vergonha. Sentia no peito uma discreta satisfação, mas não baixou a guarda. Naquele castelo ainda havia um grande inimigo observando-o das sombras, pronto para lançar-se sobre seu ponto fraco.

— Era o correto. Arold, venha comigo. Tenho um assunto importante para discutir com você.

O conde Abel assentiu. Um senhor de posição tão elevada quanto Arold naturalmente precisava de espaço adicional para acomodar seus numerosos acompanhantes e criados.

— Estou às suas ordens.

Arold havia ouvido dizer que, pouco depois do fim da campanha da Saxônia, o duque de Meissen adoecera, incapaz de suportar o peso dos anos. Todos os dias, encontrava-se cercado por sacerdotes e boticários — e, naturalmente, pela princesa Jossie, sua filha predileta.

Os dois entraram nos aposentos do conde Abel. Depois que Arold passou pela porta, o conde fechou-a cuidadosamente. Em seguida, inclinou a cabeça para escutar, certificando-se de que não havia ninguém no corredor. Só então se virou para encarar Arold.

Aquela sequência de precauções bastou para que Arold se concentrasse por completo. Pelo visto, o próximo duque enfrentava um problema extremamente delicado.

— Arold, você sabe por que insisti tanto em recomendá-lo para o cargo de chanceler e em nomear seu pai como comandante militar?

O conde Abel estalou a língua. O esgotamento fazia seu belo rosto parecer pálido. Enquanto o duque de Meissen ainda conseguia governar pessoalmente, jamais havia percebido quão profundas eram as rivalidades entre os nobres do ducado. Agora, porém, todo o peso recaía sobre seus ombros.

— Por causa do conde da Lusácia?

Arold pensou por um instante antes de responder. Na verdade, poderia ter dado a resposta de imediato, mas preferiu deixá-la girar brevemente em sua mente antes de pronunciá-la. Aquele era o castelo do duque de Meissen, não o seu castelo em Mecklemburgo.

— Exatamente, meu amigo Arold. Nunca imaginei que o poder do conde da Lusácia fosse tão grande. Ele já infiltrou seus homens em toda a corte; há espiões e informantes dele por toda parte. Enquanto meu pai ainda gozava de boa saúde, o conde não ousava agir de maneira tão aberta. Agora, porém, percebi que meus amigos estão se tornando cada vez mais escassos. Foi então que pensei na leal família Wendel. Talvez você me considere um homem desprezível, mas fui lançado numa situação em que qualquer escolha parece condenável.

No interior dos aposentos, o conde Abel falou com franqueza absoluta. Aquela sinceridade surpreendeu Arold. A mente aberta era a maior virtude do conde Abel e fazia com que as pessoas desejassem aproximar-se daquele nobre filho de duque. No entanto, diante da astúcia venenosa do conde da Lusácia, sua honestidade tornava tudo mais difícil.

— E o duque? Que conselho ele deu?

Arold ficou intrigado. Por que o duque não ajudava o próprio herdeiro? Segundo tudo o que lera em histórias sobre intrigas palacianas, não importava quão cruel e impiedoso fosse um soberano: ele sempre removia os obstáculos do caminho de seu sucessor. Por que, então, o duque não usava sua autoridade para conter a arrogância do conde da Lusácia?

— O barão Wendel nunca lhe contou sobre a história de nossa família?

O conde Abel perguntou com certa surpresa.

— Não. De fato, não sei nada a respeito.

Arold balançou a cabeça. Seria possível que houvesse algum segredo oculto na família Hermann?

— Antes da época de meu avô, o ducado de Meissen adotava um sistema de sucessão por competição. Em outras palavras, qualquer homem poderoso da família Hermann podia disputar o título de duque. Depois de uma competição cruel, o mais forte tornava-se o soberano.

O conde Abel fez Arold sentar-se numa cadeira robusta. Em seguida, tirou duas taças de prata e uma jarra do mesmo metal, serviu vinho da Borgonha e estendeu uma das taças a Arold enquanto continuava a falar.

— E depois?

Era a primeira vez que Arold ouvia falar de um sistema sucessório assim. Parecia quase uma espécie de veneno maligno, que fazia os membros poderosos de uma família lutarem entre si até que o mais forte se tornasse rei.

— Meu avô derrotou todos os outros pretendentes e finalmente tornou-se duque de Meissen. Contudo, quando realizou sua primeira viagem pelo ducado depois de assumir o título, encontrou devastação por toda parte. A guerra civil quase reduzira Meissen a ruínas. Os campos haviam sido queimados, os camponeses abandonavam suas casas, nenhuma caravana comercial passava pelas cidades e os bandidos saqueavam até as igrejas. Por isso, ele mudou a lei de sucessão. A partir de então, o título de duque passaria ao primogênito e, na falta deste, seguiria a ordem de nascimento.

— Então os outros ramos da família Hermann devem ter ficado furiosos.

Arold tomou um gole do vinho. O vinho da Borgonha era encorpado e delicioso, realmente digno de sua reputação.

— Sem dúvida. Porém, temerosos da autoridade de meu avô e de meu pai, só puderam permanecer em silêncio. Mas a força da tradição é imensa. Se eu não me tornar um governante forte, os nobres conservadores certamente se levantarão contra mim, e a guerra civil explodirá por completo.

O conde Abel suspirou. O poder era tentador, mas quem poderia imaginar que o homem sentado naquele trono na verdade se encontrava como se estivesse sobre uma fogueira?

— Entendo. Meu senhor, conde Abel, fique tranquilo. Eu e minha família o apoiaremos com todas as nossas forças. Desde que mantenhamos firmemente em nossas mãos o poder militar e o controle das finanças, não creio que os nobres consigam provocar uma grande crise. Afinal, o ducado de Meissen é governado por sua família há três gerações. A maioria das pessoas certamente ficará ao seu lado.

Arold pousou a taça, levantou-se e ajeitou as roupas. Então, com expressão solene, fez sua promessa ao conde Abel.

— Eu sabia que podia contar com você, Arold, meu mais querido amigo.

Ao ouvir a promessa, o conde Abel avançou emocionado, agarrou o braço de Arold e o abraçou com força.

— Cof, cof... Está bem, meu senhor, já chega.

Arold mal conseguiu suportar o entusiasmo do conde Abel. Pelo visto, o herdeiro do ducado não vinha tendo dias fáceis.

— Fiquei emocionado demais. Ah, há ainda outro assunto importante: o conde da Lusácia provocou por conta própria uma guerra contra o duque da Boêmia.

— O quê? Contra o duque da Boêmia?

Arold franziu a testa. Se o conde da Lusácia havia iniciado aquela guerra sem autorização, certamente escondia algum propósito inconfessável. Por isso, perguntou imediatamente ao conde Abel onde ficavam as terras do duque da Boêmia.

Como se já esperasse aquela pergunta, o conde Abel retirou um rolo de pergaminho do suporte de documentos. Nele estava desenhada a localização dos domínios do conde da Lusácia e do duque da Boêmia. Ao examinar o mapa, Arold ficou estarrecido: o conde da Lusácia havia iniciado uma guerra contra o próprio vizinho.

— Os homens do conde da Lusácia atravessaram a fronteira e atacaram de surpresa uma aldeia boêmia. Mataram os camponeses e incendiaram todo o povoado. Depois, atacaram uma caravana. Alguns dos homens a cavalo conseguiram escapar e levaram uma queixa ao duque da Boêmia. Ao saber que suas terras e uma caravana haviam sido atacadas, o duque ficou furioso.

Com as duas mãos apoiadas sobre o mapa, o conde Abel explicou a Arold todos os detalhes do ocorrido.

— Qual é a força do duque da Boêmia?

Arold mordeu o lábio enquanto fitava o mapa.

— A maior parte das terras boêmias é formada por planícies. Além disso, eles são vizinhos dos temíveis magiares e aprenderam muitas de suas táticas bárbaras, especialmente no combate a cavalo. Dizem que o duque possui mais de mil cavaleiros, entre tropas ligeiras e pesadas. No entanto, nossos espiões jamais poderiam saber o número exato de soldados sob seu comando.

O conde Abel endireitou-se, visivelmente preocupado. A cavalaria sempre fora a nêmesis da infantaria — uma verdade conhecida por todos naquele tempo. Sua mobilidade também era incomparável. Os cavaleiros podiam penetrar a qualquer momento em qualquer ponto de um território e, quando o inimigo finalmente reagisse, já teriam desaparecido no horizonte.

— Magiares? Meu Deus... Não seriam descendentes dos hunos?

Ao ouvir as palavras do conde Abel, Arold de repente se lembrou daquele povo vindo do Oriente, expulso pelas forças do Império Celestial e refugiado nas planícies da Hungria.

(Continua...)