Capítulo 27: O Covarde

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3554 palavras 2026-03-27 03:44:38

Jodo segurava um cajado de madeira rústica, que lhe servia de apoio durante a caminhada e como uma arma improvisada em momentos de perigo. Era natural que, dada a sua idade avançada, ele carregasse tal objeto. Contudo, enquanto acariciava a madeira, seus pensamentos vagavam para um passado distante, como se tivesse retornado àquele dia em que o céu escurecera de tal modo que parecia que a tinta de um tinteiro de escriba havia sido derramada do paraíso. Naquela ocasião, o brilho das chamas refletia-se em seu rosto, enquanto uma multidão emergia das ruas estreitas; as sombras das construções antigas e das ruínas, projetadas pela luz das tochas, contorciam-se como se estivessem rastejando para fora da escuridão dos tempos remotos.

"Deus meu", murmurou ele. Naquela época, o rosto de Jodo não possuía tantas rugas e seus olhos eram tão afiados quanto os de uma ave de rapina. Seus cabelos caíam sobre os ombros e ele vestia uma cota de malha fina, com uma espada longa pendurada na cintura. Estava diante de uma mansão aristocrática de telhado triangular, observando os plebeus de semblantes hostis e vestes esfarrapadas. O ódio e o rancor estampados em seus rostos, somados aos porretes e forcados que empunhavam, conferiam-lhes uma coragem crescente devido ao seu grande número.

"Matem-na! Matem-na!", rugiam os plebeus. O ímpeto daquela massa era como uma onda irresistível. Os guardas da família, postados diante da mansão com suas alabardas, revelavam medo em suas faces e, pressionados pela turba, eram forçados a recuar passo a passo.

"Retirem-se para dentro da mansão!", ordenou Jodo, ao ver a superioridade numérica dos amotinados. Ele sabia que, com as paredes de pedra sólida e o portão robusto, poderiam resistir por um tempo, embora a residência nobre não fosse uma fortaleza, sendo apenas ligeiramente mais resistente que as casas dos comuns.

"Bum!", o som ecoou quando os soldados se refugiaram e trancaram o pesado portão, reforçando-o com uma viga de madeira. Do lado de fora, a multidão, ao ver os soldados recuarem, lançou-se contra o portão, golpeando-o violentamente com punhos, porretes e outros objetos contundentes.

"Sigam-me", ordenou Jodo. Percebendo que os amotinados se aglomeravam no estreito acesso, ele conduziu seus homens até o terraço acima do portão e ordenou que os criados trouxessem água fervente. O portão de pedra possuía quatro aberturas de drenagem circulares em seu topo. Jodo ordenou que a água escaldante fosse despejada nos dutos. Instantaneamente, o líquido quente desceu, escaldando e espalhando pânico entre os que se amontoavam na entrada.

"Malditos! Matem-nos!", gritaram os outros amotinados, recuando diante da cena. Contudo, mantiveram-se ao redor da casa, sem ousar avançar. Foi então, quando Jodo se preparava para respirar aliviado, que presenciou uma cena que o deixou chocado e furioso.

"Clang, clang, clang..." Um grupo de homens aproximava-se por outra rua lamacenta e suja. Vestiam trajes verdes impecáveis, portavam tochas, lanças e espadas. Entre eles, soldados com armaduras adornadas com o emblema da flor-de-lis verde — guardas de uma linhagem nobre — marchavam acompanhados por aristocratas em mantos coloridos, cujos rostos ostentavam sorrisos cruéis.

"Malditos, vão para o inferno! Guardas, protejam o portão!", ordenou Jodo. Ao reconhecer os nobres, ele soube que a derrota era certa; as forças influentes da cidade haviam se unido, e seu poder era suficiente para tomar aquela residência mal protegida. Ele desceu do terraço e apressou-se para os fundos.

A mansão, erguida por gerações, possuía altos muros, pátios e corredores. Jodo buscava freneticamente, enquanto os criados, em pânico, corriam como moscas sem cabeça. Todos sentiam a iminência da catástrofe.

"Viram a senhora? Viram a senhora?", perguntava Jodo a cada criado que cruzava seu caminho.

"A senhora está no quarto com o seu filho", respondeu finalmente um deles.

"Bang!", Jodo empurrou a porta de madeira do quarto com força, fazendo-a ressoar. No leito, uma bela mulher de cabelos dourados estava sentada. Vestia um longo traje branco com franjas, e seus fios dourados pareciam emitir luz mesmo na penumbra. Ela estava sentada em uma cadeira de madeira, com a mão direita repousada sobre um berço de carvalho, cujas colunas haviam sido polidas e pintadas de marrom. Dentro, envolto em lã macia e cobertores de flanela, dormia um bebê.

"Senhora", disse Jodo, entrando a passos largos. O tilintar de sua cota de malha e de sua espada fez com que o bebê se remexesse e choramingasse.

"Shh, fale baixo, Jodo", pediu a bela mulher, lançando-lhe um olhar de repreensão. Enquanto o caos reinava lá fora, ali parecia reinar uma quietude eterna.

"Senhora, parta logo! A família Lundin e outros nobres uniram-se aos amotinados. Nossos soldados não resistirão por muito tempo. Fuja, eu a protegerei!", disse Jodo, tomado pela ansiedade.

"Não, não posso mais fugir. Eles não desistirão enquanto não me encontrarem. Meu caro Jodo, meu cavaleiro, leve meu filho e fuja", disse a jovem, com os olhos azuis cheios de tristeza. Ela conhecia sua situação, mas não esperava que aqueles a quem considerava amigos, aqueles que ela ajudara e que frequentavam seus banquetes, estivessem agora atacando-a impiedosamente.

"Não, senhora. Jurei protegê-la com minha vida. Não pode me pedir para quebrar meu juramento", insistiu Jodo, com a fúria queimando em seu peito. Se fosse possível, ele mataria cada um daqueles traidores.

"Se ainda me considera sua senhora, obedeça à minha última ordem: leve minha filha, fuja desta cidade cheia de demônios e garanta que ela viva em paz e segurança." A jovem mulher agora soluçava, cobrindo os lábios com a mão. Ao olhar para a criança inocente no berço, sua determinação tornou-se absoluta.

"Por que ele não vem salvá-la?", rosnou Jodo, tremendo de fúria e apertando os punhos.

"Ele tem seus motivos. Ele é o pai do meu filho, o homem que mais amo. Se o meu sacrifício puder protegê-lo, então é o que farei." A mulher cessou o choro e, com firmeza, levantou-se, pegou o bebê e o beijou. O abraço parecia que duraria uma eternidade.

"Bum!" Um estrondo violento ecoou. Jodo sacou sua espada, alerta. Ele sabia que o portão estava sendo atacado; os nobres tinham meios de derrubá-lo, e uma vez rompido, não restaria refúgio.

"Jodo, leve-a e vá. Você sabe como sair daqui", disse a mulher, entregando-lhe o bebê cuidadosamente envolto. Ela estava pálida e exausta, apertando um pequeno crucifixo de ouro ao pescoço.

"Oh", gemeu Jodo, olhando para a mulher que aceitara seu destino. Ele precisava seguir a ordem dela, como sempre fizera. Ao chegar à porta, pegou uma besta decorativa pendurada sobre a lareira e a prendeu às costas.

"Por aqui, meu senhor", disse um criado leal, guiando Jodo até a cozinha, onde havia uma passagem secreta. Naqueles tempos perigosos, os nobres sempre reservavam uma rota de fuga.

Após atravessar o túnel estreito, Jodo, com o bebê nos braços, emergiu em um armazém abandonado. Havia deixado a cota de malha para trás, vestindo apenas uma camisa de linho comum, com uma capa cinza sobre os ombros, espada e aljava na cintura, e a besta nas costas. Ele saiu do armazém, cobrindo a saída com pedras e feno. Caminhou pelos becos sujos, habitualmente cheios de prostitutas e mendigos, mas que agora, devido aos distúrbios, estavam desertos. Jodo aproximou-se cautelosamente da esquina, de onde podia ver o que ocorria diante da mansão.

"Uau!", gritaram os amotinados. Enquanto ele fugia, o portão fora rompido. Corpos de guardas jaziam à entrada, atravessados por flechas. Ao lado dos amotinados, estavam os nobres e seus soldados.

"Pegamos! Pegamos a prostituta do demônio!", exclamaram os amotinados, jubilosos. Arrastaram a mulher de vestido branco para fora da mansão. Ela estava pálida, com os olhos quase fechados, segurando com as mãos os cabelos dourados que os agressores puxavam. Mesmo diante daqueles rostos distorcidos, ela mantinha uma dignidade serena, como um anjo caído na terra. As mãos sujas dos agressores a profanavam, e o vestido branco rasgava-se, expondo sua pele delicada.

"Oh, não, não! Deus, salve-a, salve-a!", lágrimas quentes escorriam pelos olhos de Jodo. Seus braços, antes fortes, estavam agora impotentes; ele só podia assistir.

"Matem! Matem!", gritavam os amotinados, pisoteando o chão como se estivessem em um banquete. Seus rostos eram máscaras de crueldade e prazer. A jovem mulher, arrastada para o centro, parecia um cordeiro levado ao matadouro.

Um nobre de meia-idade, vestido com um manto de lã verde e um chapéu de feltro, com olhos esverdeados e nariz adunco, sorriu com desdém. Ele ergueu a mão, silenciando a turba. Aproximou-se da mulher e, com um movimento preciso e impiedoso, desferiu um golpe de espada em seu pescoço.

"Não!", os olhos de Jodo quase saltaram das órbitas. Suas mãos apertadas feriam a própria palma sem que ele percebesse. A senhora que ele jurara proteger fora assassinada; ela era inocente, mas morrera daquela forma, e ele nem sequer podia recolher seu corpo.

"Sou um covarde, um covarde que quebrou seu juramento", murmurou Jodo, acariciando o cajado. Seus olhos perderam o brilho e suas mãos, a força. Ele já não era um cavaleiro orgulhoso; era apenas um homem covarde.