Capítulo Quarenta e Sete: Namorando
A noite de Natal em Castelo de Meissen foi passada em grandes banquetes. Quando Arlindo acordou, já era meio-dia do dia seguinte. Ele sentou-se na cama, segurando a cabeça, sem saber quanto vinho tinha bebido. Ao erguer-se, notou com espanto que havia alguém de pé ao seu lado. Levantando o olhar surpreendido, viu que se tratava da princesa Josete. A bela princesa vestia um vestido branco de cintura justa, com o peito bordado de pérolas deslumbrantes. A saia rodada exibia centenas de dobras, e a fita que cingia a cintura estava incrustada de pedras preciosas e ouro. Os longos cabelos da princesa Josete caíam em ondas sobre os ombros, adornados por uma tiara com uma gema de âmbar. Suas mãos delicadas seguravam uma tigela de sopa fumegante.
— Vossa Alteza, o que faz aqui? Onde estão os meus criados? — Arlindo saltou imediatamente da cama. Olhou para as próprias roupas; felizmente, embora estivessem um pouco desalinhadas, parecia nada ter acontecido. Roubar a virgindade de uma princesa antes do matrimônio seria um evento político de enormes proporções.
— Senhor conde, perdoe-me a intrusão. Fui eu quem ordenou aos seus criados que não o perturbassem — disse a princesa Josete, exibindo um sorriso encantador enquanto lhe entregava a tigela. Tratava-se de um caldo de ervas para curar a ressaca. Após bebê-lo, Arlindo sentiu de imediato que a dor de cabeça desaparecia. Vendo-o terminar a sopa, Josete acomodou-se numa cadeira de madeira, enquanto Arlindo tentava ajeitar as vestes às pressas. Percebendo a inutilidade do gesto, acabou por parar, esboçando um sorriso constrangido.
— Bebi demais ontem à noite. Vossa Alteza é excessivamente bondosa comigo — justificou-se Arlindo, coçando a nuca.
— Não tem importância. Meu irmão também ficou completamente embriagado e, afinal de contas, sou sua noiva — assentiu a princesa Josete, olhando-o com elegância. Naquele instante, sós no aposento, o ambiente tornou-se ligeiramente embaraçoso. Embora estivessem noivos, era a primeira vez que se encontravam a sós sabendo da verdadeira identidade um do outro.
— Ah... hã... — Arlindo constatou então que não fazia ideia de como cortejar alguém. Embora já tivesse desfrutado dos prazeres carnais com mulheres e fosse, biologicamente, um homem maduro, nas profundezas da sua alma jamais tivera uma companheira verdadeira.
— O que se passa? Há algo engraçado, senhor conde? — inquiriu a princesa Josete, fitando-o com os seus olhos de um azul límpido. Na verdade, ela também estava algo nervosa e apreensiva. Embora já nutrisse carinho pelo jovem conde em segredo, a perspetiva de se casar com ele e assumir o papel de esposa causava-lhe um certo frémito na alma.
— É a primeira vez que me sento tão perto de Vossa Alteza. É verdade que vai casar-se comigo? — perguntou Arlindo, um tanto derrotado. Aquela sensação era pior do que enfrentar os eslavos no campo de batalha. A nobreza e a beleza naturais da princesa Josete impunham um peso esmagador a Arlindo, cuja essência espiritual não passava de um simples rapaz moderno.
— Naturalmente. Em breve trocaremos os nossos votos na igreja e serei uma boa esposa — respondeu a princesa Josete, sem compreender o porquê daquelas palavras, pois sentia um amor genuíno pelo jovem conde.
— Humm... — Arlindo contemplou a face pura da princesa Josete e foi tomado pela angústia. Poderia ele ferir aquela mulher bela e adorável apenas para consolidar o seu poder político? Perguntou-se a si mesmo quando se tornara tão desprezível, franzindo o cenho enquanto mordiscava os lábios.
— Disse algo que o tenha ofendido, senhor conde? — Vendo o semblante de Arlindo, que parecia travar uma intensa batalha interior, a princesa Josete levantou-se sobressaltada. De súbito, viu-o dar um passo em sua direção, como se tivesse tomado uma decisão irrevogável.
— Princesa, peço perdão pela ousadia... por favor, dispa as suas vestes...
— O quê? — A princesa Josete empalideceu de horror, fitando Arlindo com o rosto desprovido de cor, incapaz de entender tal exigência.
Lá fora, na vila sobranceira ao castelo de Meissen, os plebeus saíam para as ruas, entregues aos afazeres quotidianos. Ouvia-se o bater rítmico das bigornas na ferraria, os pregões dos mercadores no mercado e as vozes rudes dos homens em animada conversação. Mulheres com cestos na mão compravam provimentos, crianças corriam a brincar, e um ébrio, expulso a empurrões por um estalajadeiro corpulento, rebolava-se na lama enquanto praguejava. Ao longe, os sinos da igreja ecoavam solenes.
— Clop, clop, clop... — Um cavaleiro jovem avançava a cavalo pela rua, seguido por uma mulher envolta num capuz e vestida com uma túnica cinzenta-clara. O vestuário de ambos era singelo, assemelhando-se a um jovem casal de proprietários rurais comuns. Embora a montaria do homem ostentasse um pelo lustroso e bem tratado, revelando desvelo, as suas roupas e a espada à cinta não valiam grande coisa.
— Senhor conde, é prudente sairmos assim do castelo? — inquiriu a mulher, sob o capuz, com a voz trémula. Embora outrora acompanhasse o irmão para fora das muralhas, esta era a primeira vez que o fazia na companhia do seu pretendente oficial, sem contar com o alvoroço que se geraria se descobrissem uma princesa a caminhar livremente pela vila.
— Não tema, Vossa Alteza. Viajamos incognitos, ninguém nos reconhecerá. A partir de agora, teremos de adotar nomes falsos. — O cavaleiro era o próprio conde de Meclemburgo, noivo da princesa Josete. Haviam escapado do castelo sem escolta alguma para deambular pela povoação vizinha de Meissen.
— Oh, então chamarei-me Gabriela! — De índole viva e avessa a peias, a princesa Josete, após cavalgar um pouco ao lado de Arlindo, já perdera o receio de ser reconhecida. Era, ademais, a primeira vez que perscrutava a povoação a cavalo, uma experiência totalmente distinta de a observar do alto das torres da fortaleza.
— Gabriela, a arcanja? Fascinante. Então eu serei Miguel — retorquiu Arlindo com um sorriso leve ao ouvir a escolha bíblica da princesa, entrando na brincadeira. Entre os europeus, contudo, era hábito comum adotar nomes de figuras sagradas, pelo que nada havia de insólito nisso. Quando Arlindo decidira que não sacrificaria a felicidade de Josete em prol de interesses políticos, mentalizou-se de que viveria o seu primeiro romance. Na sua perspetiva, o amor devia começar por um passeio a compras, mas a condição régia da princesa impedia-a de abandonar o castelo livremente; por isso, exigira que ela trocasse as ricas vestes aristocráticas por uma túnica comum de criada e ocultasse o rosto sob um capuz.
— Onde há tanta animação? Será o mercado? — A princesa Josete olhava fascinada para o bulício do mercado, personificando a máxima de que nenhuma mulher resiste a um passeio de compras. Como um pássaro recém-liberto da gaiola, demonstrava um interesse voraz por tudo o que a rodeava.
— Desmontemos e vamos a pé — propôs Arlindo, apeando-se de imediato para segurar-lhe a mão e ajudá-la a descer. Caminhavam lado a lado como um casal vulgar, enquanto a princesa ora examinava uma mercadoria, ora tocava noutra.
— Minha senhora, olhem para isto, é uma raridade absoluta! — Um mercador sagaz não tardou a oferecer a sua mercadoria ao casal que segurava o cavalo. Exibia bugigangas variadas que, aos olhos de Arlindo, não passavam de artigos grosseiros, mas que pareciam fascinantes a Josete, habituada ao ouro e às pérolas da corte de Meissen, detendo-se em quase todas as bancas.
— Senhora, vejam esta peça trabalhada pelo melhor artesão ao serviço do duque de Meissen, esculpida por suas próprias mãos nos tempos livres. Ora vejam, o preço é deveras vantajoso. — Um mercador de chapéu achatado, dentes amarelados e cabelo grisalho e desalinhado estendeu uma escultura de madeira a Arlindo e Josete. Tratava-se de um objeto trivial, um par de cisnes esculpidos, mas a menção ao duque despertou a curiosidade de ambos.
— Ah, e que mais fez esse exímio artesão para o duque? — inquiriu Arlindo, intrigado.
— Oh, meu Deus, desconhecem? É uma verdadeira obra-prima! Dizem que o senhor duque ficou rendido, considerando-a a mais bela escultura de todo o ducado — respondeu o mercador, baixando o tom de voz com um ar misterioso ao perceber que tinha peixe na linha, ciente de que qualquer plebeu ou fidalgo menor se compraz com mexericos da corte.
— Vamos, não faça suspense e diga logo — ordenou Arlindo, impaciente com as artimanhas do negociante.
— Pois bem, pois bem... Trata-se de um objeto esculpido em madeira nobre, revestido a ouro e incrustado de pérolas, de uma beleza indescritível... O bacio do senhor duque de Meissen! — O mercador abriu os braços e ergueu o queixo, como se revivesse a grandiosidade da obra, mas, ao ouvir o desfecho, Arlindo e Josete quase perderam o equilíbrio.
— Um bacio de ouro?
— Exatamente! Bem, toss, é sem dúvida um artefato notável, afinal pertencia a uma figura tão ilustre quanto o duque de Meissen — justificou-se o mercador, visivelmente embaraçado, insistindo no estatuto nobiliárquico do proprietário.
No fim, Arlindo acabou por adquirir os cisnes de madeira, como forma de premiar o esforço daquele dedicado comerciante medieval. A princesa Josete riu-se pelo caminho inteiro, segurando a estatueta. Semelhantes disparates jamais ocorreriam entre as maquinações da vida palaciana.
— Hi, hi, hi... o bacio de ouro do meu pai! — Josete tapava a boca com esforço, sacudindo os ombros para conter o riso, incapaz de acreditar que, fora dos muros, o vaso de noite paternal servisse de argumento publicitário a um mercador. Vendo-a tão alegre, Arlindo relaxou e devolveu-lhe o sorriso.
— Maldito ladrão, ousaste roubar-me a bolsa! Juro que te decepo o pulso...
— Oh, meu Deus, perdoai-o, é apenas uma criança! — Enquanto caminhavam pela rua, Arlindo e Josete depararam-se com um aglomerado de pessoas numa encruzilhada, de onde vinham gritos de disputa e o tinir agudo de uma espada a ser desembainhada.