Capítulo 42 — Medo

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3232 palavras 2026-03-27 03:44:45

O conde de Weimar despertou de seu sono profundo nas primeiras horas da manhã. Sentou-se e lançou um olhar para sua jovem e bela esposa, que ainda dormia serenamente. Cuidadosamente, ergueu um dos cantos da colcha. Com mais de cinquenta anos, Weimar estava em seu terceiro matrimônio; a primeira esposa falecera de tuberculose, e a segunda, durante o parto. Por essa razão, o conde devotava uma afeição extraordinária à atual consorte, apesar de ela descender de uma família de mercadores e não possuir sangue nobre. Embora a origem plebeia da condessa gerasse profundo descontentamento entre a nobreza da província de Weimar, tal circunstância não diminuía em nada a paixão crepuscular do conde.

— Meu senhor conde. — Ao cruzar a porta do quarto e soltar um sonoro bocejo, o conde foi prontamente saudado por um criado pessoal, que lhe lançou um pesado manto sobre os ombros. Vestido com a vestimenta costurada a partir de trinta peles de lontra, Weimar caminhou até a janela no fim do corredor. Inclinou-se para fora, contemplando a alva espessura da neve que cobria os torreões do castelo e os telhados das casas ao redor. No pátio, os guardas sentavam-se sobre barris de madeira junto ao portão, com as alabardas encostadas às paredes, enquanto passavam de mão em mão cantis de couro repletos de vinho. Os plebeus curvaram-se sob o frio para realizar as tarefas mais pesadas, ao passo que nas ruas da vila vizinha, quase desertas, erguiam-se finas colunas de fumaça das chaminés. O vento cortante uivava, penetrando pela gola do conde e fazendo-o apertar o agasalho contra o corpo.

— O que será aquilo? — Embora estivesse na casa dos cinquenta, a vista do conde de Weimar continuava excelente. Ele avistara um mensageiro a cavalo galopando furiosamente pela estrada em direção ao castelo. Quem enviaria um emissário em pleno inverno rigoroso? — perguntou-se com curiosidade.

— Quem vai lá? — O sentinela no alto da portaria avistou o cavaleiro que se aproxima e bradou, apontando a alabarda na direção do visitante.

— Sou o emissário do senhor duque de Meissen. Trago uma mensagem para o conde de Weimar. — O cavaleiro contedeu as rédeas da montaria e respondeu ao soldado.

— Um emissário do duque? — Ao ouvir tal nome, o guarda abriu imediatamente a passagem. Tratava-se do emissário do suserano supremo do conde.

O mensageiro adentrou a fortaleza, dirigiu-se diretamente à torre principal onde residia o nobre, desmontou e penetrou no grande salão. O conde de Weimar, vestindo já sua túnica de corte germânico e um pingente de esmeralda ao pescoço, desceu os degraus de pedra para o salão, onde o emissário o aguardava de pé, em posição firme.

— Sê bem-vindo. Que ordens traz o senhor duque? — inquiriu o conde com curiosidade, enquanto tomava assento em sua cadeira senhorial.

— Nobre conde, trago-vos uma ordem escrita da parte de meu senhor. — O emissário retirou do peito um rolo de pergaminho, cujo centro exibia um largo pingo de cera vermelha lacrado com o brasão ducal.

— Ah? — O semblante do conde tornou-se severo. Ele fez um gesto ao criado particular, que prontamente se adiantou para recolher o documento e entregá-lo ao amo. O conde examinou o selo, reconhecendo de imediato o brasão da casa ducal. Contudo, habitualmente, o duque de Meissen limitava-se a enviar recados verbais; o uso de uma comunicação formal revestia a situação de gravidade incomum.

— Isto... — Ao inteirar-se do teor da mensagem, o conde sobressaltou-se. O texto informava que, devido à provocação precipitada do conde de Lusácia contra a Boêmia, o duque da Boêmia declarara formalmente guerra ao Ducado de Meissen. Consequentemente, para repelir a ofensiva boêmia, era imperativo mobilizar as forças dos vassalos, estipulando cotas rigorosas quanto à quantidade e à qualidade das tropas a serem enviadas. Caso algum senhor recusasse o envio de contingentes para auxiliar o duque na defesa contra os boêmios, estaria obrigado ao pagamento de uma taxa de isenção militar, cujo montante seria calculado com base na extensão de suas terras e títulos.

— Nobre conde, se jáastes por concluída a leitura, rogo-vos uma resposta imediata para que eu possa retornar a Meissen e prestar contas. — Disse o emissário com mesuras.

— É um absurdo sem precedentes! Jamais houve regra que obrigasse os vassalos a equipar os soldados de tal maneira. — Exclamou o conde, visivelmente irritado com o pergaminho nas mãos.

— Nobre conde, isso se deve ao fato de enfrentarmos os temíveis boêmios, além de circularem rumores de que os magiares poderão aproveitar a ocasião para atacar-nos, sob o pretexto de socorrer seus aliados. — Retrucou o emissário com evidente apreensão.

— O quê? Os magiares? — Os lábios do conde tremeram levemente. Seus olhos revelaram um vislumbre de puro pavor. Tornou a ler a carta, levantou-se e deu alguns passos agitados diante de seu trono: — Tal exigência contraria todos os costumes vigentes. Devo consultar os demais nobres antes de dar uma resposta. Meus criados vos conduzirão a um aposento para vos conceder repouso.

— Certamente, aguardarei vossa decisão, nobre conde. — Após uma reverência, o mensageiro retirou-se na companhia do criado. Deixado a sós, o conde de Weimar não sabia o que fazer. As terras sob sua jurisdição direta mal podiam reunir duzentos homens que satisfaçam as exigências ducais, sendo o restante composto por camponeses despreparados. Se enviasse seus únicos duzentos soldados devidamente armados e couraçados, o que seria de suas terras caso os ferozes magiares as invadissem?

— Meu amor, o que te aflige tanto? — Nesse exato momento, a condessa, ainda envolta no sono e vestida com uma camisola branca de franjas, adentrou o grande salão com passos graciosos, fitando o marido com expressão de genuína inquietação.

— Ora, minha pérola, como ousas apresentar-te assim? — Vendo a esposa descalça e em trajes de dormir no meio do salão, o conde levantou-se num ímpeto de repreensão afetuosa.

— Desapareceste de vista ao amanhecer, era natural que viesse procurar-te. — Replicou a condessa, inflando as bochechas e deixando soltos os longos cabelos.

— Está bem, a culpa foi minha. É que a chegada do emissário do duque trouxe-me um grave problema, e ando deveras preocupado. — Resignou-se o conde. Ter uma esposa tão jovem tinha seus encargos, embora ele próprio saboreasse cada momento daquilo.

— Deixa-me ver. — Ao notar o documento nas mãos do marido, a condessa aproximou-se e, com um movimento ágil, arrebatou-lhe a folha. A flexibilidade de sua cintura jovem apanhou o conde desprevenido; ele apenas riu alto, pondo-se a perseguir a esposa ao redor do pesado trono senhorial, parecendo um cão de caça idoso a tentar alcançar, sem fôlego, uma lebre branca.

— Como assim? Vais marchar para a guerra outra vez? — Ao inteirar-se do conteúdo, a condessa atirou o papel ao chão com irritação, pisando-o com força numa demonstração de despeito. Cada partida do conde significava deixá-la solitária no castelo, algo intolerável para a jovem.

— Se o chamado é do duque de Meissen, sou obrigado a cumprir meu dever feudal. — Suspirou o conde, resignado. Como vassalo, tinha o dever de marchar ao lado do suserano, embora combater boêmios e magiares estivesse longe de lhe inspirar confiança.

— A carta menciona a possibilidade de pagar a taxa de isenção, não é? Deixa-me calcular os custos: se enviarmos tropas, teremos de arcar com o equipamento, as armas e, além disso, as perdas decorrentes da interrupção da lavoura na próxima primavera... Hum... — A condessa agachou-se, apanhou uma palha seca usada para isolar a umidade do solo e começou a fazer rabiscos na poeira. O conde observava-a em silêncio. Filha de mercador, possuía uma agudeza matemática notável; o conde confiava-lhe a administração de todas as despesas da fortaleza. Em poucos instantes, ela concluiu que pagar a taxa pecuniária seria financeiramente bem mais vantajoso do que mobilizar o contingente.

— No entanto, não incluí nos cálculos os resgates nobiliários e os despojos de guerra caso obtivesses a vitória. — Comentou a condessa, erguendo-se após terminar os cálculos.

— Vencer a coalizão dos boêmios e dos magiares? Minha querida, deixa de sonhos; voltar com vida já será uma grande ventena. — O conde examinou os números, reassumiu o trono com satisfação e tomou a sua decisão.

— Mas os magiares são assim tão terríveis? — Inquiriu a jovem condessa, apoiando-se no espaldar da cadeira e pousando a mão sobre o ombro do marido.

— Ah, és ainda demasiado jovem, minha esposa. Há dezenas de anos, acompanhei o duque de Meissen numa campanha para repelir uma invasão magiar. Naquela época, o duque mobilizou quase todas as suas forças, e todos os vassalos participaram. Uma das divisões, liderada pelo conde de Turíngia, encontrou o exército magiar junto ao Danúbio. Mais de trezentos homens... Oh, meu Deus, foram aniquilados até ao último. Quando lá chegámos para prestar socorro, deparámos apenas com cadáveres espalhados e uma infinidade de flechas. O corpo do conde de Turíngia fora esquartejado e espetado em cinco estacas pontiagudas; ainda se podia ver o espanto e o horror congelados em sua face. Nem um único sobrevivente restou no campo de batalha; ninguém escapou, tal qual um rebanho levado ao matadouro. — Contou o conde com a voz trêmula, incapaz de apagar da memória aquela visão, mesmo após tantos anos decorridos.

— E depois? Chegastes a combater os magiares? — Perguntou a condessa, ávida por saber o desfecho.

— Não. Ao deparar com o destino do conde de Turíngia, o duque de Meissen ficou profundamente chocado. Mais tarde, enviou um emissário carregado de tesouros e ouro aos magiares, como indemnização para assegurar que contornassem nossas terras. Ah, quão ridículo parece agora, mas todos os vassalos que testemunharam aquela carnificina compreenderam a decisão do duque. Aqueles demônios não são criaturas que os homens possam derrotar. Que Deus nos proteja de voltar a cruzar com tais monstros. Direi ao intendente que reúna a quantia devida para ser enviada a Meissen, e nós permaneceremos em segurança dentro de nossas muralhas.