Seção Trinta e Nove: O Contra-ataque do Conde de Lausitz

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3402 palavras 2026-03-27 03:44:44

— Excelência, Conde de Lausitz, Arude e os outros já estão agindo.

Mal o conde de Lausitz terminara de comer a refeição trazida pelos criados e vestira a camisa de seda, o frei Roberto irrompeu no aposento para prestar-lhe contas.

— Não se aflija. O que aconteceu?

Sentado numa cadeira acolchoada, o conde tinha duas criadas postadas a seu lado. Cada uma segurava uma ponta de seus longos cabelos e puxava com força, antes de começar a penteá-los. Os nobres medievais costumavam usar os cabelos compridos e, por isso, precisavam cuidar deles meticulosamente todas as manhãs. O tempo gasto com o penteado e a aparência não ficava atrás do das damas nobres. Depois de pentearem os fios, as criadas ainda espalhavam uniformemente um óleo perfumado, para que os cabelos longos adquirissem um brilho sedutor.

— Hoje cedo, o barão Wendell foi com Arude ao acampamento militar do castelo.

— E o que há de extraordinário nisso? O barão Wendell é o responsável pelas forças armadas. Não é perfeitamente natural que vá inspecionar o acampamento?

O conde de Lausitz pegou um espelho de mão e examinou o rosto de ambos os lados. Parecia bastante satisfeito com o trabalho das criadas.

— Mas ontem eles foram visitar o duque junto com o conde Abel. E, no caminho, dispensaram todos os médicos e criados.

— O quê?

O conde de Lausitz não estava preocupado com o acampamento de Mason. Conhecia muito bem o tipo de homens que servia ali. Para os nobres, apenas os cavaleiros constituíam uma verdadeira força militar. Contudo, ao saber que Arude e os outros haviam visitado o duque de Mason, ficou tenso e mandou as criadas se retirarem.

— Meu senhor conde?

Ao ver o semblante do conde de Lausitz se tornar grave, o frei Roberto não pôde deixar de se lembrar dos rumores que circulavam na corte. Dizia-se que o duque de Mason adoecera pouco depois de beber um vinho proveniente das cidades-Estado italianas do sul. Somando isso à carga de mercadorias que os três irmãos Javalis haviam trazido secretamente do sul, o frei Roberto sentiu um calafrio percorrer-lhe as costas. Entretanto, agora que estava completamente preso à mesma carruagem que o conde de Lausitz, sabia muito bem o que devia e o que não devia dizer.

— Sabe o que eles conversaram?

O conde de Lausitz sabia que o frei Roberto havia comprado a lealdade de alguns criados da corte. Esses homens haviam se tornado seus melhores informantes, por isso decidiu interrogá-lo.

— Infelizmente, ninguém conseguiu se aproximar. O conde Abel e Arude ficaram pessoalmente guardando a porta. Nosso informante não teve como chegar perto.

— Entendo. A partir de agora, redobre a vigilância sobre os aposentos do duque. Diga aos médicos que ninguém está autorizado a visitá-lo. Sua Excelência precisa descansar bastante.

Bastava informar aos médicos que aquela era uma ordem do conde de Lausitz. Eles não ousariam desobedecer, pois temeriam a retaliação do conde.

— Sim, meu senhor.

O frei Roberto curvou-se diante do conde de Lausitz e deixou o aposento. A porta ainda não havia sido fechada quando, já no corredor, ouviu o conde ordenar ao criado pessoal que permanecia do lado de fora:

— Traga-me o comerciante Jeff.

Jeff usava o gorro macio tão comum entre os mercadores. Vestia uma túnica de mangas compridas, que lhe cobria o corpo inteiro, de um tom entre o preto e o cinzento. Assim que recebeu a ordem do conde de Lausitz, partiu imediatamente de sua casa mercantil rumo ao castelo.

Desde que o frei Roberto perdera o mosteiro, passara a subornar pessoas e a eliminar, em nome do conde, alguns indivíduos inconvenientes. Com isso, conquistara a confiança de Lausitz. Afinal, o conde não podia enviar os três irmãos Javalis sempre que precisasse eliminar um adversário político; se o fizesse, as pessoas logo perceberiam a ligação com ele.

— Parece que hoje há muita agitação no castelo.

Depois de entrar no castelo, Jeff ouviu, vindo do acampamento militar normalmente silencioso, o estalar de chicotes e os gritos lancinantes de homens sendo castigados. Por isso, perguntou ao criado pessoal do conde de Lausitz, que caminhava à sua frente:

— Ah, ouvi dizer que o conde Arude está reorganizando o acampamento militar — respondeu o criado enquanto caminhava.

— É mesmo?

Jeff lançou um olhar na direção do acampamento e começou a ponderar de que lado deveria ficar: do conde de Lausitz ou de Arude. Embora o condado de Meclemburgo lhe tivesse causado uma profunda impressão, a influência do conde de Lausitz era imensa. Um era um conde recém-surgido; o outro controlava o ducado de Mason havia muitos anos. Na disputa entre dois grandes poderes, quem Deus escolheria? Aquilo lhe dava uma dor de cabeça.

Enquanto Jeff se atormentava com tais pensamentos, chegou sem perceber diante do aposento do conde de Lausitz. O criado pessoal abriu a porta de madeira e fez-lhe um gesto convidando-o a entrar.

Jeff apressou-se em ajeitar o gorro e alisou as dobras da roupa. Se o conde Abel era o governante visível do ducado de Mason, Jeff sabia perfeitamente que o homem que estava prestes a encontrar era o verdadeiro regente do ducado.

— Nobilíssimo conde de Lausitz, por que motivo Vossa Excelência convocou o humilde Jeff? Como posso servi-lo?

Ao entrar no aposento, Jeff viu o conde de Lausitz parado diante da janela, de costas para ele. Correu a ajoelhar-se sobre um joelho, segurou a mão direita que o conde lhe estendia e beijou o anel em seu dedo, exibindo no rosto um sorriso servil.

— Jeff, desde que o frei Roberto o recomendou a mim, você tem me servido com extrema lealdade. Estou muito satisfeito.

O conde permanecia diante da janela, bloqueando completamente a luz do sol. Sua sombra projetava-se sobre Jeff e exercia uma pressão psicológica sobre aquele comerciante oportunista — talvez de propósito, talvez não.

— É uma honra servir a um conde tão ilustre.

— Muito bem. Você é um homem inteligente, Jeff. E homens inteligentes sabem escolher o senhor que lhes é mais vantajoso. Não concorda?

O tom frio do conde de Lausitz ficou pairando nos ouvidos de Jeff. O comerciante estremeceu. Será que o conde já descobrira que ele financiava Arude? Logo depois, porém, lembrou-se de que, por mais cuidadoso que tivesse sido, o conde de Lausitz certamente mandara investigá-lo.

— Meu senhor conde, Vossa Excelência é o meu único senhor. Juro que lhe sou leal. Como sabe, sou um comerciante e, no passado, para poder conduzir meus negócios, fui obrigado a fazer algumas coisas contra a minha vontade. Eu...

Quando Jeff se preparava para confessar, o conde levantou a mão e interrompeu-o.

— Basta que você seja leal. Quero que faça algo por mim. E não poderá permitir que ninguém descubra qualquer ligação entre essa tarefa e a minha pessoa.

O “Seis Dedos” Kim avançava pela estrada enlameada do castelo, com a barriga proeminente balançando a cada passo. A noite já havia caído. Como não haveria nenhum grande banquete naquele dia, ele trancara cedo a adega e agora caminhava cambaleante em direção à taberna nos arredores da cidade.

Embora, por ser o responsável pela adega, não precisasse se preocupar com a falta de bebida, a atmosfera animada da taberna era algo que uma adega fria e silenciosa jamais poderia oferecer.

— Olá, Kim!

Quando o administrador da adega saiu cambaleando do castelo, os guardas cumprimentaram-no calorosamente. Todos sabiam que agradar ao responsável pelas bebidas significava ter acesso frequente a vinho gratuito. Kim apenas ergueu o rosto gordo, marcado pelo nariz vermelho de bêbado, e assentiu. O molho de chaves preso à cintura tilintou.

— Será que esse sujeito vai à cidade se divertir? Ultimamente, parece que vai para lá o tempo todo — comentou um dos guardas, observando as costas bamboleantes de Kim com certa inveja.

— Você não sabe? Dizem que esse velho ganhou muito dinheiro jogando ultimamente — respondeu outro guarda, cruzando os braços e batendo os pés dormentes no chão.

— Ele ganhou mesmo no jogo ou anda vendendo escondido o vinho do duque aos comerciantes? Hum.

— Que importa? Desde que feche um olho quando formos roubar bebida na adega dele, está tudo bem. A propósito, ouvi dizer que o barão Wendell tratou os homens do acampamento com mão bastante pesada hoje.

— Um bando de idiotas — murmurou Kim enquanto caminhava pelas ruas da cidade.

Ele estreitou os olhos, procurando a placa de madeira da taberna. Ainda havia alguns transeuntes pelas ruas, e vários cães passaram correndo junto dele.

— Rangue...

Quando Kim empurrou a porta de madeira da taberna, encontrou o salão cheio de gente. Os fregueses bebiam cerveja amarga de malte e conversavam sentados junto às mesas de madeira. Tochas presas às paredes iluminavam intensamente todo o interior. Algumas criadas, vestindo vestidos de uma só peça com decotes muito baixos, circulavam entre os clientes.

Kim observou as jovens e voluptuosas garçonetes e esboçou um sorriso no canto da boca.

— Ora, se não é o senhor Kim! Como é que hoje o senhor voltou a ter tempo para nos visitar?

Uma jovem criada aproximou-se dele. Apesar de suportar o forte cheiro de álcool que impregnava o corpo de Kim, fingiu intimidade e afeto. Todos sabiam que o avarento administrador da adega do castelo andava muito mais generoso ultimamente, e isso começara a despertar o interesse das criadas por aquele homem de idade.

— Hahaha, é claro que senti saudades de você, minha bela.

Ao ver as criadas se aproximando, Kim abriu um sorriso largo e começou a tocá-las sem cerimônia. O dono da taberna, que limpava algumas canecas ali perto, não demonstrou surpresa.

A taberna existia para servir aos homens depois de um dia inteiro de trabalho entediante. Sem aquelas belas moças, quem viria ali ficar bebendo? Além disso, não era justamente para isso que serviam os quartos nos fundos?

A diferença em relação a um bordel era que as moças escolhiam livremente com quem queriam acompanhar-se. Apenas o uso do quarto precisava ser pago.

— Há um lugar vazio ali. Vamos para lá.

A criada conduziu Kim até uma mesa desocupada, sentou-se em seu colo e pediu comida e bebida. Os dois começaram a brincar e rir.

Era uma cena extremamente comum na taberna, mas, naquele momento, um bêbado cambaleante aproximou-se.

— Ei, boneca, por que não vem ficar comigo e prefere se misturar com esse velho rato?

O bêbado era um jovem de cabelos castanhos desgrenhados. O rosto estava coberto de pequenas marcas, cicatrizes deixadas pela varíola que contraíra na infância. Um forte bafo de álcool escapava-lhe da boca. Havia provocação em seu olhar, os passos eram vacilantes e a bebida derramava-se da caneca que carregava.

— O senhor está bêbado — disse a criada, levantando-se depressa para afastá-lo e evitar um conflito entre os clientes.

Mas o bêbado agarrou-lhe os seios e apertou-os sem a menor delicadeza, fazendo-a gritar. Às vezes, aquelas moças acabavam se envolvendo com os clientes, mas aquela era a primeira vez que encontravam alguém tão grosseiro.

— Seu desgraçado, como ousa...

Kim levantou-se furioso. Dentro do castelo de Mason, todos lhe concediam certo respeito. E, na cidade, quem não o conhecia? Quando jovem, Kim também fora um homem briguento, acostumado a resolver tudo pela força. Como poderia tolerar semelhante humilhação?

(Continua...)