Seção trinta e quatro: Equilíbrio religioso

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3228 palavras 2026-03-27 03:44:41

"Os hunos eram como demônios montados em cavalos; pareciam ter nascido sobre o dorso de suas montarias, raramente descendo delas, sendo o saque, o incêndio e a violação a sua própria natureza." Assim descreviam os cronistas e monges das gerações seguintes aqueles terríveis hunos vindos do Oriente. Pode-se dizer que os europeus estavam despreparados para esses inimigos que surgiam como furacões a cavalo; não possuíam a robustez demográfica nem a força econômica do Império Celestial para adaptar-se à guerra huno, tampouco uma Grande Muralha para conter suas incursões, restando-lhes apenas serem impiedosamente devastados de tempos em tempos.

Embora, durante sua migração para o Ocidente, os hunos tenham se assimilado e se transformado gradualmente em outro povo — conhecidos pelos europeus como magiares —, sua ferocidade continuava a ser o pesadelo dos francos orientais. E seus aliados, os boêmios, encontravam-se agora enfurecidos pelas provocações do Conde de Lusácia.

"Germânicos, aquele povo sujo que se esconde nas florestas, ousam se levantar contra nós? Devem ter engolido o coração de um urso e a audácia de um leopardo!" O Duque da Boêmia estava sentado em seu castelo, uma estrutura extremamente rudimentar: quase nada mais que uma cerca de madeira erguida sobre um monte de terra, com construções desordenadas em seu interior. Servos cultivavam a terra do lado de fora da paliçada, enquanto nobres boêmios, usando gorros de pele e mantos de couro, atravessavam arrogantemente, a cavalo, os campos cobertos de neve, tratando até mesmo o pisoteio das plantações como um jogo divertido.

"Duque, este é um desafio descarado. Parece que nos consideram fracos como pintinhos que podem ser facilmente abatidos", disse o vassalo do Duque, um nobre tcheco sentado em um assento inferior, com indignação. O Duque da Boêmia havia unificado as tribos tchecas e seu poder estava no auge, mas os germânicos ousavam puxar os pelos do tigre.

"Devemos pedir apoio aos nossos aliados?", perguntou outro nobre tcheco, cauteloso. Embora, aos olhos do Duque, o Conde de Lusácia pudesse ser destruído com um simples movimento, eles não enfrentariam apenas um conde. Os nobres germânicos eram como uma colmeia; se cutucada, eles sairiam zumbindo em enxame.

"Os magiares?", o Duque da Boêmia franziu a testa. Embora a aliança com os magiares tivesse trazido grandes benefícios ao Duque durante a unificação das tribos tchecas, eles eram tão gananciosos quanto seus ancestrais hunos. Para saciá-los, o Duque quase esvaziara os cofres do ducado. Por isso, ele sabia que devia tratar os magiares com cautela.

"Nós mesmos podemos lidar com aqueles germânicos estúpidos. Dê a ordem, meu Duque; convoque os vassalos. Eles ficarão felizes em montar e punir devidamente os arrogantes germânicos", gritou um nobre tcheco belicoso. Os empobrecidos nobres tchecos ansiavam pela guerra, e agora que os germânicos haviam iniciado o conflito, eles responderiam sem piedade.

"Sim! Vamos transformar as terras dos malditos germânicos em terra arrasada, tornar seus nobres escravos e arrebatar suas mulheres e crianças!" Os outros nobres tchecos exclamavam, excitados. Vendo o fervor da nobreza, até o Duque compreendeu que a guerra era iminente; mesmo que mudasse de ideia agora, a assembleia dos nobres jamais aprovaria.

"Muito bem. Em meu nome, Duque da Boêmia, emito a convocação aos meus vassalos. O Ducado de Meissen pagará o preço. Quando a neve derreter, o som de nossos cascos ecoará por todo o Ducado de Meissen!" O Duque levantou-se; as penas de águia em seu gorro de pele tremiam. O homem, em pleno vigor, vestia um manto de pele de urso e trazia à cintura uma cimitarra de estilo exótico. Sua voz era alta e vigorosa.

"Boom!" Os nobres levantaram-se e bateram os punhos contra as couraças no peito, produzindo um som metálico. Seus rostos estavam avermelhados pela excitação da guerra.

Enquanto os boêmios afiavam suas lâminas, Arrod estava em seu quarto, olhando para o mapa pendurado à sua frente, sem encontrar uma solução. Mesmo sendo chamado de "o Estrategista", ao pensar em enfrentar milhares de cavaleiros, sentia um frio na espinha. Especialmente ao ouvir que, além de uma vasta cavalaria leve, os boêmios contavam com arqueiros montados do Leste Europeu. Se fossem atacados com táticas de guerrilha móvel, até mesmo o apogeu do Império Romano ou da Dinastia Han teriam sofrido grandes perdas, quanto mais o Ducado de Meissen, que ocupava apenas algumas províncias na fronteira do Sacro Império Romano-Germânico.

"Poderíamos simplesmente concentrar nossas forças dentro dos castelos e queimar tudo ao redor. Quando as provisões deles acabarem, eles recuarão", sugeriu Arrod ao Conde Eberhard, propondo a tática de terra arrasada. Embora isso causasse um impacto econômico devastador ao ducado, era preferível a ser ocupado. Mas o Conde Eberhard recusou com um sorriso amargo.

"Se fizermos isso, faremos exatamente o que o Conde de Lusácia deseja. Ele quer que os nobres vejam que não consigo proteger suas terras e propriedades. Mesmo que os boêmios recuem, a maioria dos nobres, com seus bens arruinados, exigirá a cassação do meu direito de sucessão", explicou o Conde. O Conde de Lusácia podia esconder-se em seu castelo, mas Eberhard, como governante efetivo de Meissen, não podia. Ele precisava proteger os interesses da nobreza para que, quando herdasse o ducado, seus vassalos renovassem os contratos de lealdade e estabelecessem sua autoridade.

"Que situação difícil", Arrod franziu a testa, batendo os dedos nervosamente no apoio da cadeira, observando as vastas terras altas da Boêmia no mapa. Parecia que, na Europa, os povos das terras altas eram sempre propensos ao conflito.

"Creck." A porta do quarto de Arrod abriu-se e Sherry entrou carregando uma taça, contendo uma bebida fumegante. Como boticária, Sherry fora levada para o Castelo de Meissen, embora estivesse sob vigilância de Harvey, o Mão de Sangue, por ter envenenado, por conta própria, os nobres eslavos mantidos nas masmorras.

"Sherry?", Arrod limpou o nariz. Não sabia se era o cansaço da viagem incessante ou o esforço mental para lidar com os boêmios, mas sentia-se gripado e pesado.

"Conde, esta é a poção que preparei. Beba, e seu corpo se sentirá muito melhor", disse Sherry, de cabeça baixa, oferecendo a taça com um ar de inquietação.

"Poção, eh." Arrod olhou para as mãos alvas de Sherry segurando a taça e hesitou. Antes que pudesse pensar em pedir a um escravo provador que a testasse, Sherry pareceu ler seus pensamentos e bebeu um gole antes de entregá-la.

"Bem." Arrod deu de ombros. Uma vez quebrada a confiança, é difícil reconstruí-la. Embora tivesse ordenado a Harvey que libertasse Sherry, ele ainda não sabia a verdadeira razão pela qual ela envenenara os nobres; era como um espinho cravado na garganta.

Ao beber a poção, as ervas picantes fizeram Arrod suar. Após o suor, sentiu-se muito melhor; era inegável que a sacerdotisa era profissional em conhecimentos herbários. Ele pousou a taça, não acreditando que ela tivesse vindo apenas para lhe servir uma bebida. E, de fato, ela começou a falar.

"Conde, por que nunca me perguntou por que matei os nobres na masmorra?"

"Acho que você tinha seus motivos. Se quisesse me contar, teria contado, como agora", disse Arrod, observando a bela sacerdotisa. Seu pescoço longo e alvo parecia o de um cisne nobre e puro; como uma mulher assim poderia estar ligada a assassinatos?

"Sim. Eu sabia que o senhor jamais libertaria aqueles nobres, e entre eles estavam meu mestre e amigos. Para que não sofressem mais torturas físicas, eu só pude permitir que retornassem aos braços do deus Dievas. O veneno chama-se 'Viagem de Evie'; quem o bebe parte sem dor, e sua alma viaja para as dunas de areia do deus Dievas, para viver com o eterno Deus Sol, longe do barulho do mundo." Sherry entrelaçou as mãos enquanto narrava. Arrod não a interrompeu. Embora tivesse iniciado uma guerra religiosa contra o Romuva para conquistar terras, ele via a religião apenas como uma ferramenta, não sendo um crente fanático. Pelo contrário, ao ouvir a história narrada pela voz clara de Sherry, sentiu-se transportado para um mundo maravilhoso.

"De fato, eu não poderia libertá-los. Que seu deus acolha suas almas", respondeu Arrod. Os mortos têm seu respeito; aqueles nobres eslavos já haviam pago com a vida por seus crimes, e Sherry fez Arrod ver que o Romuva não era uma religião puramente maligna.

"Conde." Ao ouvir as palavras de Arrod, a preocupação de Sherry finalmente se dissipou. Ela viu que ele não negava o Romuva completamente — o fato de ele a ter mantido na corte em Meissen era prova disso. Se essa tolerância era uma manobra temporária ou uma aceitação sincera, ela não sabia julgar. No entanto, um de seus mestres na masmorra lhe dissera, através de adivinhações com as entranhas de um rato, que o Romuva e Arrod não eram inimigos mortais; talvez pudessem estabelecer algum vínculo, e essa responsabilidade recaíra sobre ela.

"Sherry, se você e seus seguidores querem manter sua fé, devem aprender a ser discretos a partir de agora. Caso contrário, não posso garantir por quanto tempo poderei protegê-los sob a pressão da Igreja." Arrod sabia bem quão forte era o Romuva tradicional em Mecklenburg e ao longo da costa do Báltico; uma política religiosa unilateral talvez não fosse a mais sensata.