Capítulo Quarenta e Três: Acontecimentos Inesperados (Segunda Parte)
“Arnulf, por que você mencionou os húngaros na carta? Não recebemos nenhuma informação sobre uma invasão húngara em direção ao oeste,” perguntou o Barão Wendell, tomado por um impulso inevitável após ler as cartas que Arnulf havia escrito para os vários vassalos importantes.
“Pai, notei que sempre que menciono os húngaros em reuniões com outras pessoas, os olhos dos nobres e dos plebeus revelam um brilho de medo.” Arnulf estava sentado atrás de sua mesa de madeira, sobre a qual repousava um pequeno frasco de tinta escura com uma pena espetada em seu interior. No lado esquerdo da mesa, havia um anel de sinete que o Conde Eberhard havia emprestado a ele. Quando terminava de escrever uma carta, ele a enrolava, pegava a vela vermelha de cera ao lado e a aproximava da chama; grandes gotas de cera quente pingavam na fenda do pergaminho enrolado para selá-lo. Em seguida, Arnulf pegava o anel de sinete e o pressionava sobre a cera enquanto esta ainda estava maleável.
“Isso é evidente. Os húngaros já invadiram todo o Reino da Frância Oriental. Naquela época, o Rei Conrado também foi obrigado a pagar tributos para satisfazer aqueles demônios aterrorizantes. Mesmo assim, muitos domínios foram reduzidos a ruínas carbonizadas. Os nobres eram humilhados e maltratados por aqueles demônios antes de serem pisoteados até a morte por cavalos, e os plebeus, mulheres e crianças eram saqueados e transformados em escravos. Aquele cenário era verdadeiramente horrendo.” O Barão Wendell suspirou. Naquela época, ele era muito jovem e havia acompanhado o Duque de Meißen como um pajem que carregava a espada. O Conde de Turingia — oh, aquele cavaleiro conde tão corajoso — liderou suas tropas às margens do Danúbio para enfrentar corajosamente os húngaros, mas acabou encontrando um destino de morte e aniquilação total.
“Portanto, os nobres precisam de um pouco de pressão. Só assim eles se unirão ao redor do Conde Eberhard, e aqueles nobres covardes preferirão gastar algum dinheiro a ter de enfrentar os temíveis húngaros.” Arnulf compreendia perfeitamente a índole daquelas tribos nômades; afinal, o Celeste Império havia lidado com os ardilosos e inconstantes nômades por milênios. Sempre que faltavam roupas e alimentos, aquelas tribos nômades atacavam os povos agricultores, tratando as regiões agrárias como se fossem seus próprios celeiros particulares.
“Compreendo. É uma forma de intimidar os nobres? Mas e se os húngaros decidirem não atacar? Já faz muito tempo desde a última vez que iniciaram uma ofensiva,” perguntou o Barão Wendell, ainda demonstrando certa apreensão.
“Os imprevisíveis húngaros não nos dão aviso prévio sobre quando vão atacar. Eu apenas mencionei que existe essa possibilidade,” respondeu Arnulf com um sorriso astuto, enquanto enrolava, selava e empilhava a última carta escrita. Logo em seguida, um grupo de mensageiros partiu galopando em cavalos velozes, cada qual segurando aquelas cartas e disparando em direção aos domínios dos vassalos do ducado.
“Meu senhor Conde de Lusácia, desde que o Barão Wendell e Arnulf chegaram ao Castelo de Meißen, têm demonstrado uma atividade incessante. Hoje, enviaram vários mensageiros novamente, embora eu ignore o destino deles.” O Frei Robert mantinha-se constantemente atento aos movimentos da família Wendell e não tardou em relatar as últimas novidades ao Conde de Lusácia, embora, desta vez, sua informação não tenha causado espanto ao conde.
“Ele está apenas transmitindo a ordem do senhor Duque de Meißen para convocar os vassalos.” O cabelo e a barba do Conde de Lusácia exalavam um perfume agradável; as aias haviam ungido seus cabelos e barba com óleos aromáticos. O conde, que nutria grande apreço pela própria estética, dirigiu-se ao Frei Robert.
“O quê? Uma ordem de convocação? Seria para lidar com o avanço dos boêmios? Parece um pouco prematuro; antes que a neve derreta, aqueles bárbaros montados jamás iniciariam um ataque,” resmungou o Frei Robert, franzindo a testa. Ele dificilmente acreditava que Arnulf estivesse agindo apenas para uma simples convocação de guerra para os vassalos.
“Veja por si mesmo, esta é a ordem de convocação destinada a mim; presumo que eu tenha sido o primeiro a recebê-la.” O Conde de Lusácia apanhou um rolo de pergaminho sobre o móvel ao lado e o atirou para o Frei Robert examinar. O selo de cera na ponta já havia sido partido ao meio.
“Isto é... abominável! Eles transferiram a responsabilidade para vossa excelência, o conde! E o que há com os húngaros? Nenhuma informação indicava que os húngaros participariam!” O Frei Robert exclamou indignado após ler a carta, na qual Arnulf, por meio de um registro escrito, acusara formalmente o Conde de Lusácia diante de todos os vassalos.
“No início, eu também duvidei, mas, refletindo com cautela, os húngaros estão há tanto tempo sem invadir o ocidente que é perfeitamente viável que aproveitem este incidente como pretexto para intervir.” O Conde de Lusácia não temia os boêmios, pois julgava possuir forças suficientes para contê-los, mas, se os húngaros se aliassem a eles, sua própria segurança e a de seu castelo passariam a inspirar sérias preocupações.
“Fique tranquilo, meu senhor conde. A meu ver, tudo isso não passa de uma manobra de intimidação urdida por Arnulf. Jamais ouvimos falar de qualquer plano de invasão ocidental por parte dos húngaros. Devemos prosseguir com nossos próprios planos e nos recusar a permitir que as artimanhas de Arnulf desestabilizem nossa posição,” aconselhou o Frei Robert.
“Muito bem, ordenarei que os Três Irmãos Javalis transportem meus bens e riquezas de meu castelo para o Castelo de Meißen. Afinal, Meißen é uma fortaleza de grande porte e, na eventualidade de qualquer imprevisto, teremos uma rota de retirada,” ponderou o conde com incerteza. O Frei Robert, sem alternativa diante da decisão, resignou-se a deixar que o conde agisse conforme sua vontade, embora logo se lembrasse de indagar como deveriam proceder em relação à ordem de convocação do duque.
“Não! De modo algum retirarei meus soldados do castelo; eles devem defender minha fortaleza.” O Conde de Lusácia balançou a cabeça veementemente, como um boneco de mola. Ao ouvir que os húngaros possivelmente participariam do conflito, ele se mostraria ainda mais determinado a não afastar um único soldado de seu reduto.
“Nesse caso, a única saída será pagar a taxa de isenção militar. Contudo, todos sabemos que o senhor duque permanece inconsciente; como poderia, de súbito, ordenar que Arnulf emitisse tal convocação? Julgo que Arnulf, em conluio com o Conde Eberhard, falsificou as ordens do duque,” deduziu o Frei Robert com evidente ressentimento.
“Certamente. Meus homens mantêm vigilância constante sobre o duque, e, nas poucas ocasiões em que o Conde Eberhard o visitou, o duque não deu o menor sinal de lucidez,” retrucou o Conde de Lusácia.
“Então, por que não aproveitamos a oportunidade para denunciar esse embuste aos demais vassalos?” perguntou o Frei Robert, intrigado.
“Não. Pretendo justamente que eles enviem tropas em meu lugar. Hehe, os vassalos podem substituir o serviço militar por dinheiro, mas acaso o Conde Eberhard e Arnulf, após reunirem os vassalos, conseguirão afastar os boêmios com moedas?” Um sorriso insidioso desenhou-se no rosto do conde, que apanhou um pente de chifre e passou a alisar cuidadosamente os cabelos.
“Quer dizer que, no campo de batalha...” O Frei Robert pareceu captar o sentido oculto das palavras do conde. Em um campo de batalha perigoso, qualquer revés podia acontecer; se conseguissem utilizar as armas dos boêmios para eliminar o Conde Eberhard e Arnulf, o trono do Ducado de Meißen recairia sobre o Conde de Lusácia sem qualquer oposição. Essa via mostrava-se infinitamente mais vantajosa do que tentar assassinar o Conde Eberhard, que já demonstrava estar em alerta.
Enquanto, no Ducado de Meißen, a facção legítima encabeçada pelo Conde Eberhard e a facção pretendente liderada pelo Conde de Lusácia travavam uma disputa silenciosa nos bastidores, o tradicional rival do Duque de Meißen, o Duque da Saxônia, encontrava-se montado em seu corcel. Usava na cabeça um elmo de ferro em forma de barriga de porco, vestia uma cota de malha de elos finos e densos, empunhava com a mão direita um escudo pontiagudo e erguia com a esquerda uma lança longa. O cavalo sob seu comando raspava o solo com impaciência, inquieto. A poucas centenas de metros de distância, de frente para ele, estava um cavaleiro montado em um corcel negro, cujo escudo exibia o brasão de um urso pardo caminhando sobre as ameias de uma muralha.
“O estado de espírito do senhor Duque da Saxônia parece formidável hoje. Contudo, desta vez ele enfrenta o Barão de Chester, um nobre veterano de inúmeras batalhas que não será derrubado do cavalo com facilidade.” Próximo ao duque e ao seu oponente, aglomerava-se um grupo de nobres. Atrás deles, erguia-se uma tenda alongada onde repousavam grandes mesas de madeira repletas de iguarias. Embora a neve ainda cobrisse o solo ao ar livre, aquelas pessoas pareciam inteiramente indiferentes ao frio.
“Avante!” Assim que o arauto ergueu uma pequena bandeira quadrada, o Duque da Saxônia e o Barão de Chester ferraram simultaneamente os flancos de seus cavalos com as esporas de ouro maciço. Os animais dispararam com um relincho estridente. Ao se aproximarem a poucas dezenas de passos um do outro, os cavaleiros posicionaram os escudos protetores diante do tronco e nivelaram as longas lanças diretamente contra o peito do adversário, manobras que exigiam extraordinária destreza e bravura.
“Clang!” No instante em que cruzaram as trajetórias a cavalo, ouviu-se o som abafado da ponta da lança chocando-se contra o escudo, seguido por estilhaços de madeira que voaram pelos ares. Os nobres ao redor deixaram escapar exclamações de surpresa.
“Ah, o escudo do Barão de Chester cedeu.” O Barão de Chester passou lentamente junto ao Duque da Saxônia; seu pulso parecia ferido, e o escudo pontiagudo escorregou de sua mão, despencando no chão com um baque surdo.
“Barão de Chester, necessita substituir a lança e tentar novamente?” O duque retirou o elmo e sorriu para o rival.
“Oh, não, meu senhor duque, declaro-me vencido. Meu pulso não responde bem,” respondeu o barão com o rosto levemente pálido, forçando um sorriso ao admitir a derrota de maneira franca perante o duque.
“Ah, o duque venceu mais uma vez! É verdadeiramente um velho leão!” Os vivas ecoaram entre os nobres circundantes. O Duque da Saxônia, tomado por um ânimo contagiante, conduziu seu cavalo em círculos sobre a neve. As justas o faziam sentir-se revigorado; muitos dos cavaleiros mais jovens não representavam páreo para sua vasta experiência e precisão letal nos ataques.
“Venha comer uma maçã, senhor duque.” Um cortesão da comitiva ofereceu a fruta ao nobre. Sentindo o estômago roncar de fome, o Duque da Saxônia mordeu a maçã com avidez. Nesse exato momento, um cão de caça de dono desconhecido disparou por entre as patas do cavalo do duque. O animal assustou-se e deu um salto violento, mas a camada de neve no solo fez com que o casco escorregasse. O cavalo despencou por completo no chão, arremessando o Duque da Saxônia para fora da sela em uma queda desastrosa.
“Senhor duque! O senhor duque sofreu um acidente!” Os cortesões e convidados do duque entraram em pânico, correndo em disparada para o local onde jazia o governante, na vã tentativa de prestar socorro ao soberano.