Capítulo Cinquenta e Dois: A Arma Secreta

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3479 palavras 2026-03-27 03:44:50

Na residência da família Wendell, havia uma câmara secreta, originalmente construída por comerciantes para guardar suas joias. Esta mansão fora projetada por um mestre da famosa Guilda dos Pedreiros, a autoridade máxima na indústria da construção durante a Idade Média, que guardava muitos segredos arquitetônicos. Por exemplo, nesta casa que outrora pertenceu a um mercador de grãos, na parede à direita do corredor entre o quarto e a sala de estar, havia uma porta oculta embutida na alvenaria de madeira e cal. Quando fechada, era completamente imperceptível, mas apenas o dono da casa sabia que, ao girar a moldura de ferro pendurada na parede superior para fixar tochas e, em seguida, empurrar a parte inferior da porta secreta, esta se abriria prontamente. Em momentos críticos, este local também podia servir como um refúgio secreto e temporário.

O motivo pelo qual Arnulf escolheu este lugar como um local de reuniões clandestinas era que ele se preparava para fabricar uma arma secreta destinada a enfrentar os boêmios. Arnulf tencionava combinar perfeitamente esta arma secreta com as carruagens blindadas, mas tal armamento exigia o mais alto nível de sigilo; uma vez dominado pelos inimigos, poderia trazer-lhe enormes problemas.

— Arnulf, o que exatamente é isso que você está desenhando? — O Barão Wendell olhou para Arnulf, que escrevia furiosamente na escrivaninha da câmara secreta. Geralmente, como Conde de Mecklenburg, Arnulf contava com monges especializados que atuavam como secretários; estes haviam passado por um treinamento rigoroso em esboços e desenhavam de forma extremamente vívida. No entanto, por questões de segurança, Arnulf teve de fazê-lo pessoalmente, o que fazia com que seus desenhos parecessem bastante grosseiros.

— Tubos de bronze, preciso de cerca de vinte deles. — Arnulf mal conseguiu concluir uma parte do projeto antes de levantar a cabeça para explicar ao pai. No teto da câmara secreta havia três aberturas de ventilação ocultas que, vistas de fora, pareciam apenas cabeças de leões esculpidas em pedra na fachada da casa. Na verdade, eram janelas para ventilação, mas isso também tornava a luz dentro da câmara um tanto penumbra, exigindo que várias velas fossem acesas sobre a escrivaninha e ao seu redor, mesmo durante o dia.

— Tubos de bronze? Que tipo de arma é essa? — perguntou o Barão Wendell, surpreso. Ele era um cavaleiro que praticamente passara a vida em campanha, conhecendo muito bem todo tipo de espada, lança, alabarda e adaga, mas nunca havia ouvido falar de tal acessório de arma mencionado por Arnulf.

— Faça como eu digo, meu pai. Além disso, dividi esta fórmula em duas partes. Entregue-as a dois subordinados de sua absoluta confiança para que nos ajudem a prepará-las. Quanto mais, melhor. — Arnulf continuou escrevendo em um pedaço de pergaminho, dividindo os ingredientes solicitados em duas páginas que entregou ao Barão Wendell. Essa divisão em duas partes também visava garantir o sigilo.

— O que você está pedindo não é nada fácil de encontrar, mas ainda assim posso dar um jeito. — Olhando para a receita no pergaminho, o Barão Wendell disse com certa hesitação.

— O elemento mais importante ainda falta aqui. Preciso produzi-lo pessoalmente. — Arnulf respirou fundo. Ele não sabia se criar tal substância seria certo ou errado, nem se mudaria o curso da história de toda a Europa, mas agora não tinha outra escolha.

— Entendi. — Vendo a expressão séria de Arnulf, o Barão Wendell sentiu que a situação parecia extremamente urgente. Ele imediatamente pegou a receita e os desenhos e saiu da câmara oculta. A família Wendell já havia feito promessas audaciosas aos nobres do Margraviato de Meißen; se falhassem, o poder e o status que haviam alcançado com tanto esforço evaporariam instantaneamente. Não, cair das alturas seria ainda mais doloroso.

Arnulf levantou-se e começou a caminhar de um lado para o outro diante da escrivaninha. Nesse momento, ergueu o olhar distraidamente e viu o crucifixo pendurado na parede, com a imagem da crucificação de Jesus. Com o conhecimento adquirido em sua era posterior, seria correto ou não massacrar as pessoas desta época? Ele olhou com certa ansiedade para a face sofredora do Filho Sagrado sob a coroa de espinhos. A escultura na cruz era incrivelmente expressiva; no rosto de Jesus crucificado, parecia transparecer uma expressão de profunda angústia, a de um santo que sofria para expiar os pecados da humanidade, um mártir que se sacrificava por seus ideais.

— Pela minha família, não tenho outra alternativa. — Arnulf balançou a cabeça, cerrou os punhos e pressionou-os contra a escrivaninha, repetindo a si mesmo que, se o destino o fizera renascer nesta época, tudo o que acontecia era desígnio dos céus.

Quando Arnulf saiu da câmara secreta, o Sir Ron já o aguardava na sala de estar. Ao vê-lo, aproximou-se rapidamente para relatar que havia notado indivíduos suspeitos rondando os arredores da residência e que, quando o Barão Wendell saíra, alguém os seguira furtivamente. Arnulf dirigiu-se prontamente à janela da casa, abriu uma fresta na moldura de madeira e, de fato, viu vários homens armados com espadas nas proximidades.

— Certamente são homens do Conde de Lusácia, hmph. — Arnulf sabia que era o Conde de Lusácia quem enviara espiões para vigiá-lo, na tentativa de descobrir como ele lidaria com os boêmios. Isso fez com que Arnulf se decidisse ainda mais a agir com cautela, sem permitir de forma alguma que o Conde de Lusácia obtivesse a fórmula de sua arma secreta.

— Meu senhor conde, quer que eu leve meus homens para expulsar essa corja? — Ron apoiou a mão no punho da espada e perguntou a Arnulf.

— Não, vamos dar uma saída. — Os homens do Conde de Lusácia claramente não haviam recebido treinamento em rastreamento; permaneciam ali, descaradamente postados do lado de fora da residência da família Wendell. Talvez a influência do Conde de Lusácia os tornasse tão audaciosos que acreditassem que, mesmo sendo descobertos por Arnulf, este não ousaria fazer-lhes nada.

Com a ajuda do Sir Ron, Arnulf vestiu sua capa e montou em seu corcel. Vários cavaleiros da casa saíram apressadamente da sala de guarda para segui-lo. Ao verem Arnulf sair, os vigias fixaram nele olhares tensos, mas Arnulf sequer os dignou com um olhar, caminhando diretamente para as ruas da cidade. Nesse instante, os plebeus da cidade notaram um jovem com trajes aristocráticos surgindo na rua, protegido à frente e atrás por vários cavaleiros, enquanto na retaguarda seguiam diversos espadachins com espadas à cinto e vestindo librés que ostentavam as cores da família do Conde de Lusácia. Isso atiçou a curiosidade dos habitualmente mexeriqueiros moradores de Meißen, que começaram a especular sobre a identidade do jovem.

— Que jovem nobre é este? — perguntou um mercador, curioso, a um plebeu parado à porta de casa.

— Não sei, mas parece ter saído do bairro dos comerciantes, que estranho.

— Deve ser alguém da família do Conde de Lusácia, olhe só esses capangas dele seguindo logo atrás — disse outra mulher, esfregando o nariz avermelhado pelo frio para quem estava ao lado.

— Provavelmente não, o brasão nos mantos daqueles cavaleiros é um leão, o que não tem absolutamente nada a ver com o Conde de Lusácia.

— Um brasão de leão? Oh, meu Deus, não é o emblema da família Wendell? Mas ouvi dizer que a família Wendell e o Conde de Lusácia vivem em pé de guerra, como poderiam andar juntos?

— Realmente bizarro, será que as duas famílias fizeram as pazes?

Em meio aos murmúrios e discussões dos habitantes da cidade, Arnulf desfilava pelas ruas como se estivesse em um cortejo, enquanto os espadachins enviados pelo Conde de Lusácia para vigiá-lo toleravam os olhares e cochichos de todos. Seus rostos estavam lívidos de desgosto; tinham a plena certeza de que Arnulf agia assim de propósito, mas, para cumprir a missão ordenada pelo Conde de Lusácia, não podiam fazer nada. Sem perceber, seguiram Arnulf para fora da cidade até a borda de um bosque, momento em que Arnulf virou-se bruscamente para enfrentar seus perseguidores.

— Senhores, pretendem me seguir até quando? — Arnulf encarou os cinco perseguidores, deu um passo à frente, repousou a mão na empunhadura da espada à cintura e retirou o capuz da cabeça. Ron e os demais cavaleiros da casa espalharam-se, cercando os perseguidores.

— Senhor Chanceler, que significa isso? Foi o nobre Conde de Lusácia quem nos enviou para protegê-lo. — O líder dos espadachins do Conde de Lusácia defendeu-se perante Arnulf. Tinha cabelos castanhos, barbas de um polegar de comprimento, olhos que cintilavam com astúcia e vestia um colete de couro densamente cravado com pequenos tachões redondos de ferro. Enquanto falava, sua mão já repousava sobre o punho da espada à cintura.

— Ora, se eu disser que não preciso desse tipo de proteção, seriam capazes de retornar mansamente ao lado de seu amo e garantir que não voltarão a aparecer à minha porta? — Um leve sorriso brotou nos lábios de Arnulf, que dedilhava o punho de sua espada, produzindo um som metálico sutil.

— Isso não nos é possível cumprir, pois obedecemos apenas às ordens do Conde de Lusácia. — O espadachin principal fora outrora um fora da lei que vagueava pelos domínios de vários nobres. Mais tarde, por ter saqueado uma caravana e ofendido um barão, teve de fugir por toda parte, até ser acolhido pelo Conde de Lusácia entre seus capangas para ser protegido. A partir de então, passou a servir fielmente ao conde como um cão de guarda.

— Já que as palavras não adiantam, parece que teremos de mudar de método. — Arnulf acenou com a cabeça para Ron e os outros, e imediatamente os cavaleiros sacaram suas espadas da cintura. Os espadachins do Conde de Lusácia não se deixaram intimidar e desembainharam as suas próprias armas.

— Senhor Chanceler, saiba o que está fazendo. Se nos atacar, o Conde de Lusácia não deixará isso barato. — Vendo que os cavaleiros da casa haviam sacado as espadas, a expressão do líder dos espadachins tornou-se solene; ele tentava persuadir Arnulf a resolver o assunto pacificamente.

— O Conde de Lusácia não fará absolutamente nada. Quem sou eu? Sou o Conde de Mecklenburg, vassalo do Duque de Meißen e Chanceler do Ducado. E vocês não passam de cães criados pelo Conde de Lusácia. Acaso o Conde de Lusácia romperia comigo imediatamente por causa de alguns cães? — As palavras de Arnulf golpearam impiedosamente aqueles espadachins. Embora expressassem rostos furiosos, compreendiam perfeitamente que o que Arnulf dizia era a mais pura verdade; a vida de uma grande figura importante valia infinitamente mais do que a deles.

— Perdoe minha ousadia, Senhor Chanceler, não temos a menor intenção de entrar em conflito com o senhor, não voltaremos a incomodá-lo. — Após avaliar a situação, o líder dos espadachins percebeu que seu pequeno grupo não era páreo para os cavaleiros da casa. Não teve alternativa senão fincar a espada no chão e levantar as mãos para demonstrar que não nutria nenhuma intenção hostil.

— Eu aceito suas desculpas. — Arnulf encarou aqueles homens, fez um gesto com a mão e Ron e os demais recolheram suas espadas.

— Agradeço sua magnanimidade, Senhor Chanceler. — O espadachin principal abaixou os braços, exibindo uma expressão de alívio, e preparou-se para conduzir seus homens embora; afinal, entrar em conflito com o Chanceler do Margraviato de Meißen não era nada sensato naquele momento.

— Esperem, deixem suas espadas. — disse Arnulf aos espadachins que já se retiravam.

— Isso... Sim. — Para um espadachin, perder a espada equivalia a perder a própria vida, mas, naquele instante, a vida lhes parecia bem mais preciosa. Obedecendo à ordem de Arnulf, tiveram de abandonar suas armas e regressar cabisbaixos ao Castelo de Meißen.