Capítulo Cinquenta e Um: Carroças de Trincheira
O discurso foi um sucesso, superando as expectativas do cavaleiro campeão André. Ele não esperava que a atitude de Arnold sofresse uma reviravolta de cento e oitenta graus e que, utilizando um discurso ainda mais inflamado do que o seu próprio, conquistasse o favor dos nobres. Talvez esse tipo de retórica de Arnold parecesse extremamente medíocre para aqueles que, em eras posteriores, idolatravam líderes autoritários, mas era mais do que suficiente para lidar com a nobreza medieval. Já que não se podia resistir à maré, o melhor a fazer era seguir o seu fluxo; esse era o princípio mais básico da política.
— Um discurso bem-sucedido, senhor chanceler, mas como lidaremos com os boêmios do lado de fora do castelo? — Quando os cortesãos se dispersaram, o conde Eberhard, sentindo-se aliviado, entregou uma taça de vinho a Arnold. O vinho tinto na taça era rubro como sangue. Arnold fixou o olhar naquela camada vermelha na superfície, como se pudesse ver o sangue de soldados inocentes fluindo. Uma frase casual dos governantes era capaz de ceifar as vidas de milhares de pessoas; por causa da pressão imprudente do cavaleiro campeão André, Arnold fora forçado a adotar medidas ainda mais drásticas.
— Precisamos de cavalos. — Arnold não bebeu; apenas segurou a taça, mantendo a cabeça baixa e o silêncio, aparentemente refletindo sobre como lidar com os boêmios.
— Cavalos, com certeza, mas os nossos corcéis de guerra não são páreo para os dos boêmios. — O conde Eberhard concordava com a sugestão de Arnold, embora todos soubessem que o território boêmio era muito mais propício à criação de cavalos, especialmente corcéis de combate bem treinados.
— Não, quero dizer que todos os cavalos, incluindo os de carga, devem ser mobilizados. — Percebendo que o conde Eberhard havia interpretado mal suas palavras, Arnold pousou a taça, fez um gesto com a mão e continuou: — Além disso, reúnam os artesãos. Vou projetar uma nova arma para combater os boêmios.
— Cavalos de carga e artesãos? — O conde Eberhard olhou surpreso para Arnold, sem compreender a conexão entre essas coisas, mas mesmo assim assinou as ordens para atender a todas as exigências do jovem.
O que Arnold tinha em mente era um tipo de arma para enfrentar a cavalaria boêmia: as carretas defensivas, famosas pelo uso que o grande general Qi Jiguang lhes dera durante a dinastia Ming. Quando atacados pela cavalaria inimiga, pesadas carretas de madeira puxadas por cavalos de carga eram dispostas em um círculo fechado, unindo ponta a ponta, criando uma fortificação móvel de onde os soldados podiam se defender. O terror da cavalaria residia em seu poder de impacto irrefreável e no pânico psicológico causado aos soldados pela falta de cobertura. Quando centenas de cavalos em disparada investiam contra as tropas, os homens instintivamente viravam as costas e fugiam, relutantes em apontar suas lanças para aquelas feras gigantescas. Naturalmente, a tropa de Arnold, mantida por uma disciplina e um treinamento rigorosos, conseguiria resistir por um tempo, mas as carretas defensivas proporcionariam aos soldados um refúgio físico e espiritual, oferecendo-lhes uma posição fortificada. Se a cavalaria inimiga quisesse atacar os defensores, seria forçada a saltar sobre a barreira de carretas, o que reduziria drasticamente o seu poder de devastação.
Contudo, as carretas defensivas eram inteiramente um arranjo de defesa passiva; para derrotar o inimigo por completo, era preciso contar com armas de longo alcance. No entanto, o armamento de longo alcance na Idade Média resumia-se a arcos e bestas. Arnold só podia esperar que o conde Eberhard lhe fornecesse tantos arcos e bestas quanto possível, mas apenas isso não bastaria. Para esmagar a terrível cavalaria boêmia, armas ainda mais formidáveis eram necessárias.
— Arnold, acabo de chegar ao castelo e fiquei sabendo do que aconteceu na reunião da corte. Você realmente decidiu enfrentar os boêmios? — Quando Arnold retornou exausto aos seus aposentos, o barão Wendel o aguardava. Embora o barão estivesse ajudando a retreinar os soldados no acampamento de Burg Meißen, ele sabia muito bem que o atual Ducado de Meißen não possuía forças para travar uma batalha campal contra os boêmios, razão pela qual perguntou a Arnold com evidente preocupação.
— Naquele momento, eu não tinha escolha. André já havia inflamado os ânimos dos nobres; se eu não assumisse o controle da situação, ficaria numa posição ainda mais vulnerável. — Arnold deixou-se cair pesadamente em uma cadeira de madeira. Ele soubera que as tropas do conde de Lusácia se haviam refugiado em seu castelo, deixando que os boêmios saqueassem e incendiassem as cidades e vilas de seus próprios domínios sem enviar um único soldado em socorro.
— Então você encontrou uma boa solução? Você sempre tem um plano, não é? — O barão Wendel depositava todas as suas esperanças na mente prodigiosa de Arnold, cujas ideias pareciam sempre surgir do nada para resolver qualquer impasse.
— Pensei em algo. Esta noite, meu pai e eu retornaremos à residência na cidade para descansar. — disse Arnold ao barão Wendel. O castelo estava repleto de espiões do conde de Lusácia. Para evitar que as informações vazassem prematuramente, Arnold achou melhor discutir o plano detalhadamente com seu pai na casa da cidade.
Ao anoitecer, Arnold vestiu-se adequadamente. O cavaleiro Ron e os cavaleiros da casa, trajando gibões de cota de malha e segurando as rédeas dos cavalos, já esperavam na clareira. Quando Arnold e o barão Wendel se preparavam para montar e sair do castelo, cruzaram com a princesa Josy em um dos pátios.
— Vossa Alteza. — Arnold desmontou imediatamente, fazendo uma reverência à bela princesa.
— Onde o senhor conde e o senhor barão pretendem ir tão tarde? — A princesa Josy segurava um ramalhete de flores. Surpreendentemente, eram flores dotadas de uma vitalidade tenaz, capazes de resistir àquele inverno rigoroso, embora parecessem um tanto mirradas em suas mãos.
— Oh, Alteza, meu pai e eu vamos dar um salto até a cidade. E a senhora, o que aconteceu? Foi colher flores no jardim? — Vendo o ramalhete que parecia inadequado para a delicadeza da princesa, Arnold perguntou, tomado pela curiosidade.
— Sim. Em pleno inverno rigoroso, não há belas flores, só consegui encontrar estas. — Com um ar ligeiramente desapontado, a princesa estendeu um pouco as flores. Arnold esticou o pescoço e aspirou; o aroma suave das flores ainda conseguia ser trazido pelo vento frio.
— Hm, se fossem cultivadas sob grandes tendas herméticas, creio que até rosas poderiam florescer no inverno. — Pensou Arnold, sugerindo a ideia. No entanto, tal método de estufa exigia tecidos especiais que dificilmente seriam encontrados na Idade Média.
— Oh, o senhor conde também entende de jardinagem? — Os olhos da princesa Josy brilharam com admiração, e um sorriso encantador surgiu em seus lábios; para ela, parecia que Arnold era capaz de realizar qualquer coisa.
— É apenas uma hipótese, talvez impossível de concretizar. — Arnold deu de ombros, um tanto desapontado. Se fosse possível construir estufas, as colheitas poderiam crescer até mesmo no inverno, o que traria enorme vantagem estratégica, mas realmente não havia substituto para os materiais necessários.
— Não importa, acho a ideia bastante original. De qualquer forma, este ramalhete será para a pequena menina que salvamos; ela passa o tempo todo trancada no quarto sem querer sair, e talvez estas flores a façam sentir-se melhor. — Sabendo que Arnold e o barão Wendel tinham assuntos importantes a tratar por saírem tão tarde do castelo, a princesa despediu-se deles.
Naquele exato momento, na janela da torre superior, o conde de Lusácia observava a cena abaixo com um olhar invejoso. Ele já sabia que Arnold e a princesa Josy haviam saído do castelo sem autorização, o que o deixara furioso. Contudo, como seus planos entravam em uma fase crucial, teve de conter a raiva e instigar o cavaleiro campeão André a pressionar Arnold por tropas durante a reunião da corte.
— Levará pelo menos três meses para os boêmios concluírem os ataques aos meus domínios. Nesse ínterim, vocês devem monitorar de perto os passos de Arnold e não permitir que esse espertalhão faça nenhuma gracinha. — ordenou o conde de Lusácia aos cavaleiros de sua casa presentes no aposento.
— Senhor conde, ninguém é capaz de resistir à cavalaria boêmia, nem mesmo Arnold. — disse o frade Robert com empáfia. Sem o apoio dos soldados dos vassalos, os soldados dos domínios diretos do duque de Meißen jamais poderiam enfrentá-los.
— Não seja imprudente, meu amigo. Ouvi dizer que o conde Eberhard pediu a Arnold para enviar uma tropa de mercenários de suas próprias terras, os mesmos que conquistaram o condado de Mecklenburg. — As informações do conde de Lusácia eram excepcionalmente precisas. Não fazia muito tempo desde que o conde Eberhard solicitara a tropa germânica a Arnold, e eles já haviam obtido a confirmação exata, o que deixava o conde de Lusácia profundamente inquieto, como se estivesse sentado sobre espinhos.
— Existe tal coisa? Isso é péssimo. Se uma tropa leal a Arnold se acampar fora do castelo, será um perigo para nós. — disse o frade Robert com apreensão.
— Mas isso é para defender contra o exército boêmio; não temos motivo para impedi-los de acampar fora do castelo. — O conde de Lusácia certamente não queria uma força armada atrapalhando seus planos, mas como os mercenários eram contratados para repelir a invasão boêmia, e o comando deles não estava sob seu controle, ele simplesmente não tinha o que fazer.
— Sendo assim, tenho uma boa ideia. Vejam bem... — O frade Robert revirou os olhos algumas vezes, e a mancha vermelha em seu rosto tornou-se ainda mais vívida. Ele se aproximou do ouvido do conde de Lusácia e sussurrou por um longo tempo.
— Oh, excelente plano! Sendo assim, Eberhard certamente não permitirá que os mercenários acampem perto do castelo. — Ao ouvir a estratagema do frade Robert, o conde de Lusácia irrompeu em gargalhadas. Aquele ardil colocaria Arnold em uma situação sem saída.