Discurso ao Estilo do Führer

Viagem ao Medievo Duas taças de açúcar branco 3438 palavras 2026-03-27 03:44:49

Quando o barão Wendell entrou na sala de estar, o velho Benjamin o reconheceu imediatamente como o marechal do Ducado de Meissen. Ele havia vislumbrado o barão brevemente entre as colunas do corredor ao prestar homenagens ao barão Walck. Naquela época, o barão Wendell conversava com outros cortesãos sobre os assuntos de defesa contra os boêmios, embora o barão Walck tivesse dito ao velho Benjamin que uma estrela cadente brilhando era apenas um rastro passageiro no céu, parecendo repleta de hostilidade para com a ascensão da nova família Wendell.

— Respeitável senhor barão Wendell, por favor, perdoe nossa visita intempestiva. — O velho Benjamin arrependia-se profundamente de não ter vestido sua túnica aristocrática verde-escura, apresentando-se de forma tão simplória com suas roupas casuais diárias para uma audiência com o senhor marechal. Contudo, o barão Wendell não se importava com isso; ele já ouvira de Arnold sobre a situação de Steve e demonstrava grande interesse pelas técnicas de criação de cavalos da família Bogue, razão pela qual ordenou que o barão Wendell tratasse bem os membros da família Bogue.

— Ora, sua visita me honra profundamente, não há necessidade de formalidades aqui. — O barão Wendell assentiu levemente, com um sorriso gentil no rosto. Os servos da casa imediatamente trouxeram taças de vinho e encheram-nas com jarros de vinho tinto, fazendo crescer água na boca do velho Benjamin, que vivia de maneira parcimoniosa para manter a vida na cidade.

— Agradeço-lhe, senhor barão. — O velho Benjamin e Steve apressaram-se em agradecer novamente ao barão Wendell.

— O dinheiro que meu filho Arnold devia, mandarei buscar. — Enquanto o velho Benjamin e Steve se sentavam, o barão Wendell ordenou que um servo trouxesse cem marcos de prata. Naquele momento, como poderia o velho Benjamin aceitar tal dinheiro? O barão Walck era apenas um cortesão comum na corte, mas o barão Wendell diante dele era o próprio senhor marechal; o velho Benjamin sabia perfeitamente pesar a importância de cada um.

— Respeitável senhor barão, o senhor certamente entendeu mal. Na verdade, viemos devolver a espada do conde senhor Arnold. Ser capaz de abrigar uma espada tão preciosa na família Bogue por uma noite é honra suficiente para fazer a glória de nossa família. — O velho Benjamin chutou secretamente seu filho Steve, que, compreendendo prontamente, ergueu com ambas as mãos a espada — que pouco antes havia sido julgada inútil — e a apresentou diante do barão Wendell.

Parecia que a sorte da família Bogue havia mudado. Após alguma insistência cortês, o barão Wendell aceitou o dinheiro e convidou o velho Benjamin e Steve para almoçarem juntos. Poder almoçar com o barão Wendell, que ocupava o núcleo político do ducado, deixou o velho Benjamin maravilhado e perplexo. Comparado com a arrogância do barão Walck, os membros da família Wendell eram muito mais acessíveis, o que encheu o velho Benjamin de profundas reflexões.

— Clang, clang, clang... — De repente, o som de um sino de alarme ecoou do exterior. O barão Wendell, que conversava animadamente, levantou-se de imediato com um sobressalto, e até mesmo o pai e o filho do velho Benjamin ouviram o sino vindo da igreja da cidade.

— Vão ver o que aconteceu! — disse o barão Wendell ao seu criado pessoal, que correu imediatamente para fora da residência, enquanto as pessoas na cidade perguntavam umas às outras com nervosismo. Contudo, não precisaram especular por muito tempo: um mensageiro a cavalo, coberto de poeira e exausto, galopou para dentro da cidade e dirigiu-se diretamente à igreja local. Ele correu rapidamente para a torre do sino, agarrou a corda com ambas as mãos e, com um puxão vigoroso, fez o sino ressoar pelos céus, alertando os habitantes enquanto o badalava.

— Os boêmios nos atacaram! Fomos atacados pelos boêmios! Cidades e vilarejos estão em chamas, e os cascos de ferro dos boêmios avançam contra nós!

O sino da igreja e a comoção na cidade foram percebidos pelas pessoas no castelo, que se posicionaram junto às ameias e espiaram pelas janelas das torres, despachando servos e criados para indagar o que estava acontecendo. As defesas da portaria do castelo foram reforçadas, prontas para baixar a grade de ferro ao menor sinal de anormalidade. Logo a notícia confirmou que os boêmios aproveitavam-se da neve e do vento para atacar as terras do Ducado de Meissen.

— Como é possível? Os boêmios nos atacam desafiando o vento e a neve. Será que não temem os problemas de suprimento e logística?

— Quantos eles são? Estamos preparados?

Uma onda de questionamentos chegou aos ouvidos do conde regente Albrecht. Ao ouvir a notícia, ele ficou tão chocado quanto todos os outros; previa-se que os boêmios só iniciariam um ataque após o degelo da neve. Essa novidade repentina pegou o jovem regente desprevenido. Ele abandonou imediatamente todos os documentos e assuntos em mãos, convocou os cortesãos e chamou o camareiro Arnold para debater uma estratégia de resposta.

— Respeitável conde regente Albrecht. — Ao saber da notícia, Arnold sentiu como se tivesse sido traído. Se a negligência de outros no Ducado de Meissen ainda podia ser compreendida, ele próprio — um homem do Império Celestial que conhecia bem o ditado de que na guerra não há estratagemas excessivos — também caíra na armadilha. Enquanto sentia remorso e autoculpa em seu íntimo, jurou secretamente que nunca mais permitiria que tal coisa acontecesse uma segunda vez; agora, restava apenas revigorar o espírito para enfrentar a investida boêmia.

— Senhor camareiro, os boêmios já iniciaram seu ataque contra nós. Seu plano de construir fortalezas provavelmente não poderá ser executado; então, como devemos lidar com eles? — O conde regente Albrecht, extremamente ansioso, deixou de lado as saudações habituais e foi direto ao ponto com Arnold.

— De fato, encontramo-nos em uma posição extremamente passiva. Os boêmios baseiam-se principalmente em cavalaria e sua mobilidade é muito superior à nossa; eles podem saquear incessantemente nossas aldeias e vilas, sustentando a guerra com a própria guerra, enquanto para nós não será tarefa fácil encontrar o momento certo para uma batalha decisiva. — Arnold compreendia perfeitamente as características dessas tribos de natureza nômade: se não fosse possível encontrar a oportunidade e o local adequados para uma batalha decisiva, nenhuma quantidade de soldados reunidos traria a vitória.

— Acaso devemos nos encolher no castelo como ratos covardes, sem fazer nada enquanto assistimos à pilhagem e exploração de nossos domínios? Quero defender as terras onde meus antepassados viveram por gerações, mesmo que isso signifique salpicar o chão com meu próprio sangue! — Nesse momento, um dos cortesãos manifestou sua oposição. Arnold virou-se e viu um cavaleiro de cabelos castanhos longos e pontas encaracoladas, barba espessa e físico robusto aproximar-se, repreendendo Arnold em voz alta.

— Quem é este? — Arnold, que nunca havia visto aquele cavaleiro, indagou.

— Este é o filho do barão Walck, o cavaleiro conhecido como o campeão dos torneios, Sir Andrew. — Apresentou o conde Albrecht a Arnold.

— À vossa disposição, senhor conde regente Albrecht. — O cavaleiro campeão Andrew fez uma vénia ao conde regente, com os olhos repletos de orgulho. No instante em que ergueu a cabeça, Arnold pareceu sentir a hostilidade do oponente, embora não compreendesse em que momento pudera ter ofendido tal cavaleiro campeão.

— Sir Andrew, o senhor tem alguma boa ideia para lidar com os boêmios? — No fundo de sua alma, o conde Albrecht tampouco desejava encolher-se no castelo para sofrer agressões passivas; quem gostaria de ver suas terras reduzidas a cinzas pelos detestáveis boêmios a partir de dentro das muralhas, sendo rotulado no futuro de covarde e incompetente? Os questionamentos dos nobres e vassalos lhe fariam perder completamente a face.

— Respeitável senhor conde regente Albrecht, eu nada entendo de estratégias ou de momentos oportunos. Quando enfrento um inimigo formoso na arena de torneios, em minha mente há apenas um pensamento: lutar com bravura e destemor, derrotando o inimigo com a espada, a lança ou até mesmo com os punhos, derrubando-o no chão para que jamais volte a erguer a cabeça. — O cavaleiro campeão Sir Andrew ergueu o queixo, olhando primeiro para o conde regente sentado no trono ao lado do assento principal e, enquanto discursava com palavras exaltadas, deu as costas ao conde para encarar os demais cortesãos presentes no salão. Inegavelmente, sua oratória apaixonada contagiou muitos dos cortesãos.

— Exato, muito bem dito, Sir Andrew, nós o apoiamos! — Muitos entre os cortesãos ergueram os punhos bem alto, emitindo gritos do fundo de seus corações. Evitar a batalha não era o feitio dos nobres medievais; a atmosfera cultural daquela época aplaudia a bravura intrépida, e por vezes imprudente, de guerreiros como Sir Andrew.

— Sir Andrew, peço licença para interrompê-lo. Quando as tropas em nossas mãos somam menos da metade das do inimigo e a cavalaria deles supera largamente a nossa, acaso devemos também partir para um ataque frontal? — retrucou Arnold ao cavaleiro de discurso inflamado.

— E daí? Ainda temos pelo menos metade das tropas, e isso é mais do que suficiente! Atacar, atacar, sempre atacar! — Sir Andrew cerrou os punhos, erguendo-os bem alto e bradando com força. Sua voz ecoou sob o teto abobadado do salão, fazendo com que imediatamente os cortesãos batessem os pés em sinal de aprovação.

— Arnold. — Nesse momento, o conde Albrecht fez um gesto com a mão para chamar Arnold. Este subiu os degraus e inclinou-se para ouvir as palavras do conde regente.

— A situação não cheira bem. Se insistirmos no plano original sob tais circunstâncias, temo que nem os cortesãos nem os nobres concordarão.

— É deveras estranho. Sir Andrew não é um cortesão, contudo foi autorizado a entrar; receio que haja alguém tentando nos forçar à batalha. — Arnold virou-se para observar os cortesãos de ânimos exaltados, franzindo a testa. Parecia haver uma mão invisível a impulsionar os acontecimentos nos bastidores e, sem dúvida alguma, ele podia apostar que se tratava do conde de Lusácia, que sequer estava presente.

— Clang, clang... Silêncio. — O conde Albrecht apanhou o bastão que simbolizava a autoridade e bateu-o firmemente contra o piso. Só então os cortesãos exaltados se acalmaram. Vendo que todos haviam recuperado a serenidade, o conde Albrecht prosseguiu: — O senhor camareiro Arnold tem algo a dizer.

— Respeitáveis e leais cortesãos, compreendo o vosso anseio premente de expulsar os invasores. Eu, conde de Mecklemburgo e camareiro do Ducado de Meissen, liderarei pessoalmente uma tropa para marchar contra os detestáveis boêmios. Para defender as terras do nosso respeitável conde de Meissen, para salvaguardar os interesses e os domínios de vós, nobres vassalos, não pouparei esforços nem recuarei diante de um banho de sangue em pleno campo de batalha. Portanto, fiéis cortesãos do conde e meus amigos, esta luta jamais poderá ser vencida por mim sozinho; preciso da vossa força, emprestai-me as vossas espadas! Sob a glória de Deus e da Virgem, a vitória há de pertencer a nós! Pelo Ducado de Meissen, nossa grandiosa mãe... — Postado no alto dos degraus, com eloqüência torrencial, Arnold gesticulava com as mãos ora cerradas sobre o peito, ora abertas com os dedos estendidos como se apontasse para os invasores, ora voltando a cerrar os punhos diante de si com expressão solene e vibrante. Compelido pelas circunstâncias, Arnold plagiou descaradamente o discurso do Führer, e o efeito foi evidente: os cortesãos, jamais havendo testemunhado tal forma de oratória, ficaram estupefatos e completamente rendidos. irromperam em novas ovações, embora desta vez em honra a Arnold.